Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então pessoal, minha configuração atual é a seguinte:

Fonte: Cosair CX 500 80 Plus Bronze

(https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/cx-series-config/p/CP-9020047-EU)

placa-mãe: Asus B85M-E/BR

(https://www.asus.com/br/Motherboards/B85MEBR/)

Processador: i3-4170

(https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/77490/intel-core-i3-4170-processor-3m-cache-3-70-ghz.html)

Memória RAM: Kingston HyperX FURY 2x4GB 1600Mhz DDR3

(https://www.hyperxgaming.com/br/memory/fury-ddr3)

Placa Gráfica: EVGA GTX 1050 2GB

(https://br.evga.com/articles/01063/evga-geforce-gtx-1050-ti-and-1050/)

Gabinete: Corsair Carbide Series SPEC-02

(https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Gabinetes/Gabinete-para-jogos-mid-tower-com-LED-vermelho-Carbide-Series™-SPEC-01/p/CC-9011051-WW)

Armazenamento: HD 320GB e 2 SSD 120GB

Por enquanto está atendendo minhas necessidades, jogo todo tipo de jogo, principalmente jogos de mundo aberto e tá sendo suficiente pro meu gosto.

Acontece que tenho pensado em atualizar essa configuração agora, porque acho que ainda consigo vender bem o kit placa-mãe, processador e memórias. Quero ganhar algum desempenho, deixando uma folga pra atualizar ele só daqui a 2 ou 3 anos. Não pretendo mudar pra AMD, mas aceito as sugestões.

Com esse dinheiro e mais uns 800 reais, pretendo pegar um módulo de 8GB 2666mhz considerando que futuramente eu coloque mais 8GB. 

No processador não queria investir mais de 800 reais. O i5 9400f ou 9400 que eu estou considerando, excede um pouco esse limite e é tentador o preço do i3 9100f, mas to na dúvida se vale a pena por ser 4c/4t e com o 4170 2c/4t apesar da idade ainda tá suprindo bem. Preciso por na balança se tem um ganho considerável de desempenho, se tiver, pra mim tá valendo.

Outro ponto a considerar é se posso manter a GTX 1050 2GB por um tempo ou se nesse conjunto ela vai se tornar inútil e vou ter que trocar.

E tem a placa-mãe pra fechar.

Não to com pressa, acho que consigo ficar mais um ano com essa configuração, mas o que recomendam?

Postado
15 horas atrás, b.cordeiro disse:

Não pretendo mudar pra AMD, mas aceito as sugestões.

No processador não queria investir mais de 800 reais. O i5 9400f ou 9400 que eu estou considerando, excede um pouco esse limite e é tentador o preço do i3 9100f, mas to na dúvida se vale a pena por ser 4c/4t e com o 4170 2c/4t apesar da idade ainda tá suprindo bem. Preciso por na balança se tem um ganho considerável de desempenho, se tiver, pra mim tá valendo.

Já aprenda agora: qualquer coisa que tem "F" no nome, é ruim e você jamais deve comprar. Isso vale tanto para Intel como AMD. Nessa faixa de preço, a melhor compra é o Ryzen 3600, sem dúvida nenhuma, e se puder fazer o esforço, vale muito a compra. Mas há opções mais baratas se necessário. De qualquer forma, pegue com uma placa-mãe B450.

• Obrigado 1
Postado

@Imakuni muita gente fala isso do F, mas seria só por causa do vídeo integrado? No caso da AMD eu sei que não e também não pretendo usar vídeo do processador, quero mesmo é o melhor custo/benefício. No caso do i3 o processador sai pela metade do preço, já o i5 9400 que eu coloquei aí tem vídeo integrado, supera o Ryzen em alguns quesitos, perde no multitarefas, mas eu só vou explorar mesmo em jogos. Achei o Ryzen mais adequado pra modelar algumas coisas e edito uns vídeos ocasionalmente, mas se dá pra economizar 300 no Intel sem ficar muito atrás, não seria melhor investir essa diferença numa placa de vídeo?

