Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento com ryzen + asus + coolerbox


Posts recomendados

Boa noite.

 

Possuo uma placa-mãe sem dissipador de VRM a asus prime b450 gaming-br am4, com ryzen 5 2600 stock, placa de vídeo rtx 2070.

Não possuo nenhuma ventilação (FAN, watercooler, air cooler).

Estou com superaquecimento, temperatura do CPU chegando aos 95° e o PC reinicia..

Há meses atrás comprei um cooler mas não encaixou na placa-mãe, aí devolvi pra loja.. (segue o post)

 

Se eu comprar algum cooler com suporte AM4, vai resolver meu problema ou nem assim vai resolver?

Alguma dica de cooler que funcionaria? pois o k2 diz que é am4 e não encaixou!!

Já comprei FAN mas não achei a entrada de 3 pinos, a loja quando montou guardou os fios bem escondidos kkkkk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Fala caro Shaman, beleza? Eu até devolvi o Lucifer pro site que comprei.. 

Estava usando o cooler box que vem com o ryzen 5 2600..

O PC estava esquentando..

Olhei uns vídeos e retirei o painel de vidro frontal do meu CPU (ficava muito perto as 3 fans aí nao dava fluxo de ar)

Instalei um FAN emprestado aqui e ta na função exaustão no final do CPU..

 

To usando coolerbox no CPU..

O gabinete até agora pouco não tinha FAN e tinha painel de vidro perto das 3 fans frontais que vieram com o CPU Pichau pouter 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

O cooler está bem parafusado (até o final)? A pasta térmica foi limpa e reaplicada? Ou você não tinha chegado a usar o coolerbox e ainda está com a original?

 O cooler Lucifer já devolvi há meses pois não encaixava de jeito nenhum!!

A pasta térmica foi trocada há 3 meses. Quando devo trocar novamente? É de prata e custou 50 reais.

Não cheguei a usar o Lucifer, uso o cooler stock mesmo! Minha preocupação foi que o PC estava reiniciando quando jogava Assassins creed Origins, e agora reiniciou quando eu jogava PUBG no ultra.. aí fiquei magoado e vi que precisava resolver esta questão da refrigeração..

adicionado 2 minutos depois

Foto de agora. Jogo está aberto porém não estou jogando!!

clube.png

adicionado 10 minutos depois

Até quantos graus posso deixar o CPU sem danificá-lo? 80, 85, 90?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lzrmito disse:

 O cooler Lucifer já devolvi há meses pois não encaixava de jeito nenhum!!

A pasta térmica foi trocada há 3 meses. Quando devo trocar novamente? É de prata e custou 50 reais.

Não cheguei a usar o Lucifer, uso o cooler stock mesmo! Minha preocupação foi que o PC estava reiniciando quando jogava Assassins creed Origins, e agora reiniciou quando eu jogava PUBG no ultra.. aí fiquei magoado e vi que precisava resolver esta questão da refrigeração..

adicionado 2 minutos depois

Foto de agora. Jogo está aberto porém não estou jogando!!

 

Sim, mas digo o cooler stock mesmo, está bem preso, parafusos completamente apertados? Deixar um pouco frouxo prejudica muito a refrigeração. Uma boa pasta térmica dura pelo menos uns 2 anos ou até mais, quanto a isso tá tranquilo. Não aplicou demais? O ideal é a camada mais fina possível, ou então uma gota do tamanho de uma ervilha no centro do processador, a pressão do bloco espalha. A tensão da CPU está em auto? Achei um pouco alta, aqui não passa de 1.28 V (leitura do HWMonitor, o Ryzen Master lê bem menos, algo como 1.25 V). Com 1.3 V eu consigo mandar todos os núcleos a 3.95 GHz de forma estável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2019 às 22:56, lzrmito disse:

Boa noite.

 

Possuo uma placa-mãe sem dissipador de VRM a asus prime b450 gaming-br am4, com ryzen 5 2600 stock, placa de vídeo rtx 2070.

Não possuo nenhuma ventilação (FAN, watercooler, air cooler).

Estou com superaquecimento, temperatura do CPU chegando aos 95° e o PC reinicia..

Há meses atrás comprei um cooler mas não encaixou na placa-mãe, aí devolvi pra loja.. (segue o post)

 

Se eu comprar algum cooler com suporte AM4, vai resolver meu problema ou nem assim vai resolver?

Alguma dica de cooler que funcionaria? pois o k2 diz que é am4 e não encaixou!!

Já comprei FAN mas não achei a entrada de 3 pinos, a loja quando montou guardou os fios bem escondidos kkkkk

 

 

 

 

Boa Noite.

O Gammar 400 está com um valor muito bom em tudo que é loja. Bom desempenho e baixo ruído.
Investimento na casa dos 100 reais pra manter seu a temperatura do seu R5 dentro da margem segura.


Gammaxx 400

Apenas fazendo algumas considerações.

O super aquecimento pode ter como causa o fator já apontado pelo colega Shaman93, que seria a má instalação do cooler box.
Outro fator que não seria diretamente a causa do problema mas colabora bastante é a falta de fluxo de ar no gabinete.
Pelo que ví o gabinete utilizado é um Pouter II, excelente por sinal, porém da forma que ele é apresentado no site da pichau vai com 3 fans no painel frontal funcionando como injetoras de ar.
Ou seja, tem muito ar entrando, mas pouco ar saindo. Esse "Acúmulo" de ar quente no interior do gabinete pode estar contribuindo pra essa situação.
Seria interessante instalar no mínimo 1 fan no painel traseiro (Recomendado seriam 3 pra manter o fluxo de ar constante) pra remover o ar quente e tornar o fluxo contínuo.
Sobre o comentário dizendo que não encontrou o conector de 3 pinos para encaixar as fans, é simples de resolver, basta colocar direto no molex da fonte. Existem adaptadores que fazem esse trabalho.

 

Adaptador Molex


Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!