Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU a 100 graus, com % de uso muito variado


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Antes de contar a minha história, um pequeno aviso quanto a este post: vou tentar ser o mais detalhista possível quanto aos passo a passo dos procedimentos que fiz ao montar meu computador para que nenhum possível erro possa ser passado despercebido.

Para os tl;dr , terá um resumo no fim do post.

Setup antigo:
-GTX 1050
-Pentium 4560
-8GB de memoria (xpg adata)
-Fonte gamemax GM500W
-Gabinete Aerocool Aero 500
-mobo H110M Asrock

Primeiramente, comprei na Black Friday da Kabum! um i5 9400f e uma h310m m.2 2.0 da gigabyte para dar aquele upgrade no meu PC, antes uma h110m da Asrock e um pentium g4560 de quase 1 ano de uso. Comprei meu PC pronto e, naquele período, era o melhor custo benefício para meu pequeno orçamento. Como nunca havia montado um computador, e tinha sabia apenas teoricamente como montar um PC, decidi chamar meu irmão, que apesar de saber não ter prática ou teoria com montagem de PCs, queria muito participar. Na hora da montagem ocorreu tudo certo, o cooler box no i5 veio com pasta térmica de fabrica no próprio coolerbox. Na hora de encaixar-lo em cima do processador meu irmão decidiu encaixar-lo com a logo da intel virada para a direita, de forma que não precisássemos enrolar o fio do CPU_FAN em lugar nenhum. Não deu certo. Retiramos o coolerbox, colocamos ele na "orientação padrão", e finalmente encaixamos ele na motherboard.

Liguei o computador e... funcionou! Demorou para o primeiro boot, mas deu certo: todos os componentes identificados e funcionando da forma que deviam... teoricamente. Fui jogar Black Desert Online para testar a potência de meu novo processador, no qual meu pequeno guerreiro Pentium não aguentava. Estranhei bastante pois em dados momentos quando ia para a cidade principal entupida de jogadores e animações, o coolerbox fazia muito barulho, e o jogo engasgando. Achei muito estranho, mas continuei jogando até que deu tela azul: MACHINE_CHECK_EXCEPTION.

Entrei em pânico, "Erro irrecuperável de hardware"!? O que eu poderia ter feito na montagem que poderia dar esse problema? Em meio a tudo isso, o PC reinicia normalmente. Achei que fosse algum erro aleatório e abstraí. Fui iniciar o jogo Rust e decidi diminuir a resolução um abaixo do full HD, achando que o problema talvez fosse de gargalo porque a 1050 não ser tão potente proporcionalmente ao i5. Tela azul novamente de forma quase instantânea quando cliquei no play (não deu 10 seg). Mesmo erro de tela azul. E a % da reparação lá do windows na tela azul estava a 100% e o PC não reiniciava. Esperei 30 min e nada. Decidi desligar o computador e ligar-lo novamente. Ligou dnv normalmente como se nada tivesse acontecido.

Baixei o MSi afterburner para monitorar exatamente o que estava acontecendo, minha principal suspeita era do processador. Configurei para mostrar informações sobre a RAM, CPU e GPU. Coloquei sobre a CPU: frequência, percentagem de uso e temperatura. Já a GPU coloquei apenas o uso e a temperatura. GPU funcionando normalmente nas CNTP, RAM na grande maioria das vezes não tendo os 8gb usados e o processador indo de 70 graus a 100 graus e nunca, testando os jogos: Overwatch e Monster Hunter: World , abaixava de 70 graus. O mais impressionante: uso variando de 6% para 80 ou 90% em questão de poucos segundos, variando demais. Baixei então um teste diagnostico da intel e o processador não havia NENHUMA avaria. Peguei uma pasta térmica de prata "Silver Grease" com um amigo e troquei por volta de 4 vezes. Mesmo resultado. Atualizei a BIOS, reformatei e nada.

Em uma dessas vezes na troca de pasta térmica eu esqueci de colocar o cabo da CPU_FAN e fui testar Monster Hunter World e o PC chegou a 100 graus de qualquer forma. O coolerbox:

-funciona baseado na temperatura do processador
-parece nao resfriar a CPU de forma adequada
-gira de forma normal
-nao aparenta qualquer dano ou defeito

Perguntei para um tecnico qual poderia ser o erro, detalhando da mesma forma que fiz neste post, e ele respondeu como solução "buscar parametrização de configuração de velocidade de processador para o seu modelo de placa-mãe"(não entendi o que ele quis dizer) ou ou "restaurar as configurações da BIOS de fabrica", pois um dos problemas pode ser uma das configurações de fabrica, onde ele me responde: "Overclock". Nunca mexi na BIOS em si e tenho medo, a última coisa que eu faria seria isso, e é onde eu me encontro.



