Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar i5 9600kf por ryzen 5 3600x?


Posts recomendados

Sou leigo e comprei por impulso na black friday achando que estava fazendo um ótimo negócio, e depois pesquisando descobri que não era tão bom negócio assim..  Vamos lá:
i5 9600kf = 939,90

MSI B365M pro-vh = 412
Crucial 2666 8gb x2 = 413,88

Teclado + mouse sem fio = 58,71
SSD m.2 adata s40g 512 gb = 482,24

Xfx rx 580 oc 8gb = 789,90

Com frete = R$ 3247 (151,07)

Analisando os preços com calma, percebi que gastando míseros 100 reais a mais eu poderia ter pego esse kit ryzen:
Ryzen 5 3600x = 1099

Biostar Racing b350 gt3 = 448,16

Adata m.2 240gb = 329,29

adata xpg 3000 8gb x2 = 459,80

teclado + mouse sem fio = 58,71

Xfx 580 oc 8gb = 809,09

Com frete = R$ 3356,02 

 

Vocês acham que vale a pena eu devolver o que comprei e ainda estou esperando chegar e pegar essa segunda opção? Seria um ganho muito grande em performance? 
OBS: A fonte (CX550) e o gabinete eu já tenho. O uso seria para trabalho com programas tipo office e profitchart pro e jogos do origin access.
Sugerem alguma alteração? 

 

Me ajudem, por favor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei falar da performance, mas pela marca da MOBO os produtos foram comprados na Terabyte. O valor final me pareceu salgado, tenho curiosidade em saber o valor de cada item.
Outra coisa é que os itens possuem um preço diferente em cada dia da semana, que podem variar de 100 até 300 reais.

Pichau está com PC's montados em boas ofertas hoje, tem, por exemplo, Ryzen 5 3600 com GTX 1660 por 2.899. Claro que placa-mãe é de entrada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o que conta mesmo é a quantidade de Cores.

Essa história de mais threads acho que é só perfumaria e na realidade ele não melhora em nada o desempenho...

Alias, ja vi um teste no youtube com um Xeon 4 Cores e 8 Threads, e quando eles desativavam o Hyper-Threading na BIOS o processador passava a funcionar com 4 cores e 4 threads, e com isso nos jogos eles conseguiram aumentar 3-5 FPS, ou seja ao invés de piorar o desempenho melhorou!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LaleizO userbenchmark não é um site confiável não. Com o lançamento dos Ryzen, os processadores da AMD passaram a dominar o topo do ranking mas, por algum motivo, eles mudaram o peso de benchmarks multicore acima de 6 núcleos e threads, diminuindo a importância deles. Isso fez com que os processadores da AMD caíssem no ranking deles e voltasse a ter so Intel no topo. Apesar disso, eu considero o 9600kf um ótimo processador. O único problema é que não te abre espaço para upgrades futuros pois o LGA 1151 não terá mais novos produtos. E no futuro, TALVEZ, os jogos passem a usar mais threads/núcleos do que atualmente utilizam, o que deixaria o 9600kf pra trás em jogos mais modernos.  Mas ninguém sabe quando chegará esse momento. 
 

outra coisa, esse processador vem sem cooler. Você comprou um? Senão na hora de montar você não vai conseguir ligar hehehe

 

@gutopereiranao sei quanto ao Xeon, mas para os Ryzen, a opinião geral é manter os múltiplos threads ativos porque prejudica o 1% low, apesar de ganhar na média 1% de fps:

www.techspot.com/amp/review/1882-ryzen-9-smt-on-vs-off/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Imaginei algo assim sobre o userbench mesmo.. Eu tenho um cooler deepcool ice mini, será que da conta? Não vou fazer O.C. 
Essa parte do upgrade realmente é ruim.
Posso abusar da sua atenção e pedir uma recomendação sobre o que você faria com R$ 3500 reais hoje? Eu já tenho a fonte cx550, monitor ultrawide 29' lg e um gabinete bom. Com esse dinheiro com certeza pegaria um kit melhor que os que eu citei, correto? É o que posso gastar no momento. Muito obrigado pela ajuda

adicionado 13 minutos depois

@gutopereira Então para uso diário, office, navegar e ouvir música o que manda é o single thread? Teoricamente eu não sentiria diferença de um pro outro, só se eu fosse editar vídeo ou em jogos para o futuro que precisem de mais núcleos/threads que eu poderia sentir uma diferença, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Laleiz disse:

 

adicionado 13 minutos depois

@gutopereira Então para uso diário, office, navegar e ouvir música o que manda é o single thread? Teoricamente eu não sentiria diferença de um pro outro, só se eu fosse editar vídeo ou em jogos para o futuro que precisem de mais núcleos/threads que eu poderia sentir uma diferença, correto?

Acredito que sim...

Em relação a uma sugestão sobre o que voce poderia pegar com 3.500 reais, se o objetivo for jogos eu economizaria no processador para poder pegar uma placa de video melhor. Por exemplo, daria pra economizar uns 500 reais trocando o R5 3600X por um R5 1600 e com isso trocar a RX 580 por uma RX 5700 ou uma GTX 1660ti ou super.


Em jogos o que manda é a placa de video! Em relação ao processador, voce só não pode usar um muito fraco para não dar gargalo na sua placa de video. Se o processador que voce escolher conseguir empurrar a placa de video, pode ter certeza que gastar 500 reais a mais numa placa de video vai te gerar muito mais performance do que gastar 500 reais a mais no processador...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!