Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem, de uns meses pra cá, fui percebendo que tinha uma oscilação de FPS enquanto eu jogava, procurei mais a fundo e me deparo que minha velocidade do CPU oscila entre 1.80GHz e 0.79 GHz. Alguém poderia me informar o motivo disso ocorrer, e o que eu posso fazer??

cpu.png

• Moderador
Postado

Isso ocorre porque o sistema gerencia automaticamente a quantidade de GHz a ser utilizada no computador, usando somente o necessário quando necessário. Se ele ficasse 100% do tempo em 1,80 GHz (no máximo), haveria um consumo desnecessário de energia, de bateria e alto aquecimento.

image.png.77410c15bb715d2cb32a5b1373676536.png

Agora, no seu caso, a temperatura do processador está chegando a níveis absurdos (QUASE 100ºC), se o FPS dos jogos está baixo, isso está ocorrendo por conta de superaquecimento.

Limpe a poeira interna de seu notebook e substitua a pasta térmica (que provavelmente está ressecada) com urgência.

• Moderador
Postado
  Em 13/10/2019 às 05:29, Gabriel Vituri disse:

Certo, mas tem como, por algum motivo ele não esteja usando o suficiente para aquele trabalho/tarefa?? E tem como deixar 100% do tempo em 1,80 GHz?

Expandir  

Tem mas isso é absolutamente desnecessário porque não fará a menor diferença no desempenho do notebook, porque novamente, o sistema ajusta automaticamente a quantidade de GHz para utilizar somente o necessário quando necessário.

Se você deixa-lo 100% do tempo a 1,80 GHz, a unica coisa que você vai estar fazendo é diminuindo a vida útil do processador, fazendo aquecer mais e consumindo mais energia/bateria sem necessidade.

Vá em iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia > Mude a opção para "Alto Desempenho".

Postado
  Em 13/10/2019 às 14:33, GabrielLV disse:

Tem mas isso é absolutamente desnecessário porque não fará a menor diferença no desempenho do notebook, porque novamente, o sistema ajusta automaticamente a quantidade de GHz para utilizar somente o necessário quando necessário.

Se você deixa-lo 100% do tempo a 1,80 GHz, a unica coisa que você vai estar fazendo é diminuindo a vida útil do processador, fazendo aquecer mais e consumindo mais energia/bateria sem necessidade.

Vá em iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia > Mude a opção para "Alto Desempenho".

Expandir  

Entendi, mas então, quando eu uso tal jogo, depois de um tempo, tem essa queda (oscilação), e quando vou ver, a cpu não ta no seu desempenho máximo mesmo assim 0,79 (que deveria estar 1,8), a causa é a temperatura mesmo então?

• Moderador
Postado
  Em 13/10/2019 às 14:54, Gabriel Vituri disse:

Entendi, mas então, quando eu uso tal jogo, depois de um tempo, tem essa queda (oscilação), e quando vou ver, a cpu não ta no seu desempenho máximo mesmo assim 0,79 (que deveria estar 1,8), a causa é a temperatura mesmo então?

Expandir  

Sim, a temperatura normal de qualquer aparelho é de no máximo 50º em usos normais. Ela estar próxima dos 100ºC indica um grave problema e isso pode ocasionar em falhas de hardware se não resolvida logo, pois essa temperatura está extremamente perigosa.

A queda que você se refere ocorre exatamente pela alta temperatura, o processador limita sua própria velocidade para impedir o superaquecimento e evitar danos.

Exemplo:

1774270287_AMDesquentamuito.thumb.jpg.5d9092e6ad2e364dc6e74dfccbde2bf1.jpg

Como pode ver na imagem acima, o computador está ligado há 11hrs seguidas e a temperatura do processador em 42ºC.

Faça o que lhe sugeri no post acima, limpe o notebook e substitua a pasta térmica com urgência.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!