--> tl;dr Em suma: Processador segundo os testes da intel de funcionamento aparenta normal, superaquece quando minimamente cobrado, computador funcionando normalmente. Tela azul: MACHINE_CHECK_EXCEPTION. Já atualizei a BIOS e reformatei o computador, de nada adiantou. Sempre a 100 graus quando rodando algo um pouco pesado. % de uso varia muito em poucos segundos. Tecnico recomendou mexer na parametrização da velocidade da CPU na BIOS porque ele ta de férias e não pode me atender no momento. O que devo fazer, e quais podem ser as possíveis causas do problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Primeiramente, despreze o que o técnico disse. Inventou termos perdeu o respeito. Sou técnico de manutenção há 20 anos e nunca ouvi falar esse tipo de bobagem. Cheira a mecânico de carro que fala que tem que trocar a rebimboca da parafuseta para desorientar o cliente e poder cobrar o quanto quiser depois. 😡

 

Vamos ao seu problema.

Primeiramente, desligue o computador. Nunca use um computador que está superaquecendo. Se ele está nessa condição, faça o diagnóstico e resolva antes de usar, pois ele estar funcionando não quer dizer que vai continuar funcionando por muito tempo. O CPU teoricamente aguenta temperaturas altas sem queimar, mas os circuitos da placa-mãe são sensíveis demais para suportar isso por muito tempo.

 

Sobre o problema, vocês cometeram alguns erros de instalação, e o mais claro deles provavelmente foi o mais difícil de visualizar. Acontece que coolers da Intel que são encaixados com pinos de plástico comumente são mal instalados por pessoas que não tem experiência em fazê-lo. Por isso é sempre bom pesquisar muito antes de fazer. Eventualmente encontramos alguma matéria "decente" que explica a forma correta e os cuidados a serem tomados. Aposto que aqui no site do Clube do Hardware mesmo deve ter uma matéria detalhando tudo, basta procurar.

 

1º erro: a pasta térmica.

Quando vocês removeram o cooler box e reinstalaram, a pasta térmica deveria necessariamente ser limpa com um papel absorvente e isopropanol (álcool isopropílico), reaplicada (com uma pasta de qualidade) e somente então o cooler deveria ser reinstalado. Reutilizar pasta térmica é um erro comum, e acarreta em formação de bolhas no meio da mesma, que por sua vez causa dissipação de calor irregular. Esse não foi o pior erro, mas é bom saber como deve ser feito.

 

2º erro: ver o problema e continuar usando

A primeira coisa que se faz ao ligar um computador recém montado é conferir as temperaturas. Se elas estão normais, ok, seguimos com configuração e instalação. Se estão acima do normal, devemos desligar o PC e descobrir o que foi feito errado, corrigir e testar novamente, repetindo isso até ficar satisfatório.

 

3º erro: a instalação em si.

Esse erro eu estou presumindo que vocês cometeram pela minha experiência de trabalho. Quando instalamos esses coolers Intel de pinos plásticos (que eu acho uma porcaria), é comum que não façamos o processo completo se não tivermos experiência e não observarmos como ele realmente funciona.

 

Instalando coolers Intel de pinos: 

 

  1. Primeira instalação: Esse sistema horrível de instalação da Intel requer que você alinhe todos os pinos de encaixe com os orifícios da placa-mãe, observe cautelosamente em ângulo se todos entraram corretamente, para somente então apertarmos os pinos pretos que fazem a fixação. Mesmo assim temos de observar se os pinos pretos "clicaram" ao encaixar, pois não inserí-los completamente acarretará em problemas. Tudo isso tomando cuidado para não pressionar a placa-mãe de forma irregular ou excessiva, pois isso pode danificá-la. Isso tudo na instalação...
  2. Já para desinstalar esses coolers, precisamos rodar cada um dos pinos pretos no sentido anti-horário para destravá-los, puxar cada um para cima para desencaixá-los dos orifícios da placa-mãe e, somente então, remover o cooler. Só que aí vem a preparação para reinstalar!
  3. Para reinstalar devemos verificar se os pinos pretos estão puxados para fora dos encaixes dos brancos: cada pino branco tem duas aletas de encaixe, e é por entre elas que passa o pino preto que as afasta quando inserido para travar tudo no lugar. Depois de verificado isso, devemos girar o pino preto no sentido horário para colocá-lo em posição de travamento, pois quando apertarmos os pinos pretos no lugar eles só vão travar se estiverem nessa posição. Feito isso estamos finalmente prontos para fazer o passo 1 novamente.

