Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, queria tirar umas dúvidas e receber algumas dicas do pessoal aqui. Sempre fui usuário ardo do Windows mas estou querendo dar uma chance pro Linux, só que não quero ir "de vez" (pra sempre). Optei por um dual-boot pois muitas das vezes necessito de alguns programas do Windows..

 

É o seguinte: Eu quero realizar um dual-boot com Ubuntu, eu já realoquei um certo espaço no HD, só que tenho receio que após optar por instalar o Ubuntu ao lado do Windows, o computador ligue direto no Ubuntu ou até mesmo no Windows. Como posso garantir que esse problema não aconteça comigo? o que eu estou querendo dizer é de não aparecer aquela janela na inicialização para escolher o sistema operacional do dual-boot.

Tenho que fazer alguma configuração na Bios ou não há necessidade? Obrigado desde já!

Obs: Uso Windows 10 e a minha bios é da placa Pcware IPMH81G1

  • Membro VIP
Postado

Eu uso isso há alguns anos.

Primeiro instalei o windows numa partição. Depois o ubuntu em outra. Este se encarrega de detectar o windows e criar a inicialização pra ambos.

Opções são:

-Virtualbox: pra rodar o windows todo dentro do linux

-Wine: apenas roda programas windows dentro do linux

Uso as 3 opções com segurança e facilidade.

Dica pra iniciante: consiga outro hd e faça testes acima até se sentir seguro.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Ricardo C. Tudo bem? 

 

Quando há mais de um sistema operacional instalado o GRUB mantém a tela de seleção 10 segundos, neste tempo você pode escolher qual sistema deseja utilizar. Caso essa tela não apareça, logo após o carregamento da BIOS/UEFI mantenha a tecla SHIFT ESQUERDO pressionado e você será redirecionado para a mesma tela de seleção.

 

Espero que ajude!

Até!

  • Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, GusGraf disse:

@Ricardo C. Tudo bem? 

 

Quando há mais de um sistema operacional instalado GRUB mantém a tela de seleção 10 segundos, neste tempo você pode escolher qual sistema deseja utilizar. Caso essa tela não apareça, logo após o carregamento da BIOS/UEFI mantenha a tecla SHIFT ESQUERDO pressionado e você será redirecionado para a mesma tela de seleção.

 

Espero que ajude!

Até!

Shift esquerdo no caso dentro da Bios e irá aparecer o GRUB ?

  • Membro VIP
Postado
Em 04/10/2019 às 15:08, Ricardo C. disse:

Shift esquerdo no caso dentro da Bios e irá aparecer o GRUB ?

Não é necessário entrar no BIOS, assim que o pc ligar e mostrar informações do sistema (processador/memória) ou o logo do fabricante da placa (POST), segure o shift esquerdo. Abaixo tem alguns exemplos:

 

Captura de tela de 2019-10-04 15-11-50.png

 

Captura de tela de 2019-10-04 15-14-06.png

Captura de tela de 2019-10-04 15-12-14.png

Postado
28 minutos atrás, GusGraf disse:

Não é necessário entrar no BIOS, assim que o pc ligar e mostrar informações do sistema (processador/memória) ou o logo do fabricante da placa (POST), segure o shift esquerdo. Abaixo tem alguns exemplos:

 

Captura de tela de 2019-10-04 15-11-50.png

 

Captura de tela de 2019-10-04 15-14-06.png

Captura de tela de 2019-10-04 15-12-14.png

 

Tranquilo! Vou ver um dia certinho e irei fazer o dual-boot.. caso aconteça algum problema (espero que não kk) eu volto aqui

Obrigado pela ajuda!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!