Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro ESP32Cam decepção? alguma forma de melhorar o uso deste modulo?


Posts recomendados

Comprei um módulo ESP32Cam movido pela sugestão de algum lugar que li na net que poderia ser um substituto para as câmeras IP baratas...

E, como era baratinho o módulo, pensei não custa tentar...

mas acabei achando mais em conta comprar uma camera IP normal (custa uns 100, e o modulo saiu uns 50 conto)

pois:

ESP32Cam:

1 - O Módulo (através do exemplo da IDE do arduino (webcamserver) fica extremamente lento (como se fosse webcam de internet discada) em qualquer resolução acima da CIF (e pros padrões de imagens de hoje em dia isso é horrível)... (testei outro código que não era todo o webserver que mostrava somente a imagem mas o resultado foi o mesmo)

OBS: computador usado está em ótimo estado de software e tem processador i7... internet 12mb fibra (sendo o unico gargalo, o uso de wifi)

2 - No exemplo do arduino não tem como gravar o video no PC (e acho que nem imagem, sem ter que clicar em cima e apertar "salvar como")

Até achei na net um exemplo pra gravar no fotos cartão SD, mas era uma parada meio louca que tinha que escrever o numero da foto na eprom de uma em uma para que o soft não se perca e acabe sobrescrevendo as imagens... fiquei com medo disso por acabar queimando a eprom de tanto ficar gravando nela).

Uma opção de gravar video no cartão (em tamanho maior que CIF), e fluido que não seja tipo webcam, seria interessante mas não encontrei ainda na net...

3 - Segurança: com estes exemplos que obtive, a camera fica aberta na rede atraves de um ip... não pede senha nem nada...

4 - Camera local: não encontrei ainda forma de ligar ela (para o mundo). posso ver ela num ip na rede local mas inda não encontrei forma de ligar ela para ver em qualquer lugar do mundo...

3 - Aquecimento: durante o uso (alimentei o módulo com os 5v de um cabo usb direto do computador), o regulador de tensão aqueceu bastante... parece até que vai queimar em pouco tempo... fiquei com medo disso...

Meu modulo é falsificado (chinês) mas acho que deve seguir as mesmas especificações do original (assim como nunca tive problemas com arduinos chineses)... ouvi sobre uma tal versão que teria uma tal de memória PSRAM... pesnsei que a lentidão se daria por meu modulo não ter este chip, mas ao ver esta foto (anexa) parece que o meu tem este chip...

4 - não achei forma de acessar o módulo diretamente pelo wifi do PC, (sem ter que passar pelo roteador)

 

 - Por outro lado a câmera IP convencional (mesmo a mais barata):

 - tem fonte própria,

 - acessa de qualquer lugar do mundo quando configurada,

 - é rapida,

 - tem senha,

 - grava no PC (e no cartão conforme o modelo)...

 - pode acessar direto no PC (por cabo o wifi, dependendo do modelo).

 

Por fim, me pareceu que o módulo ESP32CAM serve mais como brincadeira para colocar num carrinho controlado por arduino... ou para projetos que só precisem de fotos e não de video...

 

Alguem tem uma dica de como melhorar o uso de tal módulo?

Fiquei decepcionado, gostaria de usar melhor o módulo.

(sei que o módulo tem reconhecimento de rostos, mas isso não me serve de nada, preferia que gravasse um video legal).

 

 

esp32psram.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não comento sobre como resolver seu problema mas sim sobre este curioso módulo que acabo de ver.

 

Penso que é mais pra mostrar o poder do processamento do treco. De fato é bem poderosinho se comparado aos 51's pic's avr's st's da vida. Duvido que algum destes consiga processar imagens (ok talvez o arm mas duvido que você consiga programar ele rapidin pra isso). Isso não é pra "qualquer um". Pra uso profissional ,médico, militar, aeroespacial, segurança nacional, mundial e afins, claro não recomendado. Mas pelo preço você arrasa em feiras de ciências do 1º grau!. Altas gatinhas querendo cadastrar seu rosto pra ver um led verde ou vermelho acender kk..

Outra aplicação (mais séria) p.ex. pode anabolizar qualquer sensor de cor, turbidez, seguidor de linha, sensor de movimento, detector/contador de peças ou o que a imaginação mandar. Claro, matar passarinho com canhão mas pelo preço e adrenalina penso que é perfeitamente cogitável.

