Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual das Z390 é melhor,e o porquê da resposta


renatoznsp

Posts recomendados

@renatoznsp Olá, bom dia.

 

Caro colega, em questão de VRM, o VRM dessa placa da gigabyte é superior ao da MSI(desse modelo que você citou da MSI) pois a gigabyte possui 10+2 fases, os mosfets de alta são 4C10N de 46A, perto dos 80°C ele entrega por volta dos 17A, sendo esse o mosfet de alta, e o de baixa sendo o 4C06N sendo de baixa suportando até 69A, porém em uns 80°C deve passar uns 24A, e o PWM dessa placa é o ISL 69138 que controla 7 ou 8 fases. Porém a placa em si tem 12 fases, no caso na gigabyte utiliza duplicadores ISL 6617 que duplicam o sinal do PWM e dividem no VCore, portanto não seria um VRM de 10+2 fases más sim um VRM de 5+2 fases(5 fases para o Vcore usando doublers que totalizam 10, e 2 fases para o VSoc)

 

Já a MSI utiliza mosfets mais simples e nem se quer possui heatsink nos VRMs so SOC(embora o SOC nem se quer esquente tanto, é sempre bom ter do que não ter um headsink[dissipador]). Os mosfets da MSI são de alta SM 4337 da SinoPower de "teóricos 55A" que devem entregar nem metade disso e os de baixa são os mosfet SM4503. O PWM dessa placa é o UPL 9521 que se não me falha a memória deve usar 6 fases ou 8 fases, totalizando um VRM de 6+2 fases para essa Z390.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Miguel099 Mas não fui eu que perguntei colega 0.o 

Eu só dei uma explicação que o colega pediu.

 

adicionado 15 minutos depois
1 hora atrás, Marcelo Miguel099 disse:

@renatoznsp no sentido de que a gigabyte tem muitas reclamacoes muitos problemas de aquecimento de placas de video e processadores ja a msi tenho varios amigos que sempre compraram msi e nunca se arrependeram. E nunca deu problemas.

De fato as alguns modelos de placas de vídeo da gigabyte estavam tendo problema de superaquecimento, porém foi com placas de vídeo e não placas mãe. E MSI e Gigabyte não fazem processadores. A vantagem que vejo da MSI é que talvez eles deem 3 anos de garantia no Brasil mediante a registro no site.

PS: Tem que confirmar isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renatoznsp Cara não faz sentido nenhum trocar colega.

Se não me engano essa placa ai usa um VRM de 14 fases sendo 10 para o Vcore e 4 para o Soc sendo um VRM de 5+2(5x2 + 2x2 usando doublers) sendo os mosfets FDPC5030SG de 35A-53A sendo excelentes mosfets tendo um PWM ISL6596 controlando as fases.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...