Ir ao conteúdo

Uso da memória adequada, escolher uma é mais difícil do que parece...

Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Postado

Lendo o teste feito com o processador Ryzen 9, aqui pelo site do CH, como não sou pesquisador, não consigo compreender de imediato, então gerou algumas dúvidas:

Como já comprei o ryzen 9 e a placa Asus Tuf gaming plus wi-fi e não jogo, devo concluir que praticamente pouco ganho terei com edição de vídeos.

Foi falado apenas em jogos e vídeos, mas em outras atividades do pc tanto faz a menor quanto a maior?

Agora gostaria de um esclarecimento para poder comprar as memórias:

- A placa admite todas essas memórias abaixo, segundo seu fabricante:

4 x DIMM, Max. 128GB, DDR4 4400(O.C)/3466(O.C.)/3400(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz

- O máximo de velocidade admitida pelo processador, de acordo com a AMD é:

Memória: Velocidade máxima da memória 3200 MHz

Tipo de memória: DDR4

Canais de memória: 2

- Se o que pensei é válido, limite de 3200 Mhz do processador, que é tão recente, para que a Asus faz uma placa que vai até 4400 Mhz?

No teste é dito que na melhor das hipóteses, salvo tenha entendido errado, a melhor opção seria utilizar a memória DDR4-3600 MHZ, mas se a AMD informa que o máximo é menor do que isso como fica?

Obs: Como eu disse, esse é o meu entendimento, não estou dizendo com isso que o teste está incorreto ou coisa parecida, mas tenho essas dúvidas acima que gostaria que fossem esclarecidas para ampliar meus conhecimentos.

Postado

Cara é o seguinte sua placa-mãe conforme na descrição fala que aceita via overclock até 4400 mhz (OC) e nativamente até 2666 mhz,sim sua placa-mãe  faz até 4400 mhz,porém não significa que você consiga rodar as memórias disponíveis até 4400,somente com ótimo resfriamento para bater recordes, ou seja o ideal é procurar fazer um overclock que seja confortavel para seu PC sem realizar um extresse máximo na placa-mãe e vrm, e também memórias que vai ate essa velocidade são extremamente caras não compensa

• Curtir 1
Postado

voce sempre começa dizendo que nao é pesquisador, mas é. E voce ja tem uns 10 posts so de memoria.

voce esta perguntando e confundindo conceitos diferentes:

- UCLK, FCLK, MCLK

- DDR4 nativo, XMP/OC/DOCP

best-memory-for-ryzen-3000.jpg

Entao leia:

https://www.gamersnexus.net/guides/3508-ryzen-3000-memory-benchmark-best-ram-fclk-uclock-mclock

Como voce deve ter dinheiro pois pegou o ryzen 9, os melhores kits no brasil em lojas de varejo, samsung b-die:

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-xcalibur-16gb-2x8-4000mhz-ddr4-tf5d416g4000hc18edc01/

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-pro-dark-16gb-2x8-3200mhz-ddr4-tdprd416g3200hc14adc01

TridentZ Cl14 so no mercado livre. O vendedor BreXCwb sempre traz.

• Haha 1
Postado
16 minutos atrás, Brc disse:

voce sempre começa dizendo que nao é pesquisador, mas é. E voce ja tem uns 10 posts so de memoria.

voce esta perguntando e confundindo conceitos diferentes:

- UCLK, FCLK, MCLK

- DDR4 nativo, XMP/OC/DOCP

best-memory-for-ryzen-3000.jpg

Entao leia:

https://www.gamersnexus.net/guides/3508-ryzen-3000-memory-benchmark-best-ram-fclk-uclock-mclock

Como voce deve ter dinheiro pois pegou o ryzen 9, os melhores kits no brasil em lojas de varejo, samsung b-die:

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-xcalibur-16gb-2x8-4000mhz-ddr4-tf5d416g4000hc18edc01/

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-pro-dark-16gb-2x8-3200mhz-ddr4-tdprd416g3200hc14adc01

TridentZ Cl14 so no mercado livre. O vendedor BreXCwb sempre traz.

E realmente não sou pesquisador, considero um aquele que domina um ou vários assuntos porque além de pesquisar por novidades para se atualizar, faz de forma constante e se aprofunda no assunto, no meu caso, digo que não sou porque estou fazendo apenas agora mas assim que comprar eu esqueço do assunto, só irei pensar nisso quando for comprar outra...ai já esqueci tudo....😁

Quanto ao posts, são assuntos embora semelhantes, mas diferentes, sou contra posts kilómétrico, creio que o melhor é uma dúvida por post, porque se eu coloco vários temas sobre o mesmo assunto, sendo que iniciei com um e fui introduzindo outros ai vira uma salada e perde-se  interesse.