Outra coisa, acha que essa GTX1050 2GB vai

dá muito gargalo com qualquer um desses processadores ou dá pra manter ela na configuração até o próximo upgrade?

Postado
14 horas atrás, b.cordeiro disse:

@Imakuni muita gente fala isso do F, mas seria só por causa do vídeo integrado?

É uma regra que engloba várias coisas. Por exemplo, os processadores FX são uma péssima compra hoje em dia, e tem F no nome, então a regra cobre. Se você ver uma placa de vídeo Firepro ou Fury (raro, mas vai que...), ambas não devem ser compradas, e tem F no nome. E os processadores Intel, nenhum deles vale a compra no low end por que um Ryzen é sempre melhor; se tivessem vídeo integrado, até teria alguma razão (embora fraca) para pensar neles, mas como não é o caso dos F, então a regra se aplica aqui.

14 horas atrás, b.cordeiro disse:

Outra coisa, acha que essa GTX1050 2GB vai

dá muito gargalo com qualquer um desses processadores ou dá pra manter ela na configuração até o próximo upgrade?

Não pense em termos de "gargalo" que não é uma boa ideia. Compre o que você pode e seja feliz, ainda mais se você já vai dar um up mesmo.

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

E os processadores Intel, nenhum deles vale a compra no low end por que um Ryzen é sempre melhor; se tivessem vídeo integrado, até teria alguma razão (embora fraca) para pensar neles, mas como não é o caso dos F, então a regra se aplica aqui.

Mas o custo por frame na Intel é melhor. Então a influência (embora fraca) do F da Intel é só pela ausência do gráfico integrado que é compensado com um baita desconto, o que acaba fazendo com que deixe de ser algo negativo. Sei que tem certa instabilidade em alguns jogos novos, mas no geral o desempenho médio é melhor. Nas pesquisas de preço, vi que os Ryzen que superam um Intel são mais caros então acho que vou de i5 mesmo. De 750 pra 1150 é muito dinheiro. A vantagem que um Ryzen tem sobre um Intel não é tão clara e obviamente não vale 400 reais.

adicionado 5 minutos depois
1 hora atrás, Imakuni disse:

Não pense em termos de "gargalo" que não é uma boa ideia. Compre o que você pode e seja feliz, ainda mais se você já vai dar um up mesmo.

É que a 1050 eu ainda consigo vender, por isso economizando no processador talvez eu consiga uma placa mais equilibrada com essa configuração. 

Postado
58 minutos atrás, b.cordeiro disse:

Mas o custo por frame na Intel é melhor. Então a influência (embora fraca) do F da Intel é só pela ausência do gráfico integrado que é compensado com um baita desconto, o que acaba fazendo com que deixe de ser algo negativo. Sei que tem certa instabilidade em alguns jogos novos, mas no geral o desempenho médio é melhor. Nas pesquisas de preço, vi que os Ryzen que superam um Intel são mais caros então acho que vou de i5 mesmo. De 750 pra 1150 é muito dinheiro. A vantagem que um Ryzen tem sobre um Intel não é tão clara e obviamente não vale 400 reais.

Não é bem assim; pelo mesmo preço, você pega mais threads com os da AMD do que com a intel, e ainda ganha overclock, então quem acaba tendo mais desempenho não são esses i3 e 5 fuleiros. Fora, claro, a plataforma melhor.

Por exemplo, por 750R$, você pega um 2600 usado (que inclusive tinha por 650, então estava é mais barato) e dá tchauzinho para o 9400f graças ao OC e Multithreading. Por ~400 de um 9100f, você pega um 1400 e supera, ou então pega um 2200g e fica com o mesmo processador, mas ganhando de brinde uma GPU integrada.

1 hora atrás, b.cordeiro disse:

É que a 1050 eu ainda consigo vender, por isso economizando no processador talvez eu consiga uma placa mais equilibrada com essa configuração. 

