Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de um flyback pro meu monitor e de acordo com o manual técnico ele seria o FQM17A011 ou suas variações.

O problema é que o meu original tem 4 fios e 13 pinos, e quando pesquiso alguns modelos da Brasalfa ele tem 14 pinos, e alguns até tem 13 pinos mas 3 fios saindo do Flyback. Pesquisando mais um pouco descobri que um Flyback da Toshiba também seria compatível pois ele tem 13 pinos e 4 fios.

Então a pergunta é, são só as conexões, pinos e fios que devem ser observados na escolha de um Flyback substituto? Encontrar um idêntico, e novo, é bem difícil...

• Membro VIP
Postado

2 horas atrás, tongshadow disse:

14 pinos, e alguns até tem 13 pinos

Tem pino que não tem conexão com nada. Verifique se é seu caso.

2 horas atrás, tongshadow disse:

13 pinos e 4 fios.

2 deles podem ser aqueles que dão uma volta no f.b.

FQM17A011%20pic1.JPG

dependendo do modelo você pode ignorar e remover, me fez lembrar a válvula 1b3 . Era um diodo. Esta volta gerava 1 volt isoladérrimo pra acender o filamento o qual era saída da a.t.

valvula-1b3-nueva-made-in-usa-D_NQ_NP_95

1b3.gif

Lembra disso Brunao @BCP?

Terminado o saudosismo, conclusão: Difícil dar pitaco. Meça e compare as continuidades pelo menos. Pergunte e confie no vendedor.

Brunão pode te orientar se achar que deve...😜

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

2 deles podem ser aqueles que dão uma volta no f.b

Nem sempre, esse da foto tem 4 fios sem contar os da volta. 

4 horas atrás, tongshadow disse:

Então a pergunta é, são só as conexões, pinos e fios que devem ser observados na escolha de um Flyback substituto?

O mais importante são as conexões internas, as vezes pode ter algum pino que não serve pra nada e aí não aparece no outro modelo. 

Claro que tem coisas como a própria posição dos pinos que devem ser idênticas. 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@tongshadow "Acredito que esse flyback de 4 fios, que você refere, seja o de duplo foco, eles são praticamente exclusivos de um determinado modelo de monitor, são raríssimos modelos de monitores que possuem um flyback "equivalente", esses de duplo foco eu nunca vi ter equivalentes, e até mesmo os ditos "do mesmo modelo", as vezes, não funcionam no lugar do original, sem contar que os fios de foco não podem ser trocados entre si, cada um tem a sua grade de funcionamento.

Então se você ainda encontrar um do mesmo modelo, mesmo que usado, acredite, será a melhor opção, não perca tempo tentando adaptar um no lugar do seu ai... (É só minha opinião!)

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tem pino que não tem conexão com nada. Verifique se é seu caso.

Sim, tem só um buraco na placa no quarto pino que não existe do FBT original.

6 horas atrás, BCP disse:

@tongshadow "Acredito que esse flyback de 4 fios, que você refere, seja o de duplo foco, eles são praticamente exclusivos de um determinado modelo de monitor, são raríssimos modelos de monitores que possuem um flyback "equivalente", esses de duplo foco eu nunca vi ter equivalentes, e até mesmo os ditos "do mesmo modelo", as vezes, não funcionam no lugar do original, sem contar que os fios de foco não podem ser trocados entre si, cada um tem a sua grade de funcionamento.

Então se você ainda encontrar um do mesmo modelo, mesmo que usado, acredite, será a melhor opção, não perca tempo tentando adaptar um no lugar do seu ai... (É só minha opinião!)

Exatamente ele é de duplo foco. 2 fios vão pro cinescopio, 1 vai para o G2  e o último é o da chupeta.

A ideia era mesmo colocar um FBT novo pois apesar do antigo estar funcionando queria trocar por um menos cansado. Até agora achei alguns com 5 fios saindo do FBT, outros com 3, e obviamente não vão servir aqui. O mais compatível que achei tem 4 fios, mas 14+4 pinos, que se encaixaria na placa apesar do original ser 14+3.

Postado
25 minutos atrás, tongshadow disse:

A ideia era mesmo colocar um FBT novo pois apesar do antigo estar funcionando queria trocar por um menos cansado.

Nunca vi isso de flyback cansado. 

Conheço só cinescopio cansado. 

Em todos aparelhos desse tipo que eu tive sempre deixei o flyback lá, até chegar a uma hora que ele fura e começa a voar faísca pelo "diodão". Aí eu troco, faço um remendo ou simplesmente descarto o aparelho. 

Em outros casos também estragaram outras peças, aí dependendo do caso escolho uma das opções acima. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Nunca vi isso de flyback cansado. 

Conheço só cinescopio cansado. 

Em todos aparelhos desse tipo que eu tive sempre deixei o flyback lá, até chegar a uma hora que ele fura e começa a voar faísca pelo "diodão". Aí eu troco, faço um remendo ou simplesmente descarto o aparelho. 

