Ir ao conteúdo

Por que meu HD não lê as coisas na hora de desfragmentar na velocidade maxima?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Por que meu HD(Disco com agulha não é nenhum tipo de SSD) não ler as coisas na hora de desfragmentar e abrir programas como por exemplo emuladores de jogos android na mesma velocidade dos teste de escrita e leitura (mais ou menos 88MB/s)? Ele não chega a metade dessa velocidade(~44MB/s) o máximo que ele consegue é 25MB/s. Por que ele não ler tudo(programas) na velocidade máxima dele (mais ou menos 88MB/s)  ?

OBS: O programa que eu usei para medir a velocidade máxima média de leitura e escrita foi o CrystalDiskMark 7. E para verificar a velocidade de leitura na hora de abrir programas eu uso o Gerenciador de Tarefas(Ctrl+Alt+Del) . 

A marca do HD é Western Digital 300GB.

• Solução
Postado

Você espera que um HD mantenha a velocidade máxima mesmo quando rodando um desfragmentador? ele já ta fazendo milagre de permitir que você use o PC enquanto a desfragmentação ocorre...

Hds mecânicos não mantem a taxa de leitura igual por todo o disco, isso porque os dados são armazenados em discos e a geometria dos discos faz com que tenha mais setores nas bordas e com a quantidade de espaço e dados gravados caindo conforme se aproxima do centro.

Ou seja nas extremidades mais setores passam pela cabeça de leitura em uma unica volta dados, logo os arquivos são lidos, gravados mais rápidos, uma volta do disco próximo do centro lê/grava menos dados,  logo a taxa de transferência cai conforme a cabeça de leitura se aproxima do centro do disco.

No caso da desfragmentação o HD precisa ler pedaços de arquivos por todo o disco e a movimentação da cabeça/braço de leitura por todo o disco toma mais tempo e consequentemente derruba mais a taxa de transferência.

Um SSD por outro lado tanto faz onde estão os dados, o tempo de acesso é o mesmo, apenas a gravação que é mais lenta que a escrita.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!