Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho um HD externo recém comprado. Hoje transferi 8 vídeos em 4k que passavam de 6 GB no total e apenas conectado ele não faz barulho, porém se tento acessar algum arquivo grande me parece nítido um barulho de agulha trabalhando, rangendo, mas não é contínuo, faz por meio segundo e pára, isso não acontece em pequenos arquivos e não tinha acontecido nos dias anteriores. Uma varredura de erros do Windows não encontrou problemas, mas me preocupa esse rangido ao acessar. Existe algum software que identifique se há problemas com a agulha?

Postado

Esqueça a varredura de erros do windows, ela é muito ineficaz. Baixe o HD tune, versão grátis, e verifique a aba "Health", selecionando o HDD externo no topo da janela à esquerda. Lá tem os dados da saúde do HD captados através da função S.M.A.R.T da placa-mãe. Se você encontrar qualquer valor em vermelho ou em amarelo, dê print e solicite a troca de seu HD.

Se não houver qualquer informação em amarelo ou vermelho, então o ruído de seu HDD é perfeitamente normal. Alguns HDDs são mais ruidosos do que outros, especialmente esses externos que tem padrão de controle de qualidade mais baixo. 

• Obrigado 1
Postado

O Windows quando grava em um disco um arquivo este é gravado em vários pedaços, e com isto a agulha tem que ir de um ponto a outro continuamente. Use um bom desfragmentador como o Defraggler.

Postado

23 horas atrás, f_neto disse:

O Windows quando grava em um disco um arquivo este é gravado em vários pedaços, e com isto a agulha tem que ir de um ponto a outro continuamente. Use um bom desfragmentador como o Defraggler.

Nunca ouvi falar que desfragmentação reduz ruído, especialmente porque ruído geralmente é causado por defeito nos motores e partes mecânicas dos HDDs. Se o HDD estiver com algum defeito, desfragmentar só vai agravar esse defeito.
O que recomendei ao OP foi no intuito de descartar os defeitos mais comuns, quais o SMART detecta. Fora isso não há muito a ser feito, especialmente por não se tratar de um disco de uso comum, mas sim para tráfego de dados e arquivamento.

Postado
13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nunca ouvi falar que desfragmentação reduz ruído

A desfragmentação reduz o trabalho da agulha e se o ruido é desse trabalho excessivo é claro que vai reduzir o ruído....

Postado

@f_neto Mas o OP falou que o ruído é apenas ocasional. Se não tiver defeito físico, talvez seja apenas um setor que esteja com defeito. Desfragmentação em geral eu sempre recomendo evitar, a menos que o HD esteja muito fragmentado na partição de sistema, pois o desgaste que ocorre durante a fragmentação é muito grande para compensar... Especialmente com windows 7 em diante que organiza os arquivos de forma mais inteligente do que na época do XP e anteriores.

Postado

Desgaste ao juntar as partes de um mesmo arquivo? Ou colocar arquivos mais acessados no início do disco? 

Até ao colocar muitos arquivos grandes em um pendrive é recomendado desfragmentar entre uma cópia e outra.

Já deixei minha opinião e vamos ficar por aqui, cada um com sua opinião e bola pra frente ....

• Curtir 1
Postado

@f_neto Desgaste em um enorme volume de leituras e escritas, querido. Não há ganho real de desempenho nessa prática, isso é sabido, efetivamente, há muitos anos. O desgaste do procedimento é real, pois esforça todo o conjunto mecânico do HD para fazer a mudança de localização de dados. Se não compreende o volume desse esforço, recomendo que observe o funcionamento básico de HDs, bem como a função de desfragmentação. 

Compreendo que seja difícil deixar para trás procedimentos que estão enraizados na cultura do hardware, mas esse é um dos que eu abandonei há muitos anos, e recomendo que abandone também. Seu conhecimento de hardware claramente não é pequeno. Só espero que não se renda à nostalgia de quando esse procedimento era efetivamente necessário.

Postado

Olá pessoal, eu tentei caprichar na escolha de um HD que se mostrasse durável, o modelo do meu é conforme o link a seguir: https://www.kabum.com.br/produto/99682/hd-externo-adata-anti-queda-a-prova-d-agua-ipx68-durable-hd710-pro-usb-3-1-1tb-2-5-preto-ahd710p-1tu31-cbk/?tag=adata Mas o sistema indica ele como sendo Toshiba, deve usar tecnologia da Toshiba!?

