Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador caindo bruscamente de clock durante tarefas mais pesadas.


Posts recomendados

Boa noite galera, tenho um i7-7700HQ, do notebook Inspiron 15 gaming, com clock base de 2.8 GHz, em jogos travando em 3.4GHz. De pouco tempo para cá, ao jogar fortnite, depois de pouco tempo jogando, o clock descia e ficava estagnado entre 2.3 e 2.5GHZ, não subindo mais. Percebi que ultimamente também ocorreu no CSGO, da mesma forma da anterior. Nessa semana, após atualizar a BIOS, achando que o problema sumiria, isso está ocorrendo pior, chegando a 0,4GHz, travando todo o PC. Após vários testes, percebi que ao limitar o fps do csgo em 150, (pois jogo em monitor 144hz) o clock ficava tranquilamente em 3.4GHz,  e ao liberar o fps, o clock começava a diminuir e parava por volta de 0.4. Já no fortnite, se eu limito em 144, ocorre o mesmo se eu não limitasse o CSGO, porém se eu limitar a 60fps, o processador volta para 3,4GHz, porém com meu monitor, é algo inviável jogar a 60fps. Fiz testes no SupportAssist da Dell, o de stress na cpu ficou travado em 3.4, não tendo problema nenhum, porém quando fui fazer o stress da placa de video (1050ti), ela em si aguentou tranquila, mas durante o stress dela, a CPU caiu para os 0.4GHz mais de uma vez. Pode ser que ele esteja no fim da vida útil dele? Se tiverem uma noção do que seja, favor ajudar!

OBS: Sempre usei bastante para jogos, e esse problema vem ocorrendo de poucos meses para cá, o CS está no SSD e o Fort está no HD, porém sempre foi assim, e só agora que ocorre isso, ja mudei o Fort para o SSD e nada mudou. Todos os drivers estão atualizados, ja formatei o note e continuou, ele é bem ventilado, não acho que temperatura seja o problema. Não é possível fazer o downgrade da BIOS. Ja travei o clock em 2.8ghz sem o boost com a temperatura entre 70 graus e o problema continuou.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 04/10/2019 às 17:51, Pedro Vianna Guimaraes disse:

Boa noite galera, tenho um i7-7700HQ, do notebook Inspiron 15 gaming, com clock base de 2.8 GHz, em jogos travando em 3.4GHz. De pouco tempo para cá, ao jogar fortnite, depois de pouco tempo jogando, o clock descia e ficava estagnado entre 2.3 e 2.5GHZ, não subindo mais. Percebi que ultimamente também ocorreu no CSGO, da mesma forma da anterior. Nessa semana, após atualizar a BIOS, achando que o problema sumiria, isso está ocorrendo pior, chegando a 0,4GHz, travando todo o PC. Após vários testes, percebi que ao limitar o fps do csgo em 150, (pois jogo em monitor 144hz) o clock ficava tranquilamente em 3.4GHz,  e ao liberar o fps, o clock começava a diminuir e parava por volta de 0.4. Já no fortnite, se eu limito em 144, ocorre o mesmo se eu não limitasse o CSGO, porém se eu limitar a 60fps, o processador volta para 3,4GHz, porém com meu monitor, é algo inviável jogar a 60fps. Fiz testes no SupportAssist da Dell, o de stress na cpu ficou travado em 3.4, não tendo problema nenhum, porém quando fui fazer o stress da placa de video (1050ti), ela em si aguentou tranquila, mas durante o stress dela, a CPU caiu para os 0.4GHz mais de uma vez. Pode ser que ele esteja no fim da vida útil dele? Se tiverem uma noção do que seja, favor ajudar!

OBS: Sempre usei bastante para jogos, e esse problema vem ocorrendo de poucos meses para cá, o CS está no SSD e o Fort está no HD, porém sempre foi assim, e só agora que ocorre isso, ja mudei o Fort para o SSD e nada mudou. Todos os drivers estão atualizados, ja formatei o note e continuou, ele é bem ventilado, não acho que temperatura seja o problema. Não é possível fazer o downgrade da BIOS. Ja travei o clock em 2.8ghz sem o boost com a temperatura entre 70 graus e o problema continuou.

Obrigado!

 

        Estava e parcialmente ainda estou EXATAMENTE com o mesmo problema, no meu caso, o clock do processador não cai tanto, mas bate os 0,8GHz e TRAVA TUDO, fps chega a 5!

        Tenho um Dell Gaming, 15", 16gb de ram, 1050ti e um i7 7700HQ, creio que seja igual ao seu...

        Bem, o que me ajudou foi desativar o SpeedStep na bios! Resulta que o processador não varia muito o clock, ficando sempre em 2,8GHz, mas voltou a rodar tudo, porém não consigo mais FPS tão alto como antes, mas consigo jogar sem engasgos.           

        Por curiosidade, o que ajuda a ficar um FPS mais razoável é limitar o mesmo no jogo, tipo, as vezes ele inicia o game em 150+ FPS e ai cai pra uns 50-60 e fica nisso, mesmo sem variação do clock, porém se eu limitar o FPS em 100 no jogo, ele fica nesses 100 tranquilo, desde que ele anteriormente já rodasse esse game com FPS igual o superior a esse.

        Pesquisando em Foruns gringos, tem muita gente com o mesmo B.O, e pelo que percebi, pra mim e pra alguns foi logo após uma atualização da BIOS... Dell querendo que troquemos de maquina??? Não sei...
        Bem, queria saber se você conseguiu resolver, como esta sua situação, o meu saiu da garantia já, uma pena :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Por ser dell, pode ser o carregador.

Quando vai ligar o notebook, tem algum aviso sobre ac power?

A Dell tem 3 pinos no carregador, um deles serve para identificar o carregador, se por algum motivo ele não consegue, ou consegue e vê que tem algum problema no carregador, ele limita a potencia do processador em 30%. Da pra usar o throttlestop e desativar o BD PROCHOT pra contornar esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!