Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos fechando após tempo de jogatina


Posts recomendados

Opa pessoal, beleza?

 

Tô com um problema no meu PC novo, montei ele totalmente do zero e ele tá apresentando um probleminha bem chato. Não acontece com todo jogo, mas eu acredito que seja com jogos que exigem um pouco mais de hardware da GPU. Eu jogo o jogo normalmente por aproximadamente uma hora ou mais e depois simplesmente o jogo fecha do nada sem apresentar erro nenhum. Ele dá uma travadinha e depois ele simplesmente fecha. Jogos que eu testei e apresentaram isso: Shadow of the Tomb Raider, Batman Arkham City, Overwatch, Paladins, Assassin's Creed Unity e Assassin's Creed Syndicate.

 

Como não dá nenhuma mensagem de erro, eu fui verificar o log de erros do Windows (msinfo32) para saber se tinha alguma coisa lá e lá normalmente informa que ocorreu erro na nvwgf2umx.dll ou na d3d11.dll. Também dá bastante erro no evento RADAR_PRE_LEAK_64. A princípio achei que fosse problema de software, mas já fiz um monte de coisa e não resolveu, tô começando a achar que é algo de hardware... O que eu já tentei:

 

  • Passar o comando sfc /scannow que encontrou erros e não conseguiu corrigi-los;
  • Passar o comando dism.exe /online /cleanup-image /restorehealth que corrigiu arquivos corrompidos, depois passei o de cima e corrigiu novamente, mas continua apresentando problemas;
  • Formatar o PC;
  • Resetar a BIOS;
  • Alterar as configurações de energia do Windows;
  • Instalar uma versão de driver mais antiga da NVIDIA (tanto uma instalação limpa como normal, e também desmarcando o PhysX, driver de áudio da NVIDA e driver de USBC);
  • Tentei alterar a resolução do PC pra 1920x1080 (meu monitor é 21:9 2560x1080 e achei que poderia ser incompatibilidade por isso);
  • Desinstalar os drivers e passar o modo de registro do CCleaner;
  • Testei temperatura e aparentemente tudo ok também.

 

Nada disso resolveu, no máximo ele para de apresentar problemas por um certo tempo (tipo duas horas) e do nada volta a apresentar problemas novamente. Depois que apresenta problemas a primeira vez, as próximas apresentam problemas bem mais rápido, em torno de 10 a 20 minutos. Segue abaixo como está o setup:

 

  • CPU Ryzen 5 3600X
  • GPU Galax RTX 2070 Super 1 Click OC
  • RAM 2x8GB HyperX Fury 2666 MHz
  • WC PCYes Sangue Frio 240mm
  • MB Gigabyte X570 Gaming X
  • PSU EVGA B3 750W 80 Plus Bronze
  • Monitor LG Ultra Wide 25" 2560x1080

 

Não sei se é algo de energia também, mas acho que não é, não tenho certeza. Se alguém puder dar uma luz eu agradeço muito! Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ccleaner mais atrapalha do que ajuda (acredite, a menos que você tenha um windows instalado a 20 anos, não vai ajudar em nada). 

Quais são as temperaturas do seu sistema? Isso incluindo CPU, chipset, GPU, HDD/SSD, etc.


Já tive esse tipo de problema muitas vezes com alguns títulos que vinham sem as pastas "redist". Estas pastas contém alguns programas dos quais esses jogos são dependentes, e sem eles instalados e atualizados você vai observar todo tipo de comportamento estranho. Os programas que você precisa manter instalados e atualizados mais comumente são: DirectX, C++ (cada jogo precisa de uma, seja 2012, 2013, 2015, etc., então recomendo que instale todas), e NetFramework (isso é nativo do windows, e o windows update costuma atualizar).

Outra coisa importante a se observar é se os drivers estão todos atualizados, se há algum overclock na máquina e se as temperaturas estão boas. Você pode monitorar o comportamento da máquina usando o MSI afterburner para ver se, no momento do crash, há alguma anomalia visível no sistema. 

Eu, em seu lugar, tentaria fazer uma formatação limpa, instalaria todos os drivers, instalaria as atualizações do windows e faria os testes antes de instalar qualquer outro programa. 

Acabei de lembrar de uma coisa: Tive um problema similar no mês passado com um computador de uma cliente. O HDD dela apresentava erros de SMART no HDTune, e após a substituição dele o problema cessou.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Primeiramente muito obrigado pela ajuda!

 

Sobre o CCleaner eu também nunca botei fé nele, apenas utilizei porque vi um cara com uma situação parecida em um fórum gringo e fui tentar. Why not?

 

As temperaturas e o SSD aparentemente estão ok, segue anexo do HWMonitor e do HDTune.

 

Tentei instalar aqui o .NET 4.7.2 e o Windows informou que a versão mais recente já está instalada, a única alteração que fiz foi ir em adicionar e remover recursos e adicionar mais propriedades do .NET mais antigo. Sobre o redist, o 2008, 2010, 2012, 2013 e 2017 estão instalados e o DirectX também está ok. 

 

Os drivers estão atualizados e eu não fiz nenhum overclock, tô usando tudo como veio de fábrica. Já utilizei o Afterburner e parece que não tem nenhum problema também... 

 

Já formatei o PC e fiz exatamente como você falou, apenas com os drivers e todo atualizado e mesmo assim o Assassin's Creed Unity continuou fechando do nada... (Por sinal já até zerei ele. O jogo fechou tanto que eu conseguia completar a missão antes de fechar novamente, poderia até tentar fazer speedrun).

 

Tem mais alguma ideia? 😥

hdtune.PNG

hwmonitor.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arushidesu Suas temperaturas estão normais. Seu sistema recém instalado está redondo. 

Sabe, eu recentemente tive um problema com meu "novo" setup. O que ocorria era que durante os jogos minha placa de vídeo e memórias agiam de forma muito estranha (quedas de consumo súbitas, quedas de tráfego de dados e whatnot...). Este computador que montei recentemente usa um processador antigo, um i7 3770, nada menos, e não deveria nunca ter instabilidades. Ainda sim, a instabilidade era regular e se apresentava em todos os jogos. Jogando Nioh, tive quedas de framerate regulares até o dia que ele simplesmente parou de funcionar em Dual Channel. Até hoje as memórias se recusam a operar em Dual, mesmo depois de update de BIOS e atualizações diversas. 

 

Mais de mês depois do ocorrido eu descobri, através de soluções de forums internacionais, que configurar manualmente as frequências das memórias na BIOS poderia solucionar o problema, mas ainda não testei. Recomendo que teste ambas as opções: tirar as memórias do dual channel e também configurar as tensões manualmente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você conferir as tensões compatíveis no cpu-z e se ater a elas, dificilmente vai dar problema. Se der problema geralmente você só terá que resetar a BIOS novamente, mas vai de você.

 

Estava com problema ontem no jogo dead cells, e tentei de tudo também. Por fim rodei a atualização do C++ 2015 a 2019, removi o geforce experience e fechei todos os programas que estavam rodando em segundo plano. Não deu mais problema, ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!