Se seu gabinete tiver furação atrás da placa-mãe pela qual possamos ter acesso a área do CPU por onde saem esses pinos, observe e certamente verá que eles estão mal encaixados.

 

 

adicionado 10 minutos depois

Existem outras possibilidades de problemas. O primeiro é o cooler que estão utilizando ser inadequado, mas imagino não ser o caso por ter vindo com o CPU.

O segundo é de que haja alguma configuração errada na BIOS, mas você não disse ter mexido em nada lá. 

O terceiro é que a BIOS pode não estar devidamente atualizada e isso estar causando superaquecimento (muito raro, só ouvi falar disso acontecer, geralmente simplesmente não liga).

 

Se o cooler estiver instalado corretamente, o dissipador de alumínio ficará na mesma temperatura que o CPU ou muito próximo dela. Se estiver instalado errado, ele estará frio ao toque, ou com temperatura relativamente baixa, mesmo com o CPU a 100º.

 

Pessoalmente eu nunca uso cooler box em computador gamer. Mesmo que ele estivesse instalado e funcionando corretamente, ele ainda deixaria a temperatura na casa dos 60º, talvez 70º se o gabinete for mal ventilado. Um cooler after market de 150 reais (recomendo o MA410P, ou MA620P se quiser algo ainda superior) deixaria ele a 50º em média durante uso pesado.

 

Você vai precisar de uma pasta térmica se quiser reinstalar esse cooler. Recomendo marcas conhecidas e de qualidade, tipos que não sejam condutivos. Fique longe de prata se não tiver expertise em instalação de coolers, pois ela pode queimar a placa-mãe e o CPU se mal utilizada. A melhor opção é GEL ou microcerâmica, ambos não condutivos, mas com bom desempenho. a Thermaltake e a Cooler Master tem boas variedades a bons preços no mercado. Procure na Pichau, Kabum e Terabyteshop e verá. Se morar em BH tem a opção da WAZ e Oficinadosbits. Em qualquer situação procure uma matéria que ensine de verdade a instalar coolers. Recomendo os sites Clubedohardware e o tomshardware.

adicionado 18 minutos depois

Ps.: troque essa fonte bomba sua... Gamemax é uma marca pequena que fabrica produtos de qualidade dúbia. Se quiser que seu PC dure, compre fonte de qualidade, pois ela é o coração do seu PC. Se o coração falha, tudo falha. 

Fontes boas hoje por bom preço são as Corsair, preferencialmente linha CX. Para computadores gamer é recomendado a CX550, pois ela é suficiente para qualquer upgrade que você possa vir a fazer no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods , muito obrigado pela paciência em ler meu problema ^^.

 

Vamos lá:

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

. Reutilizar pasta térmica é um erro comum

 

Todas as 4 vezes que retirei o cooler box (com exceção na hora da instalação) eu troquei a pasta térmica de marca "Silver Grease". 

 

De fato, instalei de forma errada o cooler box...  -.-' . eu girava para a orientação de destrave, encaixava e girava novamente. Agora há pouco fui tentar encaixar-lo de forma correta, e senti que 2 pinos paralelos entre si ( canto inferior esquerdo e direito) não deram o "tec!" , apesar de parecerem firmes.

 

Posso retirar a tampa do gabinete e colocar a mão no alumínio enquanto testo para ver se está bem encaixado?

 

Muito obrigado pela paciência e assistência mais uma vez ^^

 

 

edit: atualizei a BIOS para uma versão mais nova após esses problemas começarem a acontecer e até mudei para as configs de fábrica

 

edit2: os resultados no CPU-Z de desempenho estão abaixo do esperado (324.9 ST e 1814.8 MT VS 452 ST e 2573 MT)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode tocar delicadamente o dissipador com o PC ligado para ver a temperatura. Cuidado, pois ele pode estar quente. Não tente corrigir a instalação com o PC ligado. Se precisar reposicionar, desligue o computador antes, se possível da tomada ou chave física da fonte.

adicionado 12 minutos depois
49 minutos atrás, Marreco202 disse:

Todas as 4 vezes que retirei o cooler box (com exceção na hora da instalação) eu troquei a pasta térmica de marca "Silver Grease". 

