Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? Galera, comprei um MX500 (ssd da Crucial) e tava lendo sobre sata e vi que AHCI era mais rápido e tal, tinha novos recursos e minha placa-mãe suporta. O Windows já havia sido instalado com IDE, mas vi que dava pra fazer umas coisas e mudar, fiz 2 alterações nos códigos do regedit como instruiam em todos os lugares que se falava sobre isso, alterei, ligou show de bola, ssd com taxas mais rápidas etc. O problema é que agora não tem como bootar o Windows pelo HD antigo, to precisando e não tá indo por AHCI, pra voltar pra IDE dá problema? Ou é só trocar de novo? Tem que alterar o regedit de novo? Muito obrigado.

Postado

@Matheus Jesus Saraiva Maia

Isso você muda na BIOS, não?? E precisaria re-instalar o SO do zero, pra que realmente funcione, pois "trocar o pneu com o carro andando" causa esse problema aí.. Nem imagino como seja esse lance de mexer no registro, que é algo BEM sensível..

Veja na BIOS ou desfaça a mudança no regedit..

Postado

@RS Faria Sim, mudei de IDE para AHCI pela bios.

O procedimento foi esse ai: https://www.google.com/amp/s/m.tecmundo.com.br/amp/hardware/37598-como-mudar-a-configuração-do-hd-para-ahci-depois-de-instalar-o-windows.htm

adicionado 0 minutos depois

Se recolocar os valores que estavam normalmente e trocar pra IDE de novo será que boota normal?

agora, Matheus Jesus Saraiva Maia disse:

Postado
7 minutos atrás, Matheus Jesus Saraiva Maia disse:

Se recolocar os valores que estavam normalmente e trocar pra IDE de novo será que boota normal?

Não tenho a mínima ideia.. Só você fazendo pra saber.. E aquele tutorial é pra Windows 7..

Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

Não tenho a mínima ideia.. Só você fazendo pra saber.. E aquele tutorial é pra Windows 7.

Tem pra Windows 8 logo abaixo, se bem que eu fiz no Windows 10... Mas as pastas e caminhos do tutorial do W7 nem tinham no meu regedit, imagino que pra W10 seja o mesmo. Se não der, lascou... To é com medo de voltar pra IDE e ai n ir nem o SSD nem o Windows do HD

Postado

No Windows 10, se não me engano, não se faz esta mudança (IDE/AHCI) pela alteração de chaves de registros. A chave "MSAHCI" não está presente nesta versão do Windows (10). Tem que entrar no MSCONFIG, selecionar para inicialização em "modo de segurança" e reiniciar o Windows... Nesta inicialização, acessar a BIOS, alterar de IDE para AHCI, salvar e reiniciar o computador. O sistema vai reiniciar em modo segurança, obviamente, entrar no MSCONFIG novamente, tirar a seleção do "modo segurança", para que o computador reinicie de maneira convencional, confirmar e reiniciar o computador.
Se não for assim, é quase isto. Tem que conformar em algum tutorial confiável, que eu não me recordo onde aprendi.

Postado

@Daianne Limeira Então, essa pastinha aí não tinha mesmo, foi o que eu disse no comentário acima, mas tinha a do tutorial do Windows 10 que no caso é a "storahci", mas eu já vi esse método que você acabou de dizer também, eu acredito que os dois deem certo, tá funcionando de boa o SSD e os discos rígidos aqui, só não dá pra bootar o Windows do HD antigo mesmo

Postado

@gutopereira Cara, então, não muita, eu medi através do CrystalDiskMark, subiu uns 30mb/s.
Acredito que devido minha MOBA. Ela é muito antiga vulga P5E3-Deluxe WiFi AP@N, vou fazer um upgrade nessa black pra uma MSI B450M com um Ryzen 5 2600

adicionado 0 minutos depois

E eu consegui reverter aqui através do reparo de disco, o próprio Windows reverteu pra IDE, o boot do HD voltou, obrigado pela ajuda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...