+1 aplicação conceitual teórica pra este treco: um baratíssimo sistema AOI. Um normal pode custar dezenas a centenas de milhares de dólares.

Bem... são minhas 1ªs impressões e viagens. Quase sinto vontade comprar 1...

 

Ok pra não ficar um post 100% de 2ª... sobre o aquecimento você pode tentar melhorar o dissipador. Algo como soldar uma chapinha metálica maior no regulador...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@.if Na minha ESP32 Cam coloquei um dissipador em cima do chip com uma pasta boa. Calor resolvido. OK

E acesso minha cam com senha. Tem muito código por ai fazendo isso.  

E acesso minha cam fora da minha rede local com redirecionamento de porta no meu router.

Pelo preço.....ela já faz muito. 👍

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, mindquanta disse:

Tem muito código por ai fazendo isso.  

E acesso minha cam fora da minha rede local com redirecionamento de porta no meu router

9.9! amigo. Pra tirar um 10, cogite publicar seus códigos e detalhar o procedimento todo principalmente o das portas.

Dica: deixe também o endereço de sua CAM pra gente ver a qualidade da imagem. E fazer um BBB CDH 😁

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if  rsssss bora...mas muita "hora nessa calma" ! 

 

1. O ESP32-CAM no final das contas é um ESP32. ok? Então, o código para acessar a CAM nada mais é do que uma rotina já conhecida de login de acesso a um endereço IP seja ip privado da sua rede local ou público da sua operadora). Então, você tem que conhecer duas informações para acessar sua CAM endereço IP user/pass para acessar sua CAM.

Aqui o código explicado no detalhe👇

https://randomnerdtutorials.com/esp32-esp8266-web-server-http-authentication/

 

2. O Endereço IP da rede local na ESP-32 CAM só pode ser acessado FORA DA SUA REDE se você souber o ...

   A. o endereço IP EXTERNO DA SUA OPERADORA (https://whatismyip.com.br/) e fizer o redirecionamento no seu router com a porta liberada.

       Assim : http://179.45.41.78:porta_alta

 

   B. fazer o REDIRECIONAMENTO IP EXTERNO DINÂMICO PARA O LOCAL + DDNS. você vai fazer um NAT no seu router. Vou escrever um passo a passo para a abertura de REDIRECIONAMENTO DE PORTA, no geral. Por que no "geral" ? Porque existem muitos routers, e não dá para falar de todos aqui. Mas o "caminho das pedras" você vai ter. O mais importante é você não precisar saber o IP PÚBLICO que é dado pela sua operadora porque ele é dinâmico e muda toda hora (e você não é empresa para ter IP FIXO). Imagine você fora da sua casa, sem acesso a sua rede, mas com o NAT feito no seu router. Imaginou? você pode ligar para seu irmão, irmã, mãe, pai, marido, mulher, empregada e pedir para eles fazerem essa "caridade" pra você.. rsss... e eles vão te xingar muito, porque não querem nem saber o que é isso !!! 😆

Então, não adianta de nada você fazer o NAT no seu router se você não SOUBER O SEU IP EXTERNO PORQUE ELE É DINÂMICO. Ai quem vai fazer esse trabalho pra você são os DDNS OU DNS DINÂMICOS (de preferência gratuitos) que são : NOIP, DYNDNS.. etc.

IMPORTANTE: Acesse o router da sua operadora e veja quais são os serviços de DNS DINÂMICOS que ela PERMITE. Com essa informação você vai lá e cria seu endereço. Importante é torcer para que ela tenha pelo menos um FREE .😏 E se não tiver nenhum gratuito? Consulte os routers da sua operadora e peça para substituir por aquele que você JÁ SABE QUE TEM o DDNS gratuito.

Outra coisa importante: Configurar um IP FIXO PARA SUA CAM. Seu router não pode ficar mudando esse IP, portanto fixe no código da sua placa e no seu router.

 

DICA : Mas digamos que não tem um DDNS BBB "bom, bonito e barato e FREE" para acessar sua CAM e você não está afim de se stressar com a sua operadora ? Hummmmm ?? você não vai pagar 20... 40 dólares pra isso, vai ?