Esta pasta é genérica não é? Se for, compre outra.

 

Uma coisa que lembrei agora: quando o cooler é mal encaixado, geralmente isso empena as aletas de fixação brancas. Ao retirar confira se alguma empenou ou até quebrou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:
15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Esta pasta é genérica não é? Se for, compre outra

Mesmo com a própria pasta da intel( que acompanhou o coolerbox já previamente instalada) tive o mesmo resultado que agora. Enconstei no dissipador quando marcava no MSi afterburner 100 graus e senti, como disse, fresco. Vou verificar os pinos e tirar foto. O senhor poderia a partir da foto me dizer se algum deles está empenado? (Se quiser, tiro foto de uma forma específica para facilitar a visualização)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Marreco202 disse:

Mesmo com a própria pasta da intel( que acompanhou o coolerbox já previamente instalada) tive o mesmo resultado que agora. Enconstei no dissipador quando marcava no MSi afterburner 100 graus e senti, como disse, fresco. Vou verificar os pinos e tirar foto. O senhor poderia a partir da foto me dizer se algum deles está empenado? (Se quiser, tiro foto de uma forma específica para facilitar a visualização)

 

A pasta térmica da Intel é boa, a mesma que todas as boas marcas de cooler usam. Eu falei sobre trocar a pasta térmica para esclarecer, e salientei que marcas genéricas não são confiáveis porque realmente não são. Não quer dizer que esse seja seu problema. Se você não tivesse problema algum, aí você veria diferença notável entre as duas. Em qualquer situação, fuja de pastas térmicas desconhecidas, pois nada te garante que o produto não é corrosivo ou até tóxico, tampouco que vá durar mesmo que tenha desempenho razoável.

 

Dito isso, você tem um problema claro de instalação. Retire o cooler e fotografe ele visto de baixo para entendermos o que aconteceu. Observe bem a fixação dele antes mesmo de retirá-lo. Coolers tem que ficar bem firmes e a base branca dos pinos de fixação tem que ficar rente à placa-mãe, sem qualquer espaço entre elas. O cooler não pode ficar torto, como se uma das pernas estivesse maior, e se você puxar levemente qualquer uma das pernas travadas e ela sair, pode saber que não estava bem presa.

 

Assim que descobrirmos o problema ainda vou recomendar a aquisição de um cooler de qualidade. No caso o MA410P, se você puder comprá-lo, terá um desempenho de arrefecimento muito mais condizente com um computador gamer. Claro que dessa vez vou recomendar que leia o manual de instalação com máxima cautela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá eu estou passando pelo mesmo problema

 

 

CPU i7 6820HK Unlocked

GPU GTX 980M 8GB GDDR5

Memória 32GB G.Skill 2666MHz DDR4 SO-DIMM (16GBx2)

Armazenamento Samsung 256GB M.2 NVMe PCIe SSD + 1TB 7200RPM SATA 6G

 

Monster Hunter Wolrd iceborne lançado recentemente

rapaz esse foi o primeiro game que eu rodei aqui que a temperatura foi a 100graus

tentei de tudo ajustar as configurações de video e nada, consegui ainda diminuir uns 8graus ajustando

temperatura da CPU varia de 92 a 98

e engraçado que outros jogos não acontece isso resident evil 2 remake rodando a 60 se matem em 75 a 80

e a GPU no MHW fica em 100% o tempo todo 98% a 100% de uso.

minha pasta também e a de fabrica, mas fica o pensanmento se eu trocar a pasta sera que resolve?

computador com arcondicionado  ligado, ventilador em cima e base cooler embaixo

adicionado 6 minutos depois

eu sei que esse jogo monster hunter wolrd, e rico em detalhes o jogo e pesado mesmo, mas não consigo entender porque a CPU vai a 100graus, consome bastante recusos da CPU e GPU o jogo

adicionado 30 minutos depois

Eu sempre jogo com o turbo do processador desligado o que reduz 10graus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@furtunato Você fez OC? Se sim, essa pode ser a razão.

