Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal, gostaria da ajuda de vocês. tenho uma RX 480, da XFX, modelo RS, de 4 gb de VRAM, junto a um core i5-7400(cooler padrão da intel), uma placa-mãe asus b150m-c, uma fonte smart series 500w da thermaltake, e um gabinete Thermalke V100. desde que adquiri, tenho sofrido bastante com problemas de superaquecimento. pensei em vários fatores: temperatura ambiente, fluxo de ar do gabinete(até pouco tempo atrás, era um gabinete convencional), pasta térmica e o implemento de thermal pads. consegui intervir em 2 desses fatores. coloquei thermal pads e troquei a pasta térmica. em relação ao gabinete, comprei um conjunto de 3 fans da deepcool no mercado livre, mas ainda não chegaram(e não tenho muita esperança que possam fazer tanta diferença assim). depois de tudo isso, percebi a melhora na temperatura. quando jogava rust, em 1080p, gráficos, no geral, no alto, a temperatura chegava aos 90C(eu não diria que tão rapidamente, por causa  da curva de fan personalizada). agora, ficaram melhores. diante de tudo, o que venho lhes pedir ajuda é: embora haja uma melhora, eu tenho uma preocupacao diante da estetica e do barulho(fans da gpu girando muito rápido e produzindo barulho). entao, pensei em recorrer a solucao alternativas, e um pouco mais onerosas, como, digamos, trocar o cooler da placa, ou ate mesmo  comprar um adaptador como o kraken G12 e botar um watercooler. gostaria de saber, nesse caso, qual a solucao mais conveniente para melhorar a refrigeracao da gpu.

OBS: sao 8 gb de ram single channel, 2133mhz

OBS2: fiz undervolting. estagios 6 e 7 em 1004 e 1034mV, respectivamente.

• Membro VIP
Postado

O V100 não tem boa refrigeração frontal. Mesmo com fans dianteiros não vai melhorar muito aí não.

E toda linha RX é esquentadinha, 80~85ºC é normal sem mexer na curva do fan.

Não me coloque fan na lateral do gabinete, irá criar um vórtice de ar na região como intake, e vai disputar o ar captado pela placa de vídeo como outtake. Colocar fan em cima não vai resolver nada. Coloque todos na frente.

• 2 semanas depois...
Postado

atualização: troquei a pasta térmica da placa, que já tinha um thermal pad. percebi uma melhora curiosa, ao meu ver, porque a outra não estava tão ressecada. já usava, há um tempo, um climatizador, sem a função "umidificar", jogar ar para o PC, como um todo. uma das "partes" direcionava para uma area abaixo da placa de video, que joga ar na direção do PSU cover(creio que seja esse o nome). enfim, ficava ótimo, e ainda mais quando o ambiente estava climatizado. e aí, hoje chegaram as fans(3 da aerocool). segui, inicialmente, a ideia de botar todos os fans na parte frontal. os cabos não estavam bem organizados. quando testei, não sentia uma melhora evidente. mas, podem eer vários os motivos: hoje, na minha cidade estava muito quente. a temperatura ambiente era alta(eu diria que uns 30 e poucos graus). destarte, não obstante a contra indicação, resolvi botar 2 fans exaustores no topo + 1 traseiro, que ja vem por padrão no V100. baseado na expectativa de que os resultados não serão surpreendentes, o que devo fazer, em seguida? ou certamente não há mais o que fazer?

OBS: acabei me esquecendo de mencionar que consegui organizar os cabos de uma forma decente.

adicionado 5 minutos depois
Citação

atualização: troquei a pasta térmica da placa, que já tinha um thermal pad. percebi uma melhora curiosa, ao meu ver, porque a outra não estava tão ressecada. já usava, há um tempo, um climatizador, sem a função "umidificar", jogar ar para o PC, como um todo. uma das "partes" direcionava para uma area abaixo da placa de video, que joga ar na direção do PSU cover(creio que seja esse o nome). enfim, ficava ótimo, e ainda mais quando o ambiente estava climatizado. e aí, hoje chegaram as fans(3 da aerocool). segui, inicialmente, a ideia de botar todos os fans na parte frontal. os cabos não estavam bem organizados. quando testei, não sentia uma melhora evidente. mas, podem eer vários os motivos: hoje, na minha cidade estava muito quente. a temperatura ambiente era alta(eu diria que uns 30 e poucos graus). destarte, não obstante a contra indicação, resolvi botar 2 fans exaustores no topo + 1 traseiro, que ja vem por padrão no V100. baseado na expectativa de que os resultados não serão surpreendentes, o que devo fazer, em seguida? ou certamente não há mais o que fazer?

OBS: acabei me esquecendo de mencionar que consegui organizar os cabos de uma forma decente.

observação2: acredito que seja possivel perceber, mas queria dizer que sou dono da conta que iniciou o tópico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...