Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou aqui com um negocio que se alimenta com 24v 3A, olhando aqui em algumas caixas encontrei uma fonte de impressora 

com 32v e 2A, então a fim de aproveitar essa fonte pensei em diminuir essa tensão e aumentar a corrente, então o que me dizem do 

regulador LM338 sucesso? ou só perda de tempo, gostaria de saber a opinião de alguém com mais experiencias do tipo.  

Postado
3 horas atrás, Tamagotchi disse:

estou aqui com um negocio que se alimenta com 24v 3A, olhando aqui em algumas caixas encontrei uma fonte de impressora 

com 32v e 2A

Impossível! 

A primeira coisa que que se tem que olhar é a potência total. 

Fonte: 32 x 2 = 64W

Carga: 24 x 3 = 72W

A potência da carga deve ser sempre menor que a da fonte, senão nada feito. 

3 horas atrás, Tamagotchi disse:

então o que me dizem do 

regulador LM338 sucesso?

Esse não trabalha como um regulador do tipo step down, pois consome parte da energia para entregar a tensão que você precisa. Ex.:

Entra 32V e 2A (64W)

Sai 24V e 2A (48W)

Então acabou se perdendo 16W que se transformou em calor na carcaça do regulador. A eficiência foi de 75% (e na prática pode ser até menos já que as vezes a corrente também cai). Q

Num regulador do tipo step down, supondo que se tem 95% as coisas são diferentes:

Entra 32V e 2A (64W)

Sai 24V e 2,5A (60W) 

Nesse caso o regulador consumiu apenas 4W.

Claro que as contas aqui são apenas exemplos, na prática dependendo dos componentes usados os valores podem ser outros. 

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Impossível! 

..teoricamente. Se visão prática servir...

Ao reduzir chaveadamente de 32 pra 24 você ganha um pouco mais de corrente e levando-se em conta que os 3A dos 24V não vão ser exigidos de forma constante - só intermitente - , há uma boa chance de sucesso. Confirme na prática se achar que deve e compartilhe se também...

Em 27/09/2019 às 07:33, Isadora Ferraz disse:

Uma alternativa minimamente curiosa e minimalista é você abrir uma fonte e localizar um p.ex. LM431 ou TL431 pode ser smd ou pth. Ele controla os 32V através de 2 resistores. Alterando um (01) deles teoricamente você consegue ajustar pra...24V

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Confirme na prática se achar que deve e compartilhe se também...

Sim com certeza irei fazer isso, talvez ajude outros que também tenham essas fontes de impressora em casa e queira reutiliza-la em alguma outra coisa.

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

você abrir uma fonte e localizar um p.ex. LM431 ou TL431

Também irei verificar isso, em breve postarei os resultados, e obrigado pela atenção, e disponibilizar dos seus conhecimentos🤝

Postado
Em 01/10/2019 às 08:02, Isadora Ferraz disse:

Ao reduzir chaveadamente de 32 pra 24 você ganha um pouco mais de corrente e levando-se em conta que os 3A dos 24V não vão ser exigidos de forma constante - só intermitente - , há uma boa chance de sucesso. Confirme na prática se achar que deve e compartilhe se também...

MISSION FAILED! 

Não existe LM431 TL431 ou 7812 e diodos em serie parece chegar um ponto em que quanto mais diodo você coloca, menos efeito acorre, em grandes voltagens vários diodos não parece fazer muito efeito! como o amigo citou acima, parece impossível, em buscas sobre "step down" pelo google me mostraram isso https://youtu.be/UeGgyT0ADzo?t=54  e também isso https://pt.aliexpress.com/item/33039535773.html?src=google&albslr=225519109&src=google&albch=shopping&acnt=494-037-6276&isdl=y&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Google_7_shopping&aff_platform=google&aff_short_key=UneMJZVf&&albagn=888888&albcp=1626568036&albag=65942329430&trgt=800756788306&crea=pt33039535773&netw=u&device=c&gclid=CjwKCAjwxOvsBRAjEiwAuY7L8k6JiB087rF58WpwWxPm269crkJGlpfPRCPJ4pQA0aJB8aZrAHoNSxoC_mEQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds em ambos os casos me parece servir, mas não testei isso! mas alguém com algum esquema?

• Membro VIP
Postado

Perdão assumo o erro. Devido à minha tradicional explicação criptografada, penso que não engendrei direito azidéia complexa na tua cabecinha. É que pra mim que já tenho tudo maquinado é simples mas reconheço que pra quem não sou eu, nem tanto kk.

E sim o item...

300W-20A-DC-DC-Buck-Converter-Step-Down-

pode te atender mas 300W pode ser exagero. Um destes supostamente de 3A pode lhe atender...

4MD12-1-1.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!