Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questão sobre os conectores PWM !!


Posts recomendados

Amigos, nessa black fraude eu resolvi montar um PC novo pra mim, ja que a minha placa-mãe não da POST ( uma Gigabyte AB350m Gaming 3 ), e comprei tudo novo pra ficar com um PC top por um bom tempo, porém eu precisarei instalar 5 fans no meu gabinete ( cougar MX330-G ), e a minha placa-mãe ( MSI X570 A-Pro ) tem 6 conectores para fans PWM, porém incluindo a fan do processador, sendo que eu peguei 5 fans Alaska Black Viper , e para minha decepção os cabos desse fan são extremamente curtos, tipo uns 15 cm no máximo, e o meu gabinete é ate bem grandinho e eu terei que comprar alguns cabos extensores para ligar as fans, e ai entra a minha duvida, eu posso comprar aqueles cabos em "Y" para ligar duas fans em um só conector , ou isso forçaria muito o conector ( na questão energética )?? tipo eu não manjo muito de eletricidade e corrente, e eu não sei quantos amperes esses conectores trabalham, se eles são feitos para apenas um acessório , ou se eles tem margem para mais de um fan em um só conector ?? no caso eu estava querendo pegar esses cabos em Y devido ao preço que sai mais em conta do que ter que comprar 5 cabos individuais independentes !!!

 

766b3d3172e05604d6182392cec60fd4.jpeg

cabo-sleeved-multi-fan-2-cooler-fan-4-pi

 

Meu setup que eu estou montando:

 

Ryzen 7 3700x

MSI X570 A Pro

16gb DDR4 Kingston Hyper X Predator 3000MHZ

SSD M.2 WD 240gb ( O.S )

SSD Lexar 512gb

SSD Kingston A400 240GB

HD Seagate 1tb

Corsair CX 750w

Gabinete Cougar MX330-G

Placa de Video RX590 Sapphire ( temporária, pois eu pretendo pegar uma RX 5700XT Gaming X da MSI )

Monitor Ultrawide LG 29UM69-G 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Pode usar os Y sem problemas. O consumo energético dos fans será suportado por cada conector sem problemas. Existem MOLEX para ligar até 5 fans em um único conector. 

eu posso ligar as fans no conector de bomba do WC ??, essa placa-mãe também vem com esse conector "exclusivo" para bombas de wc, e eu posso usar para ligar outra coisa alem da bomba ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre desse tipo:

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002-45/p

São simples e eficientes, instalei 2 deles para minhas AKASA APACHE de 4pinos com PWM.Eles tem cabo com uns 30cm que devem ser suficiente porque os cabos da AKASA são 50cm.

adicionado 0 minutos depois

só completando:

http://www.akasa.com.tw/search.php?seed=AK-CB002

adicionado 5 minutos depois

Poderia usa até os 3 FAN em cada, mas devido á localização dos sys_FAN é melhor separar aqueles que tem função parecida: um para os FAN intake outro para FAN out(sucção e exaustão de ar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roger Ferreira Couto disse:

eu posso ligar as fans no conector de bomba do WC ??, essa placa-mãe também vem com esse conector "exclusivo" para bombas de wc, e eu posso usar para ligar outra coisa alem da bomba ??

O PUMP foi especificado para a bomba dos WCs, que teoricamente consome mais energia. Acredito não haver problema em ligar um FAN nele. Pra ter certeza, olhe no manual da placa se tem alguma restrição. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Roger Ferreira Couto disse:

eu posso ligar as fans no conector de bomba do WC ??, essa placa-mãe também vem com esse conector "exclusivo" para bombas de wc, e eu posso usar para ligar outra coisa alem da bomba ??

Poder pode, mas não faz sentido porque essa MB tem 4 sys_FAN de 4 pinos, deve escolher a sys_FAN mais próxima para ligar.

Cada sys_FAN aguenta 2A e cada FAN não chega a 0,5A, então é tranquilo.

adicionado 2 minutos depois

E como falei, é só ligar FAN com o mesmo tipo de uso(entrada de ar ou saida de ar), uma vez que o controle é feito pela temperatura de cada sensor escolhido na MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!