Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal Boa Tarde, uso meu PC no quarto e notei que os parafusos dos coolers estão oxidando, tipo um pozinho por cima com cor de ferrugem e depois ficou no parafuso, não só isso como deixei um alicate em cima da mesa do meu PC e fui usar estava todo enferrujado, meu quarto tem duas janelas e uma porta passando ar direto, como está enferrujando??? Meu PC ao todo e as peças, gabinete tá tudo normal só os parafusos dos fans RGB que eu uso estão enferrujando, tenho que meu preocupar?? Isso vai passar prós outros componentes?? o que posso fazer sobre isso?? Não tenho como usar o PC em outro lugar e é só naquele lugar mesmo, alguém pode ajudar?

Postado

Ferrugem ocorre apenas quando há a presença de umidade. Se seu PC estiver no chão, ele pode estar recebendo umidade das paredes (caso haja infiltração), do chão (no momento da limpeza) ou até do ar se você morar em alguma região muito úmida (apesar de eu considerar isso muito improvável). Se ele estiver diretamente abaixo de uma janela, talvez esteja recebendo gotículas de água das chuvas também.

Eu poderia recomendar que comprasse parafusos de melhor qualidade que tivessem uma proteção melhor (parafusos pretos por exemplo costumam ter uma camada de tinta que protege melhor), mas se você não eliminar a origem da umidade isso não vai adiantar. Você pode estar percebendo a umidade só externamente, mas posso te garantir que se ela é alta o bastante para enferrujar todos os parafusos, certamente está entrando no gabinete também. Instalar o gabinete sobre uma mesa (se ele estiver no chão) é sempre recomendado.

Observe qual realmente é seu caso e qual é a origem da umidade. Existem recursos para sanar isso, como impermeabilização das paredes se elas forem as culpadas, ou desumidificador de ar caso seja a umidade do ar, mas tudo vai depender de qual é a origem dessa umidade, e isso só você pode descobrir.

Postado

Usa um Desengripante anticorrosivo spray, tem em lojas de materiais para construção ou até mesmo super-mercados. É barato. 

adicionado 1 minuto depois

@SKVictor Aplique o desengripante anticorrosivo, e limpe com algodão. Você pode aplica-lo em muitas partes do gabinete para evitar futuros desgastes.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Moro em Santo André SP, meu PC fica em cima da mesa e do lado direito antes ficava no esquerdo, a janela é do meu lado, até meus outros PC's que eram mais simples e só tinha 2 coolers nunca enferrujou, o problema do meu bairro é as fortes chuvas, demora um pouco mas quando chove alaga, as paredes não tem infiltração mas são bem geladas, eu tirei justamente por medo dessas gotículas de água...

adicionado 2 minutos depois

@Italo Natan Qual marca você me recomenda? Posso passar no PC todo? Usar com o Spray aplicado? Tem perigo?

• Curtir 1
Postado

Você poderia colocar um painel entre a parede e o PC, e deslocar sua mesa para mais longe da janela. Isso seria uma media paliativa, claro, mas já ajudaria bastante. Minha maior preocupação é com o interior do gabinete, pois lá dentro é que existe maior risco com a presença de umidade. As trilhas da placa-mãe, vídeo e memórias em si são feitas de cobre, que não oxida como o ferro, mas a umidade excessiva pode ocasionar curtos e danificar as placas. O gabinete não tem como fechar completamente para isolar o conteúdo, pois ele precisa de ventilação constante.

Se conseguir deslocar a mesa para longe da janela creio que já reduzirá bastante a oxidação. A troca dos parafusos por outros de melhor qualidade é indicada em qualquer caso, e você pode comprá-los nas lojas de informática, ou em bulk na china pelo aliexpress.