 

Reparei que você usa um WC. Esse WC de 120 mm tem performance de arrefecimento inferior a Air Coolers de qualidade. O problema de sistemas fechados (AIO) é que você não consegue abrir para fazer manutenção periódica (limpar sujeiras acumuladas, substituir o fluido, sem comprometer o aparelho inteiro. Fora que a bomba pode estar ruim, e aí tem que trocar ele todo.

 

Se fosse você trocaria por um Air Cooler. Meu PC AMD antigo usava um Hyper TX3, e mesmo quando estressado não passava de 60º. Em jogos pesados ele ficava por volta de 54º, isso no verão sem ar condicionado nem nada. 

O cooler equivalente que recomendo hoje é o MA410P que é barato e muito bom, ou o MA620P se você quiser gastar mais para fazer um OC leve depois.

 

Fique longe de WCs tipo AIO abaixo de 120 mm, e só compre os de 240 mm ou mais se quiser fazer OC, pois sem OC Air Coolers são mais indicados, são mais baratos, tem melhor performance e duram muito mais.

adicionado 1 minuto depois

Ah, e trocar a pasta térmica pode ajudar, mas não costuma reduzir mais do que 2 a 3º se a antiga for de qualidade. 

adicionado 2 minutos depois

Seu gabinete é bem ventilado? Quantos coolers ele usa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, WOZ Dods disse:

@furtunato Você fez OC? Se sim, essa pode ser a razão.

 

Reparei que você usa um WC. Esse WC de 120 mm tem performance de arrefecimento inferior a Air Coolers de qualidade. O problema de sistemas fechados (AIO) é que você não consegue abrir para fazer manutenção periódica (limpar sujeiras acumuladas, substituir o fluido, sem comprometer o aparelho inteiro. Fora que a bomba pode estar ruim, e aí tem que trocar ele todo.

 

Se fosse você trocaria por um Air Cooler. Meu PC AMD antigo usava um Hyper TX3, e mesmo quando estressado não passava de 60º. Em jogos pesados ele ficava por volta de 54º, isso no verão sem ar condicionado nem nada. 

O cooler equivalente que recomendo hoje é o MA410P que é barato e muito bom, ou o MA620P se você quiser gastar mais para fazer um OC leve depois.

 

Fique longe de WCs tipo AIO abaixo de 120 mm, e só compre os de 240 mm ou mais se quiser fazer OC, pois sem OC Air Coolers são mais indicados, são mais baratos, tem melhor performance e duram muito mais.

adicionado 1 minuto depois

Ah, e trocar a pasta térmica pode ajudar, mas não costuma reduzir mais do que 2 a 3º se a antiga for de qualidade. 

adicionado 2 minutos depois

Seu gabinete é bem ventilado? Quantos coolers ele usa?

não amigo n fiz overclock apesar do meu notebook ter isso, esta padrão custom normal.

adicionado 2 minutos depois

e desculpa, ignorar minhas assinaturas, meu computador atual que uso pra jogar e esse aqui
https://br.evga.com/articles/00982/evga-sc17-laptop/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu caso que e notebook sei que e normal atingir altas temperaturas até ai tudo bem, mas chegar a 100 e sempre chato porque você perde desempenho, enfim tentei diminuir os clocks 2.0.2.2 e 2.5 todos os núcleos, mas n adiantou atingi os 100 do mesmo jeito

adicionado 3 minutos depois
Em 02/01/2020 às 14:10, Marreco202 disse:

 

bom sobre seu caso, só estou acompanhando n sei bem  como te ajudar, acho que esse jogo não esta totalmente otimizado, quem joga em computador e comum sofrer desse problema, muitos jogos com otimização ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@furtunato Quanto mais alta a temperatura, menos o equipamento dura. O processador e a GPU são projetados para "teoricamente" aguentar até certo ponto, mas nem a solda que eles utilizam aguenta, quem dirá os demais componentes que não são projetados para isso. Sempre recomendo limitar a performance se chega a esse ponto, bem como o uso de uma base de resfriamento.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@furtunato Quanto mais alta a temperatura, menos o equipamento dura. O processador e a GPU são projetados para "teoricamente" aguentar até certo ponto, mas nem a solda que eles utilizam aguenta, quem dirá os demais componentes que não são projetados para isso. Sempre recomendo limitar a performance se chega a esse ponto, bem como o uso de uma base de resfriamento.

queria conseguir limitar pra conseguir uma temperatura menor, mas n sei como consigo, trocando a pasta sera que resolve?

adicionado 0 minutos depois

qualquer modificação que faço nos clocks parece não funcionar continuar temperatura alta nesse jogo apenas

adicionado 1 minuto depois

computador e novo tem nem 2 anos ainda de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

melhor maneira de reduzir para aceitavel ainda foi baixando a resolução do jogo e limitando o uso dos núcleos unico jeito perde um pouco dos FPS em alguns momentos, mas foi unico jeito que achei de baixar a temperatura da CPU

 

em vermelho na barra de taferas e minha CPU, em verde a GPU e amarelo a frequencia do processador.