Sim sim, mas não o fato de dar "gargalo" - seja lá o que isso signifique... -  que deve influenciar sua compra.

• Coordenador
Postado
17 horas atrás, b.cordeiro disse:

...quero mesmo é o melhor custo/benefício. 

Mas o custo por frame na Intel é melhor. 

Antes de tomar essa decisão, recomendo a leitura do seguinte tópico: clique aqui. Em uma build custo x benefício, o processador Intel geralmente é a primeira coisa a desconsiderar como opção. A Intel está em queda livre na participação de mercado, tendo em vista que os processadores da AMD são chips superiores no geral pelo mesmo valor. O Ryzen 5 3600 é o "processador do momento", mas mesmo um Ryzen 5 2600 já seria escolha mais interessante que qualquer Core i5 atual.

• Obrigado 1
Postado
16 minutos atrás, Imakuni disse:

Por exemplo, por 750R$, você pega um 2600 usado (que inclusive tinha por 650, então estava é mais barato) e dá tchauzinho para o 9400f graças ao OC e Multithreading. Por ~400 de um 9100f, você pega um 1400 e supera, ou então pega um 2200g e fica com o mesmo processador, mas ganhando de brinde uma GPU integrada.

Mano, eu não acho um teste onde um Ryzen supere um Intel de modo que o preço compense. Vou pegar um usado pra ter um desemoenho desse? 

Eu queria saber como tirar melhor proveito desses threads. Percebi que com menos atuação do processador o Ryzen consome menos memória RAM e empurra igualmente a placa de vídeo, mas o fps sempre abaixo do intel. Os threads não estão fazendo diferença nos jogos. Futuramente talvez eu precise de mais memória que com um Intel do que com um AMD, mas provavelmente já vou vou ter atualizado o PC de novo. Quero economizar hoje e não tô achando esse preço do Ryzen. 

Postado
52 minutos atrás, b.cordeiro disse:

Mano, eu não acho um teste onde um Ryzen supere um Intel de modo que o preço compense. Vou pegar um usado pra ter um desemoenho desse? 

Se você olhar a média, realmente, o 9400f parece melhor. Mas o problema não é a média, são as quedas, que são os momentos que o jogo dá uma travada. Dê uma olhada:

far-cry-5-frametime-plot.png

Dá para perceber a diferença de um processado a 5.2ghz de 6 núcleos sem HT VS um a 4.3ghz, mas que tem HT para ter threads extras? Dá para ver que o primeiro tem quedas e o segundo roda suave, muito embora tenha média menor? É claro, não é todo jogo que vai ter esse problema. E também não tão exagerado. Mas de vez em quando vai acontecer, e sacrificar marginalmente o desempenho em outros em troca de consistência vale a pena.

Ah, e isso em um ambiente controlado. Se você tiver outras tralhas abertas - digamos, Discord com os amigos, uma stream aberta no segundo monitor, quem sabe fazer stream / gravar gameplay você mesmo -, só vai ficar ainda pior para processadores com menos threads.

Eu queria saber como tirar melhor proveito desses threads.

Não precisa fazer nada, é só ter que o OS utiliza quando necessário.

Percebi que com menos atuação do processador o Ryzen consome menos memória RAM e empurra igualmente a placa de vídeo, mas o fps sempre abaixo do intel.

Justiça se faça, faltou o OC no processador, e potencialmente na RAM (OC na RAM em Ryzen dá um aumento considerável no desempenho, principalmente na 1a e 2a geração).

Futuramente talvez eu precise de mais memória que com um Intel do que com um AMD, mas provavelmente já vou vou ter atualizado o PC de novo.

16 é mais do que suficiente hoje em dia.

Quero economizar hoje e não tô achando esse preço do Ryzen.

