Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desabilitar o turbo boost do ryzen 5 é uma boa?


Posts recomendados

Pesquisei aqui no fórum que toda série 3 do ryzen 5 é bugada em relação ao uso dos clocks do processador fazendo o mesmo usar 100% do desempenho em atividades desnecessárias fazendo a fan do processador ficar oscilando bastante.

 

Li que desativar o precision boost na bios irá sacrificar um pouco de desempenho mas resolveria esse problema do processador usando o máximo de clock desnecessariamente e que isso resultaria também na diminuição da temperatura

 

Isso é correto?

 

VI esses comentários como exemplo:

 

 

mano é aasim mesmo se você fizer stress vai dar 93 graus no tdie , tambem tenho um ryzen 3600 , o que você pode fazer é comprar outro cooler air ou water , ou então perdendo um pouco de desempenho e desativar o precision boost na bios

-

 

desativa o turbo boost que ja era, o meu em stress total com cooler box chega no maximo a 70 graus. Perde um pouco de desempenho, mas baixa bastante a temperatura.

-

 

Quem tá com problemas na temperatura, vai na BIOS, entra na aba de overclock do CPU e desativa o VCORE e o PRECISION BOOST OVER DRIVE, que já vem automatico de fabrica na amd, é tipo um overclock automático, depois que desativei a CPU voltou aos clocks originais e ficou estável as temperaturas. Agora só roda entre 40 graus á 60 no máximo, com o CPU em 100%.

-

 

 

Meu processador é ryzen 5 3400g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Seumadrugahs disse:

Pesquisei aqui no fórum que toda série 3 do ryzen 5 é bugada em relação ao uso dos clocks do processador fazendo o mesmo usar 100% do desempenho em atividades desnecessárias fazendo a fan do processador ficar oscilando bastante.

Nunca ouvi isso, mas tudo bem.

 

54 minutos atrás, Seumadrugahs disse:

Li que desativar o precision boost na bios irá sacrificar um pouco de desempenho mas resolveria esse problema do processador usando o máximo de clock desnecessariamente e que isso resultaria também na diminuição da temperatura

Desativar o turbo é a solução errada para outro problema (o de super aquecimento), então não é uma boa.

55 minutos atrás, Seumadrugahs disse:

mano é aasim mesmo se você fizer stress vai dar 93 graus no tdie , tambem tenho um ryzen 3600 , o que você pode fazer é comprar outro cooler air ou water , ou então perdendo um pouco de desempenho e desativar o precision boost na bios

-

 

desativa o turbo boost que ja era, o meu em stress total com cooler box chega no maximo a 70 graus. Perde um pouco de desempenho, mas baixa bastante a temperatura.

-

 

Quem tá com problemas na temperatura, vai na BIOS, entra na aba de overclock do CPU e desativa o VCORE e o PRECISION BOOST OVER DRIVE, que já vem automatico de fabrica na amd, é tipo um overclock automático, depois que desativei a CPU voltou aos clocks originais e ficou estável as temperaturas. Agora só roda entre 40 graus á 60 no máximo, com o CPU em 100%.

Ignore esses comentários, são pessoas que não sabem o que estão dizendo. Ou pelo menos, estão fora de contexto, mas é mais provável que só não saibam mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous @Imakuni Não estou com problemas de superaquecimento, mas acho estranho o uso indevido do processador para atividades ínfimas, por exemplo fico jogando apex no high e acho normal usar 100% do processador e chegar ao pico de 75 graus,

 

Mas quando vou jogar lol ou dota 2 q são jogos levíssimos fica na temperatura normal de 58 a 68 graus, mas aleatoriamente dá uns pico de 68 a 74 graus usando o máximo do processador sem nenhuma necessidade

 

E isso resulta numa fan barulhenta que acho o problema mais chato porque o tempo inteiro jogando fica alternando entre o baixo a medio e alto desempenho ficando aquela turbina de avião no seu ouvido

 

Eu uso a fan que vem com o próprio processador que dizem ser boa mas barulhenta mesmo

 

Aí tô na duvida de como resolver esse problema na oscilação da fan: achar algum jeito de desabilitar o turbo do processador e aí reduzir a temperatura e consequentemente a fan vai oscilar menos por atingir temperaturas menores (se isso funcionar... n sei se desabilitar o turbo core vai diminuir as temperaturas)

 

Ou programo manualmente o uso da fan no speedfan

 

Ou compro um cooler decente...

 

O que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Seumadrugahs disse:

Mas quando vou jogar lol ou dota 2 q são jogos levíssimos fica na temperatura normal de 58 a 68 graus, mas aleatoriamente dá uns pico de 68 a 74 graus usando o máximo do processador sem nenhuma necessidade

Se há uso, é porque há necessidade. E 74C não faz diferença, a temperatura dá pulo mesmo quando há uso.

 

3 horas atrás, Seumadrugahs disse:

E isso resulta numa fan barulhenta que acho o problema mais chato porque o tempo inteiro jogando fica alternando entre o baixo a medio e alto desempenho ficando aquela turbina de avião no seu ouvido

 

Eu uso a fan que vem com o próprio processador que dizem ser boa mas barulhenta mesmo

 

Aí tô na duvida de como resolver esse problema na oscilação da fan: achar algum jeito de desabilitar o turbo do processador e aí reduzir a temperatura e consequentemente a fan vai oscilar menos por atingir temperaturas menores (se isso funcionar... n sei se desabilitar o turbo core vai diminuir as temperaturas)

Qualquer fan decente faz barulho em alta rotação, é algo que não tem como evitar. Agora, o que você pode evitar é deixar subir o RPM, configure a curva manualmente que resolve o problema do barulho.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Se há uso, é porque há necessidade. E 74C não faz diferença, a temperatura dá pulo mesmo quando há uso.

 

Qualquer fan decente faz barulho em alta rotação, é algo que não tem como evitar. Agora, o que você pode evitar é deixar subir o RPM, configure a curva manualmente que resolve o problema do barulho.

 

 

Pra configurar a curva manualmente seria no speedfan, correto? você poderia me indicar um tutorial pra isso?

Obrigado

adicionado 29 minutos depois

Como o lol é um jogo leve o jeito que arrumei de n ficar exigindo desnecessariamente do processador foi mudar pra economia de energia, aí o lol fica tranquilo com pico de no máximo até 63 graus (comparado a antes a 74 graus)

 

O que acho estranho é que ainda fica oscilando muito a temperatura em um curto tempo, sempre fica entre 47 a 58 graus e isso faz com que a fan fique alternando a cada 10 seg em média entre baixo a médio desempenho. É normal essa oscilação de temperatura repentina?

 

É só em game isso, em idle ou usando só a internet a temp fica normal sem oscilar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!