Sem_título.png

1.jpg

2.jpg

adicionado 2 minutos depois

com arcondicionado ligado, base cooler embaixo 3 cooler de 5volt todos os 3 juntos na entrada de ar da CPU e ventilador em cima kkkkk

adicionado 46 minutos depois

e detalhe a carcaça inteira do notebook e aluminio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@furtunato Primeira coisa, limite o framerate do jogo. Seja com Vsync ou com o aplicativo da placa de vídeo. Isso vai ajudar bastante.

Além disso, rode o jogo em fullscreen. Você desperdiça muito recurso se estiver em janela. Isso também vai ajudar a desestressar o sistema.

Para forçar a redução dos clocks da GPU você pode usar o MSI Afterburner, e da CPU você pode usar opções de energia do windows, avançado. Por falar em opções de energia, nunca rode seu note no modo "alto desempenho". Esse modo, apesar do nome, não aumenta o desempenho do PC, só força ele a não reduzir o power state quando em idle. Todo computador que utiliza esse modo fica sujeito a superaquecimento, e mudar para o "equilibrado", que é o correto de se usar, não causa perda de desempenho alguma. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, WOZ Dods disse:

@furtunato Primeira coisa, limite o framerate do jogo. Seja com Vsync ou com o aplicativo da placa de vídeo. Isso vai ajudar bastante.

Além disso, rode o jogo em fullscreen. Você desperdiça muito recurso se estiver em janela. Isso também vai ajudar a desestressar o sistema.

Para forçar a redução dos clocks da GPU você pode usar o MSI Afterburner, e da CPU você pode usar opções de energia do windows, avançado. Por falar em opções de energia, nunca rode seu note no modo "alto desempenho". Esse modo, apesar do nome, não aumenta o desempenho do PC, só força ele a não reduzir o power state quando em idle. Todo computador que utiliza esse modo fica sujeito a superaquecimento, e mudar para o "equilibrado", que é o correto de se usar, não causa perda de desempenho alguma. 

obrigado vou testar aqui

adicionado 53 minutos depois
7 horas atrás, WOZ Dods disse:

@furtunato Primeira coisa, limite o framerate do jogo. Seja com Vsync ou com o aplicativo da placa de vídeo. Isso vai ajudar bastante.

Além disso, rode o jogo em fullscreen. Você desperdiça muito recurso se estiver em janela. Isso também vai ajudar a desestressar o sistema.

Para forçar a redução dos clocks da GPU você pode usar o MSI Afterburner, e da CPU você pode usar opções de energia do windows, avançado. Por falar em opções de energia, nunca rode seu note no modo "alto desempenho". Esse modo, apesar do nome, não aumenta o desempenho do PC, só força ele a não reduzir o power state quando em idle. Todo computador que utiliza esse modo fica sujeito a superaquecimento, e mudar para o "equilibrado", que é o correto de se usar, não causa perda de desempenho alguma. 

tem algum aplicativo que faça ajustes na GPU como o ThrottleStop?
ou só com afterbuner mesmo? o que posso fazer para ver se consigo tirar minha gpu dos 100% de uso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, furtunato disse:

obrigado vou testar aqui

adicionado 53 minutos depois

tem algum aplicativo que faça ajustes na GPU como o ThrottleStop?
ou só com afterbuner mesmo? o que posso fazer para ver se consigo tirar minha gpu dos 100% de uso

Falei todos os truques aqui no meu último post. No windows você consegue limitar o frame rate, o que já diminui muito a sobrecarga da GPU se você limitar a 30 FPS ou algo assim. Além disso, o MSI afterburner permite underclock, perfis mais agressivos de ventilação, dentre tantos outros truques. Você tem que aprender a usar cada uma das ferramentar para configurá-las corretamente, e isso cabe somente a você. Comece pela limitação de frame rate dentro de cada jogo (Vsync). A maioria dos jogos hoje permite estipular o frame rate máximo. Se o jogo em questão não permitir, você sempre pode configurar individualmente ou de maneira geral no aplicativo da sua GPU. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, WOZ Dods disse:

