Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera! Seguinte, atualmente minha configuração é essa: 

placa-mãe: Asus Rog Strix Z370-G 

Processador: I5 8600k

Memórias: 2x8 DDR4 G.Skill Trident Z 2400mhz 

Fonte: Corsair CX550

SSD: Adata 480gb

Water Cooler Pcyes Sangue Frio 120

Gabinete NZXT Phantom 210 com 6 fans

Recentemente eu tentei fazer overclock para 5ghz no processador, segui um tutorial no youtube próprio para o meu i5, porém depois que aplico todas as configs, o sistema nem inicia e eu tenho que voltar a configuração original. A minha dúvida é se não consigo fazer o overclock por conta da placa-mãe, baixa capacidade da fonte ou o water cooler que é fraco. 

Comprei ontem 3 novos componentes para o pc: 

Gabinete Gamemax H605-TA (minha placa-mãe é micro atx e fica muito feia no Phantom que é gigante) 

Fonte Riotoro Enigma G2 850w Full Modular (pesquisei na net e dizem que ela é a remarcação de uma fonte famosa da seasonic) 

Water Cooler Cooler Master ML240R

Com essas novas peças que vou instalar no pc, será que consigo fazer o overclock para 5ghz sem problemas, ou vou precisar trocar mesmo a placa-mãe, que é o único item que não pretendo trocar?

Um outro detalhe, minhas memórias estão em overclock para 3000mhz

Postado
1 hora atrás, Lordkruell disse:

Recentemente eu tentei fazer overclock para 5ghz no processador, segui um tutorial no youtube próprio para o meu i5, porém depois que aplico todas as configs, o sistema nem inicia e eu tenho que voltar a configuração original. A minha dúvida é se não consigo fazer o overclock por conta da placa-mãe, baixa capacidade da fonte ou o water cooler que é fraco. 

OC não é receita de bolo.. Não é porque alguém conseguiu fazer de uma forma, que você vai conseguir fazer igual.. Aposto que o vídeo que viu, não foi feito por acaso.. O cara testou diversas configurações e fez ajustes, antes de fazer um vídeo..

Testou um OC mais básico e foi subindo? Olhou Vcore em stock, pra ter uma ideia base e ver quando precisaria subir mais? Se você simplesmente copiou o que o cara do vídeo fez, viu que não deu certo e botou a mão no bolso, tem boas chances de ter jogado grana fora..

Postado

@RS Faria Na verdade eu só comprei as peças novas porque to trocando algumas coisas do setup mesmo. Antes de fazer o OC manual, eu fiz um overclock automático pelo Intel Extreme Tuning, por lá eu consegui 4.6 ghz, porém quando subi para 4.7 e fiz o benchmark no aida64 o pc apresentou problemas. A questão mesmo é saber se a config com os updates de peças tem chance de bater 5ghz, não conheço muito de placa-mãe e quando comprei essa ano passado, li muitas reviews justamente falando sobre os vrm dela, que são bons para OC. 

A ideia do overclock é que eu tenho um monitor 4k, mês que vem vou colocar uma RTX 2080 Super na config e quero rodar os jogos atuais em 4k 60fps. E vejo que muitos jogos exigem mais do processador e isso reflete no fps.

Postado

Você precisa ver, como seu PC se comporta em stock, sem nenhuma mexida no processador.. Ver o Vcore que a placa-mãe coloca nele e ver temperatura nessa situação, em algum teste de stress.. Com essa base sendo conhecida, aí sim, você aumenta a frequência e testa a estabilidade.. Uma hora, aumentar a frequência, não será o bastante e vai precisar aumentar o Vcore.. E vai ficar nesse ciclo, até você atingir um teto: ou térmico, caso o WC que usa aí, seja insuficiente ou de tensão de CPU, que é na casa de 1.35V..

Tem outra coisa

1 hora atrás, Lordkruell disse:

A questão mesmo é saber se a config com os updates de peças tem chance de bater 5ghz, não conheço muito de placa-mãe e quando comprei essa ano passado, li muitas reviews justamente falando sobre os vrm dela, que são bons para OC.

Tá esquecendo do componente principal em OC: o processador, em si.. O seu 8600K NÃO e igual ao 8600K do cara do vídeo.. Aliás, isso vale pra todo componente eletrônico: NÃO existe dois componentes iguais..

Primeiro, precisa entender como seu Core i5 se comporta.. Tem CPUs que, sobem bem em OC, requerendo pouca tensão de Vcore.. Tem outros que são o contrário, com Vcore alto, não sobem de frequência direito.. Determine se essa CPU, realmente presta pra OC primeiro, testando como dito..

Postado

@RS Faria Então, basicamente eu só apliquei essas configurações da foto, no overclock automatico básico do intel extreme tuning. A ideia era só mostrar a questão da temperatura e do vcore no cpuz e core temp pra mandar aqui.

Overclock auto.jpg

adicionado 0 minutos depois

@RS Faria Eu pretendo começar a ir testando aos poucos no overclock manual quando a nova fonte chegar, pra ter mais essa segurança. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...