Simples.

você vai programar o código na sua CAM para enviar via API o ENDEREÇO IP EXTERNO da sua operadora para seu email, whatsapp, telegram, signal...👇

http://marciakguimaraes.blogspot.com/2018/12/capturando-endereco-ip-externo-da-sua.html

 

No link acima, você só captura o endereço externo da sua operadora. O envio para o email, whatsapp, telegram, signal, deixo como "dever de casa". (rs)

 

3. O chip precisa de um DISSIPADOR e pasta. Isso todos aqui sabem fazer.

 

Fico te devendo o gráfico do REDIRECIONAMENTO. Falouww ???👍

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Favoritei seu post pra consulta futura. Uso o noip pra ver meu dvr. De fato cada vez que a luz cai muda o ip e lá se vai o acesso remoto🤬. Pra contornar isso, pensei em colocar uma bateria no roteador. No entanto temo não dar muito certo pois a operadora pode mudar o ip a revelia .. acho.

Ainda não dominei a técnica que você gentilmente detalhou acima... por isso.. outra hora leio com calma de novo.😁

Agradeço pelas informações!👍🏻

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, .if disse:

Olá. Favoritei seu post pra consulta futura. Uso o noip pra ver meu dvr. De fato cada vez que a luz cai muda o ip e lá se vai o acesso remoto🤬. Pra contornar isso, pensei em colocar uma bateria no roteador. No entanto temo não dar muito certo pois a operadora pode mudar o ip a revelia .. acho.

Ainda não dominei a técnica que você gentilmente detalhou acima... por isso.. outra hora leio com calma de novo.😁

Agradeço pelas informações!👍🏻

 

Vou fazer o gráfico... bem detalhado. você vai fazer tranquilamente ! Falouw ?👍

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2021 às 23:23, .if disse:

Olá. Favoritei seu post pra consulta futura. Uso o noip pra ver meu dvr. De fato cada vez que a luz cai muda o ip e lá se vai o acesso remoto🤬. Pra contornar isso, pensei em colocar uma bateria no roteador. No entanto temo não dar muito certo pois a operadora pode mudar o ip a revelia .. acho.

Ainda não dominei a técnica que você gentilmente detalhou acima... por isso.. outra hora leio com calma de novo.😁

Agradeço pelas informações!👍🏻

Pronto !!!

 

Tem 2 gráficos....

 

LEIA ESSE 1o.__REDIRECIONAMENTO SEM NOIP 

 

e o

 

REDIRECIONAMENTO COM NOIP

 

Espero que tenha ficado claro. Senão... é só perguntar. beleza ????  👍

LEIA ESSE 1o.__REDIRECIONAMENTO SEM NOIP.jpg

REDIRECIONAMENTO COM NOIP.jpg

Em 21/10/2019 às 16:08, Blumer Celta disse:

Comprei um módulo ESP32Cam movido pela sugestão de algum lugar que li na net que poderia ser um substituto para as câmeras IP baratas...

E, como era baratinho o módulo, pensei não custa tentar...

mas acabei achando mais em conta comprar uma camera IP normal (custa uns 100, e o modulo saiu uns 50 conto)

pois:

ESP32Cam:

1 - O Módulo (através do exemplo da IDE do arduino (webcamserver) fica extremamente lento (como se fosse webcam de internet discada) em qualquer resolução acima da CIF (e pros padrões de imagens de hoje em dia isso é horrível)... (testei outro código que não era todo o webserver que mostrava somente a imagem mas o resultado foi o mesmo)

OBS: computador usado está em ótimo estado de software e tem processador i7... internet 12mb fibra (sendo o unico gargalo, o uso de wifi)

2 - No exemplo do arduino não tem como gravar o video no PC (e acho que nem imagem, sem ter que clicar em cima e apertar "salvar como")

Até achei na net um exemplo pra gravar no fotos cartão SD, mas era uma parada meio louca que tinha que escrever o numero da foto na eprom de uma em uma para que o soft não se perca e acabe sobrescrevendo as imagens... fiquei com medo disso por acabar queimando a eprom de tanto ficar gravando nela).

Uma opção de gravar video no cartão (em tamanho maior que CIF), e fluido que não seja tipo webcam, seria interessante mas não encontrei ainda na net...

3 - Segurança: com estes exemplos que obtive, a camera fica aberta na rede atraves de um ip... não pede senha nem nada...

4 - Camera local: não encontrei ainda forma de ligar ela (para o mundo). posso ver ela num ip na rede local mas inda não encontrei forma de ligar ela para ver em qualquer lugar do mundo...