@furtunato durabilidade é vida. Preserve seu equipamento! 

engraçado que se você taxar o jogo em 30FPS, o jogo roda que é uma maravilha, totalmente bem otimizado em 30FPS, jogo roda 100% bem, voltei a jgoar em full screen em 2k(2048x1152) e consumindo pouco hardware, temp da cpu não passa de 80~85graus o que e normal para notebook gamer, e livrando equipamento do aquecimento, acho que a solução mais viavel e fazer isso mesmo jogar em taxado em 30FPS, 60 ter que aguardar, expectativa eles lançarem atualizações de correções

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@CloudZ essa expansão deixa o jogo mais pesado

adicionado 0 minutos depois

@WOZ Dods pois eh, também acho alto, eu comprei uma pasta de qualidade na alie, to esperando chegar, vou fazer uma limpeza interna nos coolers e trocar a pasta termica

adicionado 1 minuto depois

e fiz uma otimização com ThrottleStop na CPU para diminuir um pouco mais

adicionado 2 minutos depois

ajustei as 3 fan da minha base cooler somente para CPU embaixo os 3 juntos melhorou também fazendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, furtunato disse:

pois eh, também acho alto, eu comprei uma pasta de qualidade na alie, to esperando chegar, vou fazer uma limpeza interna nos coolers e trocar a pasta termica

Pasta de qualidade no alie... as duas coisas são antíteses, você entende isso? Uma pasta medíocre comprada na loja de informática da esquina provavelmente seria melhor do que as vendidas no ali, mas fazer o quê...

Você reduziu o framerate para 30? Reduziu/desligou o Antialiasing? Desativou o hardware tessalation (dx11)? Recursos como esses reduzem muito o impacto sobre o sistema, sem necessariamente reduzirem a qualidade gráfica. Recomendo que tente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Pasta de qualidade no alie... as duas coisas são antíteses, você entende isso? Uma pasta medíocre comprada na loja de informática da esquina provavelmente seria melhor do que as vendidas no ali, mas fazer o quê...

Você reduziu o framerate para 30? Reduziu/desligou o Antialiasing? Desativou o hardware tessalation (dx11)? Recursos como esses reduzem muito o impacto sobre o sistema, sem necessariamente reduzirem a qualidade gráfica. Recomendo que tente.

sim fiz tudo, e forço os cooler a ficarem no maximo também quando to jogando bem mais frio ta agora processador 70 a 80
a pasta que comprei foi essa aqui Térmica grizzly kryonaut 1g parece ser melhorzinha que a mx4 que eu usava, optei pelo site chines porque e mais barato la e frete também, aqui pra minha região o frete e muito caro comprando aqui, fiquei em 30FPS mesmo taxado, dei uma parada no MH tenho jogado o RE7 com tudo no maximo os graficos em 2k de boa em 70, e dota 2 a 80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, furtunato disse:

sim fiz tudo, e forço os cooler a ficarem no maximo também quando to jogando bem mais frio ta agora processador 70 a 80
a pasta que comprei foi essa aqui Térmica grizzly kryonaut 1g parece ser melhorzinha que a mx4 que eu usava, optei pelo site chines porque e mais barato la e frete também, aqui pra minha região o frete e muito caro comprando aqui, fiquei em 30FPS mesmo taxado, dei uma parada no MH tenho jogado o RE7 com tudo no maximo os graficos em 2k de boa em 70, e dota 2 a 80

Dizem que essa Grizzly é boa em alguns fóruns. Não a conheço pessoalmente, só espero que não seja condutiva. Não espere ganho maior que 1 ou 2º entre ela e a MX4. A pasta térmica é muito menos importante para um bom arrefecimento do que os coolers que você tem instalados no gabinete e a disposição deles. Rodar as ventoinhas a 100% de velocidade o tempo inteiro reduz consideravelmente sua vida útil, esteja ciente disso. 

 

Ainda acho que tem alguma configuração ou instalação de coolers errada aí. Qual é seu gabinete? O link que enviou anteriormente vai para a página inicial da EVGA. Quantos ventoinhas tem nele? Qual é seu cooler da CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!