Ai o pessoal responde com links de reviews, benchmarks que eu não curto nem um pouquinho, ai continuo na mesma, e se eu postar tipo assim: Amigo, preciso de uma memória para o conjunto x e y, pode me indicar um e um link de onde comprar, o cara vai me achar folgado e com razão.

Ainda sobre o número de posts e que acho que se mudou a dúvida tem que abrir outro porque alguém que domina o assunto e já respondeu vai achar que para ele o assunto está encerrado quando não tá.

Não faço OC uso o pc "caretão", mas se puder instalar os equipamentos mais possantes para minha finalidade e estiver ao meu alcance eu farei.

Um exemplo para abrir esse post, li o artigo do senhor Rafael e lá consta que pode usar uma memória de 3.600 Mhz, ai vi no site da AMD que o processador só suporta 3.200 Mhz, inclusive você falou para comprar uma de 4.000 Mhz, mas porque o site só consta 3.200 Mhz, seria para não incentivar o OC?

Agradeço imensamente sua participação, vou verificar esses links acima....

adicionado 13 minutos depois

Olha ai tá vendo como acontece o que eu disse, as dúvidas vão aumentando, como agora, acessei o link gamersnexus e o programa lá usado,o DRAM Calculator for Ryzen parece que está setado em Ryzen 2 Gen, baixei para conferir e não tem Ryzen 3 gen então eu preferia abrir outro post para saber sobre o programa do que ir pendurando tudo aqui...mas é isso, eu posso estar errado mas se meu processador é 3ª geração usar algo para os de 2º geração irá dar certo?????

Postado

Overclock é fora dos padroes de fabrica, nao garantido de conseguir chegar la e nao garantem a longevidade do produto. Por isso nao ta la.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Então, estou com os mesmos questionamentos que você, em tudo... Montando PC para edição de vídeo com ryzen 9 3900x, placa ASUS X570=Pró, e na dúvida sobre memória. Essa G.Skill 3200 ficou de boas no ryzen ? quero usar 2 de 16Gb, talvez 4. Vou editar 4K no Davinci Resolve.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Mário Spoladore disse:

Então, estou com os mesmos questionamentos que você, em tudo... Montando PC para edição de vídeo com ryzen 9 3900x, placa ASUS X570=Pró, e na dúvida sobre memória. Essa G.Skill 3200 ficou de boas no ryzen ? quero usar 2 de 16Gb, talvez 4. Vou editar 4K no Davinci Resolve.

Essa não deu ou eu não soube configurar, seja como for, instalei 2 x 16 3.466 Mhz, aceitou na boa, modelo tá na especificação. A placa-mãe foi a Asus Tuf Gaming Plus com wi-fi.

Postado

@misterjohn Pode informar o modelo desta RAM que usou ? não achei G.Skill com 3.466 mhz. E o lance de "memória máxima de 3200" para o Ryzen 9 3900x que a própria AMD informa... Bem que vi pessoas sugerindo mínimo de 3600 para aproveitar o processador.  E essa placa TUF Gaming Plus tinha cogitado ela, mais barata que a Pró, mas só tem 1 slot PCIe 4.0 x16 pra placa de vídeo, mas tem wi-fi... E o SSD m.2, cabem 2 nessa placa ? Tá complicado achar uma configuração certa e rápida pro ryzen 9 3900x..., então perguntar pra quem já está usando, rsrs. O orçamento da minha configuração tá em 16.000 na Kabum, mas tenho receio de que economizar em algo me traga gargalos no processador

Postado

Orçamento de R$ 16.000,00 obtido ou é o que você pretende gastar?

Meu custo foi:

-Processador Ryzen 9: R$ 2.880,00;

-Memória: R$ 1.318,00

-Adaptador H115i: R$ 48,00 

-Cooler Noctua NH-15D: R$ 632,00 (Opcional, meu objeto de consumo desde 2016)

Eu coloquei 2x16 Gb, 3.466 Mhz, Hyperx Kingston; quanto ao processador, ele suporta 3.200 Mhz apenas por garantia da AMD, se colocar memória maior que isso e não funcionar, ela se exime.

Minha placa é essa:  https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-X570-PLUS-WI-FI/

Minha memória é essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1383205738-memoria-hyperx-fury-16gb-3466mhz-ddr4-hx434c16fb316-_JM

fan.png

Postado

@misterjohn R$ 16 mil é o obtido em consulta na Kabum, com 64 Gb de RAM. Mas vou colocar só 32 (2x16) Gb de RAM e economizar uns R$ 1.500,00, e se precisar coloco mais 32 Gb depois.

Vi reviews dessa Asus Tuf Gaming Plus com wi-fi e falam muito bem. Se eu definir que não preciso de 2 placas de vídeo, vou nessa, pois economizo uns 400 reais frente a X570-Pró.

A sua G.Skill deveria funcionar, pois são compatíveis com AMD.  Vi que tem que ajustar o perfil XMP das memórias no setup da placa-mãe.

Vou ver esta Hyperx 3466 então.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...