3 - Aquecimento: durante o uso (alimentei o módulo com os 5v de um cabo usb direto do computador), o regulador de tensão aqueceu bastante... parece até que vai queimar em pouco tempo... fiquei com medo disso...

Meu modulo é falsificado (chinês) mas acho que deve seguir as mesmas especificações do original (assim como nunca tive problemas com arduinos chineses)... ouvi sobre uma tal versão que teria uma tal de memória PSRAM... pesnsei que a lentidão se daria por meu modulo não ter este chip, mas ao ver esta foto (anexa) parece que o meu tem este chip...

4 - não achei forma de acessar o módulo diretamente pelo wifi do PC, (sem ter que passar pelo roteador)

 

 - Por outro lado a câmera IP convencional (mesmo a mais barata):

 - tem fonte própria,

 - acessa de qualquer lugar do mundo quando configurada,

 - é rapida,

 - tem senha,

 - grava no PC (e no cartão conforme o modelo)...

 - pode acessar direto no PC (por cabo o wifi, dependendo do modelo).

 

Por fim, me pareceu que o módulo ESP32CAM serve mais como brincadeira para colocar num carrinho controlado por arduino... ou para projetos que só precisem de fotos e não de video...

 

Alguem tem uma dica de como melhorar o uso de tal módulo?

Fiquei decepcionado, gostaria de usar melhor o módulo.

(sei que o módulo tem reconhecimento de rostos, mas isso não me serve de nada, preferia que gravasse um video legal).

 

 

esp32psram.jpg

Fui ver minha ESP32-CAM ... e ela travou. Revi o .ino com as configs... então baixei a resolução da cam e tirei aquele app q ele carrega, Agora tá sem nada. Só abrir e visualizar. Dá rodando sem congelar. 

Um erro muito comum e você abrir a conexão com a cam e deixar a aba do navegador aberto. Se outra pessoa tentar abrir não vai conseguir. Vai dar erro porque ela só permite 1 acesso por vez. Então, uma sugestão é colocar uma msg no HTML da cam avisando isso. beleza?👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico já foi meio que resolvido.

Mais ia comentar ao ator do tópico. você tem um motor de Ferrari, e deixou ele de lado para usar um motor de fusca..... O arduíno só deve ser usado em conjunto com o Esp se você precisa de força, de contrário o Esp é muito mais rápido.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite.

Quando ao item 4 (acessar a camera de fora da rede local) já resolvi a mais de 2 anos.

Abrindo a IDE Arduino, com sketch básico da ESP32CAM WebServer, coloquei dados para acessar meu wifi. Para o IP fixo adicionei as linhas:

IPAddress ip(192,168,0,125);
IPAddress gateway(192,168,0,1);
IPAddress subnet(255,255,255,0);
IPAddress dns(8,8,8,8);

 

e

 WiFi.begin(ssid, password);
  //implementado usar IPfixo,Gateway e DNS em 21jan20//
  WiFi.config(ip, gateway, subnet, dns); 

 

Pois bem, para acessar de fora precisava liberar este IP (192.168.0.125) no modem/roteador da operadora com uma porta especifica.

Para mudar as portas , na IDE abri a aba "app_httpd.cpp" e nas linhas 

  669 -   config.server_port += 1; // porta de imagem ":81/stream"
   670 -  config.ctrl_port += 1;

Alterei o numeral 1 para outro diferente. Por exemplo:

Se deixar o +=1  a porta fica 81 para stream.

Se mudar para +=500 a porta de stream será = 580.

Abro a porta 580 (exemplo) no modem/roteador da operadora , indexada ao IP 192.168.0.125 e pronto.

Basta usar o DDNS da sua rede e acessar a câmera.

Instalei 5 câmeras com IP distintos e portas distintas e funcionou.

Um abraço

Olinto Olgorofi Olintronica
  

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 29/04/2022 às 23:32, olgorofi disse:

Pois bem, para acessar de fora precisava liberar este IP (192.168.0.125) no modem/roteador da operadora com uma porta especifica.

Boa dica.

Aqui, depois que entrou esta tal de fibra óptica, tudo tem que pedir para a operadora mesmo.

Até pra trocar a senha do wifi tem que entrar em contato com eles e fornecer a senha que daí eles realizam a troca.

Acho meio chato isso, mas tem funcionado assim na nossa cidade qualquer mudança que antes fazíamos no modem, agora só entrando em contato com eles pra que eles mudem, caso achem interessante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...