Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OP e espaço reservado pela empresa no SSD


Visitante
Ir à solução Resolvido por bngomes,

Posts recomendados

Boa tarde a todos. Agradeço pelas respostas desde já.
Tenho um SSD Samsung 860 EVO 500 GB, mas a capacidade que é possível utilizar dele é 465.76...
Esses 34,24 GB que a empresa deixa inutilizável já conta como OP? ou eu preciso reservar mais?
Me recomendaram colocar 7% de OP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faço ideia o que seja esse OP, mas esse velor perdido vem de 2 coisas... as empresas costuma a vender usando que usando 1000 como base e e não 1024 como é o correto. E você perde mais alguns Gigas na formatação... mas o valor que você tem depois da formatação é o valor real que existe, não tem esses 34 gb perdidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes Entendi. O excesso de provisionamento (Over Provisioning) melhora a performance e frequentemente aumenta a resistência do SSD, ajudando a unidade a durar mais porque a Controladora do SSD tem mais armazenamento Flash NAND disponível para reduzir o desgaste do NAND Flash durante sua vida útil.

adicionado 16 minutos depois

Reservado os 7% dos 465.76 GB disponíveis - no caso deu 32.60 GB - eu posso usar todo o resto do espaço? é que li que perco desempenho se eu usar todo o espaço do SSD... OP serve como um espaço vazio ou além de OP precisa de mais espaço livre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@CoderOutsider Você não perde performance com ele cheio. Tem um teste aqui no Clube do Hardware sobre isso.

 

Quanto ao espaço, na verdade em qualquer unidade  SSD ou HD é sempre bom deixar um bom espaço livre... normalmente em torno de 15 GB , independente do tamanho do disco... abaixo disso realmente o windows perde performance, Isso acontece tanto com SSD como com o HD. Lembre que não é uma partição... são 15 GB livres na Unidade que o windows está instalado..

 

O SSD perde performance quando fica muito tempo sem fazer o TRIM, o windows faz isso pelo menos 1 vez por mês, mas se você usa muito pode ser preciso fazer num intervalo menor

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o OP  ..

 

A diferença entre GiB e GB já é OP que gira em torno de 7%, depois vem o OP definido pelo fabricante, que em muitos casos também gira em torno dos 7% ..

 

No caso do SSD, a medida da capacidade das memórias são iguais as utilizadas pelos chips de memória RAM ou seja a capacidade dos chips são calculados usando múltiplos de 8 . Exemplo: 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, etc... Por exemplo: Um SSD de 500GB vai ser 512GB, o de 480GB vai ser 512GB .. Porque não existe memória de 500GB ou memória de 480GB... . É muito comum os SSDs usarem memórias de menores capacidades, que somadas completam a capacidade total , e com isso , no mesmo exemplo do SSD de 500GB, é possível encontrar o SSD com um chip de 512GB, com 2 chips de 256GB ou 4 Chips de 128GB ... O que importa é que no fim o somatório dos chips deem os 512GB( no caso do exemplo). Como disse anteriormente , a capacidade total dos chips sempre vão ser múltiplos de 8 ( 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, ) .. Assim como acontece com os chips de memória ram .

 

Em resumo todo SSD já vem com pelo menos +- 7% de OP ..

 

Tem um artigo da Seagate que explica muito bem o OP .

https://www.seagate.com/br/pt/tech-insights/ssd-over-provisioning-benefits-master-ti/

 

illustrative-2307x1287.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!