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C Salvar Jogo da Velha em um .txt


rafael28

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Bom dia,

Estou com alguma dúvidas em relação a um exercício que estou realizando, onde pede para criar o Jogo da velha com a opção de salvar e poder continuar da onde havia parado. O código do jogo já está pronto, porém, falta a parte de salvar e continuar do ponto em que parei, onde estou quebrando a cabeça de como vou fazer. 

Preciso criar uma função para salvar e depois chamar no main?

Se puderem me dar uma dica de como posso fazer e de uma forma fácil, agradeço.

 

Segue abaixo o código do jogo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
#include <locale.h>

void display(char t[3][3]){

   printf("=====================\n");
   printf("==| JOGO DA VELHA |==\n");
   printf("=====================\n");
   
   printf("\n\n      0   1   2   Y\n");
   printf("    0 %c | %c | %c \n",t[0][0],t[0][1],t[0][2]);
   printf("     ---|---|--- \n ");
   printf("   1 %c | %c | %c \n",t[1][0],t[1][1],t[1][2]);
   printf("     ---|---|--- \n ");
   printf("   2 %c | %c | %c \n",t[2][0],t[2][1],t[2][2]);

   printf("\nX\n");
}

void teste_trinca(int *x, int *y, int *jg, int *teste, int velha, char t[3][3])
{
    
//TESTE HORIZONTAL//
        
        if(*x==0)
         if((t[0][0]==t[0][1]) && (t[0][1]==t[0][2]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
             *teste=0;
         }
         
        if(*x==1)
         if((t[1][0]==t[1][1]) && (t[1][1]==t[1][2]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
            *teste=0;
         }
        if(*x==2) 
         if((t[2][0]==t[2][1]) && (t[2][1]==t[2][2]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
            *teste=0;
         }

//TESTE VERTICAL//

        if(*y==0)
         if((t[0][0]==t[1][0]) && (t[1][0]==t[2][0]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
            *teste=0;
         }
         
        if(*y==1)
         if((t[0][1]==t[1][1]) && (t[1][1]==t[2][1]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
            *teste=0;
         }
         
        if(*y==2)
         if((t[0][2]==t[1][2]) && (t[1][2]==t[2][2]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
            *teste=0;
         }
         
//TESTA DIAGONAL//
    
        if(((*x==0) && (*y==0))||((*x==1) && (*y==1))||((*x==2) && (*y==2)))
        {
         if((t[0][0]==t[1][1]) && (t[0][0]==t[2][2]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
            *teste=0;
         }
        }
        
        if(((*x==0)&&(*y==2))||((*x==1)&&(*y==1))||((*x==2)&&(*y==0)))
        {
         if((t[0][2]==t[1][1]) && (t[0][2]==t[2][0]))
         {
            display(t);
            printf("\n Jogador %i GANHOU!! \n",*jg);
            *teste=0;
         }
        }
// TESTE VELHA//

        if(velha >= 9 && *teste == 1)
        {
            printf("\n DEU VELHA !");
            *teste = 0;    
        }
}

void play1(char t[3][3], int *x, int *y)
{
   display(t);
   printf("\nJogador 1: Digite a coordenada X: ");
   scanf("%i",&*x);
   printf("\nJogador 1: Digite a coordenada Y: ");
   scanf("%i",&*y);
}

void play2(int *x, int *y, char t[3][3])
{
   display(t);      
   printf("\nJogador 2: Digite a coordenada X: ");
   scanf("%i",&*x);
   printf("\nJogador 2: Digite a coordenada Y: ");
   scanf("%i",&*y);
}

main()
{
       char tela[3][3];
       int teste = 1;
       int x, y;
       int velha = 0;
       int jogador;
       int jogada;
       setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
       int menu=1;
   
    do{
        system("cls");
        fflush(stdin);
        printf("\n\n -----------------------");
        printf("\n 1 - Novo Jogo ");
        printf("\n 2 - Continuar Jogo ");
        printf("\n 3 - Sair ");
        printf("\n\n Escolha uma opção: ");
        scanf("%i",&menu);
        fflush(stdin);
        
        switch (menu){
        
            case 1: system("cls"); //Novo Jogo
                
                dados=fopen("velha.txt","w");

                   for(int i=0;i<3;i++)
                      for(int j=0;j<3;j++)
                         tela[i][j]=' ';
                      
                      while(teste!=0)
                      {      
                        if(teste!=0)
                         {
                            jogada = 0;
                            jogador = 1;  
                            play1(tela, &x, &y);
                            printf("\nX/Y: ");
                            printf("%i %i", x, y);
                        
                            getch();
 
                            while (jogada == 0)
                            {
                                if(tela[x][y]==' ')
                                   {
                                    tela[x][y]='X';
                                       system("cls");
                                       velha++;
                                       teste_trinca (&x, &y, &jogador, &teste, velha, tela);   
                                       jogada = 1;
                                }
                                else
                                {
                                       system("cls");
                                       printf("\nPosição já utilizada! \n"); 
                                       printf("\nPressione qualquer tecla para entrar novo valor\n");
                                       getch();
                                       system("cls");
                                       play1(tela, &x, &y);
                                }
                             }
                         }
                         if(teste!=0)
                         {
                            jogada = 0;
                            jogador = 2;         
                            play2(&x, &y, tela);
                            printf("\nX/Y: ");
                            printf("%i %i", x, y);
                    
                            getch();
                            
                            while (jogada == 0)
                            {
                                if(tela[x][y]==' ')
                                {
                                    velha++;
                                       tela[x][y]='O';
                                       system("cls");
                                       teste_trinca(&x, &y, &jogador, &teste, velha, tela);
                                    jogada = 1; 
                                    
                                }            
                                else
                                {
                                       system("cls");
                                       printf("\nPosição já utilizada! \n"); 
                                       printf("\nPressione qualquer tecla para entrar novo valor!!\n");
                                       getch();
                                       system("cls");
                                       play2(&x, &y, tela);
                                }        
                             }    
                        }
                    }
            case 3: system("cls");
                    printf("\nSistema encerrado!!!");
                    getch();
                    break;
                    }
    }while(menu!=3);
    getch();
}


 

 

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