Em outros casos também estragaram outras peças, aí dependendo do caso escolho uma das opções acima. 

O monitor estava funcionando bem mas pela idade queria fazer um refresh nele. A geometria dele está bem torta, sinal claro que alguns capacitores já não estão 100%, ainda não sei se vou trocar todos (sei que alguns não precisam). O foco dele também está ruim no centro e não deu pra arrumar pelos potenciômetros, e lendo alguns relatos tem relação com a alta tensão, por isso quero ver se trocar o FBT não resolve isso.

Não é a forma mais técnica de fazer as coisas, mas pelo menos já elimino alguns suspeitos.

Postado

Ok, encomendei e já instalei um FBT novo, modelo idêntico ao do antigo, Só tem um problema, eu perdi boa parte da largura horizontal! Na foto aqui eu já coloquei no máximo que dá pra esticar horizontalmente. Na vertical está normal.

5WbwaqO.jpg

Tem algum tipo de calibração ou ajuste que devo fazer na hora de trocar um FBT? É normal e devo esperar ele esquentar por algumas hora por ser novo? O FBT tem as mesmas especificações do antigo.

Postado
6 horas atrás, tongshadow disse:

Tem algum tipo de calibração ou ajuste que devo fazer na hora de trocar um FBT?

Quando se troca o fly back, também se trocam o(s) capacitor(es) de largura.

São de poliéster e ficam em paralelo com o transistor de saída.

O FBT tem as mesmas especificações do antigo.

Sim, mas na prática há outra teoria. Não existe componente eletrônico igual.

Postado
36 minutos atrás, tongshadow disse:

Depois de pesquisar mais um pouco descobri que o FBT antigo tem 1.47MH, e esse novo 1.22MH. Será que isso influenciou no problema?

Provavelmente.

Trocar fly back e ver alterações na largura da imagem é muito comum nesses aparelhos, tanto faz se é monitor ou TV.

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 Falando em largura uns anos atrás,tinha um flyback não lembro a marca,que dentro da embalagem vinha um capacitor de largura com valor um pouco maior,mas isso já tem tempo,a ultima vez que vi um desse foi em 2009.

Postado

Acho que já descobri o problema. Acontece que esse monitor teve diversas revisões, e em uma delas, que usa o FBT que coloquei, o capacitor eletrolítico usado no circuito horizontal tem 4.7uF 160V. A minha versão usa 4.7uF 100V, mas como coloquei um FBT da revisão antiga é plausível que esse capacitor de 100V na verdade precisa ser de 160V ou mais.

Como não tem problema em colocar um capacitor com mais tensão, vou procurar um desses e testar.

Postado
1 hora atrás, tongshadow disse:

Como não tem problema em colocar um capacitor com mais tensão, vou procurar um desses e testar.

E se a tensão for menos que 100V tanto faz, não vai resolver o problema. 

Se mais de 100 o capacitor pode explodir. 

Postado
57 minutos atrás, Renato.88 disse:

E se a tensão for menos que 100V tanto faz, não vai resolver o problema. 

Se mais de 100 o capacitor pode explodir. 

Tenho certeza que se pode usar um capacitor de capacitância igual (+-10% de tolerância) mas tensão igual ou maior (de preferência) na hora de substituir componentes, pois o valor é apenas a tensão máxima que ele aguenta.

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, tongshadow disse:

algum tipo de calibração ou ajuste

Me lembro que existiam bobina de largura e de linearidade horizontal.

Postado

Trocar aquele capacitor não adiantou, mas já coloquei o FBT antigo de volta e resolveu o problema.

A lição que fica é que mesmo que o FBT seja do mesmo tipo ainda é preciso observar a indutância, que precisa ser igual.

Agradeço pela ajuda de todos.

Postado
9 horas atrás, tongshadow disse:

Trocar aquele capacitor não adiantou, mas já coloquei o FBT antigo de volta e resolveu o problema.

A lição que fica é que mesmo que o FBT seja do mesmo tipo ainda é preciso observar a indutância, que precisa ser igual.

Agradeço pela ajuda de todos.

É outro capacitor que deveria trocar pra funcionar com o novo. 

Por isso que eu disse antes, troca de flyback só em último caso mesmo. 

• Curtir 1
Postado

Aí você teria que ser mais específico pois existem uns 9 capacitores de polyester no circuito horizontal, e além disso é muito difícil encontrar eles com o valor correto pra substituir.

Postado

Aí você teria que ser mais específico pois existem uns 9 capacitores de polyester no circuito horizontal, e além disso é muito difícil encontrar eles com o valor correto pra substituir.

Aí tem que analisar o circuito/esquema. 

Mas mesmo sem eu ver sei que os capacitores ficam do coletor do transistor de saída para terra. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...