Tem vários locais para ficar de olho: Kabum, Terabyte, Pichau, Cissa Magazine... mas atenção especial para o Mercado Livre e a arte da pechincha somada à da paciência, as duas juntas fazem milagre.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, KairanD disse:

Antes de tomar essa decisão, recomendo a leitura do seguinte tópico: clique aqui. Em uma build custo x benefício, o processador Intel geralmente é a primeira coisa a desconsiderar como opção. A Intel está em queda livre na participação de mercado, tendo em vista que os processadores da AMD são chips superiores no geral pelo mesmo valor. O Ryzen 5 3600 é o "processador do momento", mas mesmo um Ryzen 5 2600 já seria escolha mais interessante que qualquer Core i5 atual.

Aí sim. Botei tudo na balança agora. Dei uma estudada e entendi a vantagem dos Ryzen, fui ver a possibilidade também de me manter na geração 4 trocando somente o processador por um i5 ou i7, mas os preços são absurdos, mais barato colocar um processador atual. Vou dar preferência aos Ryzen, mas vou pelo preço. Primeiro vou vender o meu kit atual.

adicionado 40 minutos depois
3 horas atrás, Imakuni disse:

Se você olhar a média, realmente, o 9400f parece melhor. Mas o problema não é a média, são as quedas, que são os momentos que o jogo dá uma travada.

Considerei essas quedas, mas como eu disse lá atrás, tô saindo de um i3 4ªG 2c/4t que ainda tá suprindo bem minha necessidade. Então considero o 3600 e o 9400 similares e o preço é quem vai mandar. Tô levando em consideração também que pra futuras atualizações a plataforma vermelha tem um lastro maior de opções, então mais um ponto. Dependendo da diferença, posso fazer um esforço pelo R5.

Citação

Tem vários locais para ficar de olho: Kabum, Terabyte, Pichau, Cissa Magazine... mas atenção especial para o Mercado Livre e a arte da pechincha somada à da paciência, as duas juntas fazem milagre.

Sim, tô sempre de olho em tudo que é loja online. Tô monitorando os preços faz 3 dias. Costumo gastar um tempo vendo preço antes de comprar e como tenho que procurar venda pra esse kit atual, vou ter umas semanas ainda.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
11 horas atrás, b.cordeiro disse:

Dei uma estudada e entendi a vantagem dos Ryzen, fui ver a possibilidade também de me manter na geração 4 trocando somente o processador por um i5 ou i7, mas os preços são absurdos, mais barato colocar um processador atual. 

Pois é, isso é complicado... Esses processadores já são antigos, então serão encontrados apenas no mercado de usados. E o problema é que os preços são elevados (superiores a muitos processadores novos, que são bem melhores). Minha situação não é muito diferente da sua: estou com um Core i5 4670K, que já não suporta manter diversos jogos AAA em 75 FPS (meu monitor é 75 Hz), ou mesmo 60 FPS. Minha placa de vídeo fica exagerada para ele, embora ainda funcione bem. O que está me segurando é justamente o "funcionar bem": na resolução 2560x1080p, consigo extrair todo o desempenho da placa em boa parte dos jogos e o FreeSync ajuda quando não é o caso, suavizando as quedas.

Uma alternativa para tentar manter a plataforma atual é procurar um Xeon barato no AliExpress. Dá para encontrar processadores com desempenho semelhante ao Core i7 4790, mas muito mais baratos. Estou estudando isso para a minha situação e pode ser também uma solução para o seu caso. Contudo, tem que ser realmente barato para fazer sentido. E eu não sairia do Core i3 para ir para o Core i5: este último também deixa a desejar em jogos atuais.

11 horas atrás, b.cordeiro disse:

Dependendo da diferença, posso fazer um esforço pelo R5.

O Ryzen 5 3600 é muito bom, bem melhor que qualquer Core i5. Contudo, considere também o Ryzen 5 2600 que, apesar de ter sim alguma desvantagem em jogos, é um processador superior (conforme explicado no tópico anteriormente mencionado). O R5 vai bem mais longe. Em jogos como Battlefield V multiplayer, um Core i5 9400F já bate 100% de uso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!