Postado

@WOZ Dods Não tenho como trocar de lugar, minha casa é muito pequena, é um quarto para 3 pessoas, Cozinha, Sala e quarto ligados por corredor, já não tenho privacidade no quarto imagina na sala, não tem outra opção?

adicionado 31 minutos depois

@WOZ Dods @WOZ Dods Acabei de tirar foto, agora que vi está passando prós USBs frontais e até pro USB do mouse e teclado cara! Tô muito preocupado não sei o que fazer, vou mandar a foto dos parafusos pra você ver, a imagem é mais que 2mb tive que hospedar

https://ibb.co/fv9FNTy

https://ibb.co/B6zHX9H
https://ibb.co/PtY10mY

Postado

A oxidação está bem instalada. Você precisa mesmo interromper essa umidade de alguma maneira. Releia as opções que sugeri acima e pesquise novas se considerar que são impraticáveis. Além disso, troque todos esses parafusos por parafusos pintados (pretos). Sobre as portas USB, a opção oferecida pelo @Italo Natan de usar um desengripante é viável, mas não impede que a oxidação volte. 

Eu peço mil perdões, mas realmente não consigo imaginar no momento outra alternativa para eliminar o problema. Tudo que eu consigo imaginar é paliativo, temporário. A única solução definitiva seria eliminar a umidade.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ferrugem ocorre apenas quando há a presença de umidade. Se seu PC estiver no chão, ele pode estar recebendo umidade das paredes (caso haja infiltração), do chão (no momento da limpeza) ou até do ar se você morar em alguma região muito úmida (apesar de eu considerar isso muito improvável). Se ele estiver diretamente abaixo de uma janela, talvez esteja recebendo gotículas de água das chuvas também.

Eu poderia recomendar que comprasse parafusos de melhor qualidade que tivessem uma proteção melhor (parafusos pretos por exemplo costumam ter uma camada de tinta que protege melhor), mas se você não eliminar a origem da umidade isso não vai adiantar. Você pode estar percebendo a umidade só externamente, mas posso te garantir que se ela é alta o bastante para enferrujar todos os parafusos, certamente está entrando no gabinete também. Instalar o gabinete sobre uma mesa (se ele estiver no chão) é sempre recomendado.

Observe qual realmente é seu caso e qual é a origem da umidade. Existem recursos para sanar isso, como impermeabilização das paredes se elas forem as culpadas, ou desumidificador de ar caso seja a umidade do ar, mas tudo vai depender de qual é a origem dessa umidade, e isso só você pode descobrir.

Mudei o PC de Ângulo, mais longe das paredes, comprei um removedor de ferrugem, esfreguei e coloquei de molho amanhã vou retirar passar água depois tiner e usar uma tinta Spray que comprei, como eu disse é complicado, isso é o máximo que consigo fazer, vou ficar tirando e pintando toda vez fazer o que, vou comprar também um anticorrosão e passar em todo o PC, como eu disse minha casa é minúscula, nem espaço direito tenho, vou passar nas paredes um  impermeabilizante e ver se resolve :(, é frustrante montar um PC e investir 4.000 pra ver enferrujar cara...

Postado
2 horas atrás, SKVictor disse:

Mudei o PC de Ângulo, mais longe das paredes, comprei um removedor de ferrugem, esfreguei e coloquei de molho amanhã vou retirar passar água depois tiner e usar uma tinta Spray que comprei, como eu disse é complicado, isso é o máximo que consigo fazer, vou ficar tirando e pintando toda vez fazer o que, vou comprar também um anticorrosão e passar em todo o PC, como eu disse minha casa é minúscula, nem espaço direito tenho, vou passar nas paredes um  impermeabilizante e ver se resolve :(, é frustrante montar um PC e investir 4.000 pra ver enferrujar cara...

Não passe água por favor. Ela é justamente a causadora do seu problema! Depois de passar desengripante você deve deixar ele formar a camada protetora e só passar um pano para tirar a oxidação evidente. 

Espero que consiga conciliar seu investimento com seu espaço.

Postado
30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não passe água por favor. Ela é justamente a causadora do seu problema! Depois de passar desengripante você deve deixar ele formar a camada protetora e só passar um pano para tirar a oxidação evidente. 

Espero que consiga conciliar seu investimento com seu espaço.

Ahhh Ok, deixei 2 horas e quando vi não tinha mais nada de ferrugem, também passei um pouco nos buracos do gabinete para parafusar e também saiu tudo, passei na USB bem pouco para que não houvessem gotas e também zerou, eu só esqueci de passar no do HD mas aí vou fazer isso amanhã, e também pintar com Spray, Sim cara meu tipo físico já não me favorece em espaço agora a Casa, deixei num ângulo que ficou até que bom, o Problema é um passar sem perceber e derrubar meu PC...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...