Ir ao conteúdo

Ryzen 5 2400g erro driver de vídeo no linux

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Olá, não sei por onde começar, mas vamos lá:

Montei um pc com um Ryzen 5 2400g, asus a320m-k BR e duas memórias hyperx de 8 gigas cada. O problema é que nem sempre ele dá vídeo. Eu ligo, aparece aquela tela em que, se eu quiser, posso entrar na bios, e depois disso ele corta o vídeo. Ou, quando passa dessa parte, só consigo entrar no security mode do linux. Estou usando uma hd antiga, que era do meu notebook. Achei que fosse isso, então tentei formatar a hd usando um pendrive, mas ele não tá "lendo" o pendrive. Ele aparece nas opções da bios, mas quando escolho o pendrive como opção de boot ele reinicia e fica com aquele problema de cortar o vídeo.

Desculpa se estiver faltando alguma informação ou se o texto estiver muito bagunçado.

• Membro VIP
Postado

@Josie Jose Tudo bem? Bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

Inicialmente pensei que seu problema era físico, mas ao descrever o linux como seu sistema operacional, existe uma possibilidade de os drivers de vídeo não estejam sendo carregados corretamente, a pouco tive o mesmo problema com a instalação do linux mint e outros usuários relataram o mesmo com outras distribuições quando tentavam instalar "linux" no vídeo onboard das APU das AMD, abaixo vou deixar um link pra um tutorial de como resolver este problema.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1400835-instalação-linux-ryzen-g-amd-apu-vídeo-onboard/

Espero que ajude.

Até!

Postado
14 minutos atrás, GusGraf disse:

@Josie Jose Tudo bem? Bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

Inicialmente pensei que seu problema era físico, mas ao descrever o linux como seu sistema operacional, existe uma possibilidade de os drivers de vídeo não estejam sendo carregados corretamente, a pouco tive o mesmo problema com a instalação do linux mint e outros usuários relataram o mesmo com outras distribuições quando tentavam instalar "linux" no vídeo onboard das APU das AMD, abaixo vou deixar um link pra um tutorial de como resolver este problema.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1400835-instalação-linux-ryzen-g-amd-apu-vídeo-onboard/

Espero que ajude.

Até!

GusGraf, o problema que você relatou no outro tópico é  realmente o mesmo que o meu, mas tem um detalhe: não consigo bootar pelo pendrive. Já tentei com o ubuntu e com o windows 10, ele não entra na tela  de instalação do S.O.. E desde ontem isso aparece como opção de boot: UEFI:pxe ip6 realtek pcie gbe family countroller.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Josie Jose Você não tá formatando o pendrive corretamente.

Windows e Linux atualmente utilizam UEFI, por onde você tá gravando a imagem Linux? Pelo Rufus? Tá escolhendo o modo GPT UEFI?

Outra coisa é ver a ordem de boot no setup. Se tá aparecendo o ethernet como opção de boot é porque tu fez lambança na configuração. Na dúvida leia o manual e dê um set defaults CMOS no BIOS.

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Josie Jose Você não tá formatando o pendrive corretamente.

Windows e Linux atualmente utilizam UEFI, por onde você tá gravando a imagem Linux? Pelo Rufus? Tá escolhendo o modo GPT UEFI?

Outra coisa é ver a ordem de boot no setup. Se tá aparecendo o ethernet como opção de boot é porque tu fez lambança na configuração. Na dúvida leia o manual e dê um set defaults CMOS no BIOS.

Não sabia disso. você sabe alguma forma de formatar o pendrive pra UEFi no Linux?

Não, estou usando um gravador de imagem usb que tem no Linux mesmo.

Já fui  na bios e mudei a ordem de boot e já dei set defaults na bios.

Postado

Gente, depois do @Phoenyx mencionar que eu o windows e o linux usam UEFI, fui pesquisar e formatei meu pendrive pelo gparted em GPT. Coloquei a .iso do ubuntu pelo gravador de imagem do mint e funcionou. Agora estou usando o Ubuntu, e fora algumas travadas quando abro algum jogo(o CS principalmente), tá tudo ok- Inclusive o problema de sumir a imagem e eu ter que reiniciar. 

Enfim, muito obrigada pela ajuda os dois. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!