Ele não tem feito os rangidos assim como os vários dias que antecederam minha primeira mensagem, baixei o HD Tune e desfragmentei com o Defraggler, conforme os anexos. O HD Tune indicou tudo ok, após isso fiz a desfragmentação e o PC rodou a noite, mas o software travou sem finalizar, depois de umas 4 horas travado reiniciei, o pc é um Ryzen 2700x, deve ter sido erro no software. Hoje após o trabalho rodei e ai ele finalizou rapidinho, mas ao que tudo indica esta tranquilo.

Muito obrigado pelas considerações, tenho certeza que vou aprender muito aqui daqui para frente.

hdtune.jpg

desfrag.jpg

Postado

Olá,

O primeiro software que usei foi o HD Tune. Ele estava informando tudo ok, após isso rodei o defraggler que travou, porém o HD ficou fazendo o barulho durante todo o período que o sistema ficou travado, de cinco em cinco segundos, fiquei pensando depois se ao invés de estar travado o HD não estivesse conseguindo acessar a área de dados e o software forçando o comando, não sei se isso seria possível. Como ficou 4 horas sem finalizar, reiniciei forçado e o windows teve que reparar o HD, após a reparação do Windows ele não fez mais os rangidos, assim como alguns dias atrás. Eu na verdade não sei o que é reparar o HD pelo Windows, o que acontece de fato, mas ele parou. Estou confiando no HD pois pelo HD Tune está ok, mas algo corrigiu.

Postado

@Henrique Chote Domingues da Silva você poderia ter queimado seu HD. Quando se roda programas de desfragmentação o windows pode ficar com a aparência de travado, mas na verdade ele está acessando o disco constantemente. Interromper esse acesso bruscamente pode danificar o disco, o que você presenciou. Esse dano ao disco pode ser sério ou não, mas o maior risco que você corre é a perda de dados, pois se você desliga enquanto a trilha de endereços estiver sendo escrita, todos os arquivos podem ser comprometidos.

Reforço o que já disse, não use desfragmentadores de arquivos. Esse processo é arcaico e tem vários riscos inerentes, fora a garantia de desgaste.

• Coordenador
Postado

@Henrique Chote Domingues da Silva pode desfragmentar seus HDs normalmente. Pra verificar erros no disco, pode usar o comando CHKDSK /R. Sugiro que leia os artigos e assista o vídeo abaixo.

Fragmentação de arquivos: o que é, porquê ela é ruim, e como resolver

Aprenda a usar o CHKDSK e resolva problemas do seu HD

Como usar o chkdsk /r e ler o resultado dele

Postado

Galera,

Voltei aqui para compartilhar algo que achei interessante... sera que pode ser isso que aconteceu comigo?

O site do suporte da Adata diz o seguinte, traduzido pelo Google: ``Os discos rígidos externos USB 3.0 podem exigir mais corrente do que um dispositivo USB 2.0 semelhante. Portanto, é possível que a conexão USB 2.0 não forneça a quantidade necessária de energia. Se isso acontecer, use os dois conectores no cabo Y para conectar a unidade a duas portas USB 2.0, para garantir energia adequada ao dispositivo USB 3.0.``.

E em outro ponto diz o seguinte:

``Não use um hub USB, cabo de extensão ou outros dispositivos USB juntos, pois isso pode causar falta de energia, resultando na impossibilidade de leitura da unidade externa``.

Eu estava usando um extensor de cabo USB para posicionar melhor o HD, porém ao que parece isso pode fazer com que falte energia ao HD, que passa a funcionar de forma intermitente. Isso deve explicar porque os programas de analise de disco indicam o HD em bom estado, apesar do barulho que fazia.

Postado
16 horas atrás, Henrique Chote Domingues da Silva disse:

Eu estava usando um extensor de cabo USB para posicionar melhor o HD, porém ao que parece isso pode fazer com que falte energia ao HD, que passa a funcionar de forma intermitente. Isso deve explicar porque os programas de analise de disco indicam o HD em bom estado, apesar do barulho que fazia.

Cabos extensores não seriam problema, se eles tivessem a certificação para a tensão necessária, o que não é exatamente padrão de mercado. Que bom que você leu as recomendações do fabricante, poucos fazem isso. Espero que seu problema cesse com o o cabo sem extensão, mas lembre-se de que tem cabos mais longos que não necessitam de extensão e conectam diretamente no HD disponíveis no mercado. Se for mesmo uma necessidade conectar o HD a distâncias maiores, recomendo que adquira outro cabo ao invés de usar extensões.

adicionado 1 minuto depois

O que você racionalizou faz sentido. Talvez a tensão não fosse constante o bastante, e causasse anomalias no funcionamento do dispositivo. Só testando para saber.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!