Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém pode ajudar? eu realoquei um certo espaço no HD mas na repartição do Ubuntu o local fica taxado como "inútil" e consequentemente eu não consigo fazer nada com ela

FJtQjDt.jpg

Postado

se o disco está no esquema 'msdos', ou 'bios', o que no windows é chamado de 'disco básico', voce pode ter até 4 partições primárias OU até 3 primárias e uma extendida. no seu print eu nao tenho como saber se o seu disco está nesse esquema, mas eu deduzo que está. 

como resolver? uma maneira é excluir a ultima partição primária e e criar uma extendida em seu lugar. dentro da extendida voce terá que criar uma ou mais unidades lógicas para conseguir formatá-las..

outra maneira é converter o disco em gpt, que já não tem mais esta limitação de 4 partições 

Postado

O HD só pode ter quatro partições primárias. Todas as quatro partições que você tem aí são primárias:

sda1 -> partição de boot do Windows.

sda2 -> partição do sistema Windows.

sda3 -> provavelmente a partição swap do Linux.

sda4 -> provavelmente sistema Linux.

O que pode fazer é incorporar o espaço vazio com a sda4.

Postado

se eu não me engano, o windows não faz a conversão na partição em uso, mas nada te impede de fazê-la atraves de boot em um live so.. entretanto, voce precisa entender que converter o disco em gpt sendo que seu windows está evidentemente em legacy fará com que voce perca o boot dele.. voce precisara entao refaze-lo, e como windows nao faz boot em gpt via legacy, tera que fazer uma nova instalacao em uefi.. é perfeitamente possivel, mas vai dar trabalho...

outra saida, como disse acima, é refazer a particao /dev/sda4 como particao extendida e criar unidades logicas dentro dela. é claro que para isso voce terá que fazer backup dos dados da mesma forma, porque ela precisará ser destruida e recriada novamente como partição extendida.. essa saida pode ser mais simples caso você tenha um hd externo bastante rápido, porque nao precisará reinstalar o windows em uefi, apenas instalar o ubunto em legacy-bios e ta tudo certo..

te indico a leitura desse documento: https://wiki.archlinux.org/index.php/Dual_boot_with_Windows

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!