Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU a 100 graus, com % de uso muito variado


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Dizem que essa Grizzly é boa em alguns fóruns. Não a conheço pessoalmente, só espero que não seja condutiva. Não espere ganho maior que 1 ou 2º entre ela e a MX4. A pasta térmica é muito menos importante para um bom arrefecimento do que os coolers que você tem instalados no gabinete e a disposição deles. Rodar as ventoinhas a 100% de velocidade o tempo inteiro reduz consideravelmente sua vida útil, esteja ciente disso. 

 

Ainda acho que tem alguma configuração ou instalação de coolers errada aí. Qual é seu gabinete? O link que enviou anteriormente vai para a página inicial da EVGA. Quantos ventoinhas tem nele? Qual é seu cooler da CPU?

sei disso mas melhor diminuir a vida util dos cooler do que o processador que e algo soldado na placa-mãe, o notebook tem 4 coolers, 2 para CPU e 2 para GPU entrada e saida, eu to querendo fazer uma adaptaçao na base que uso embaixo trocar esses coolers de 5v que e fraquinho e colocar akasa viper de 12v com uma fonte de 12v acho que vai melhorar e bem, se eu trocar da pra diminuir uns 10graus

adicionado 2 minutos depois

acho que deve ter só 2 cooler mesmo embaixo tem uma entrada para a entrada do ar em cada lado

adicionado 5 minutos depois

porque assim eu ja notei que o controle de velocidade dos coolers e meio bagunçado, ele só gira ao maximo pegando ai 85 a 90graus, então quando estou jogando ja percebi ja varias vezes que fica no vai e vem o tempo todo aumentando e dminiuindo e a temp alta 80 a 85, ai eu acho melhor deixar taxado no maximo quando estou usando pra jogos que consome bem os recusos do notebook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@furtunato Entendo. Você já limpou as aletas do dissipador? Reduziu antialiasing, desligou DX11 (hardware tesselation) e reduziu o frame cap (V-sync) para 30? Isso tudo vai diminuir o estresse sobre a placa de vídeo e reduzirá a temperatura em consequência.

adicionado 0 minutos depois

Sinceramente, eu desligaria todos esses recursos, pois a diferença na qualidade gráfica é pequena, só sendo percebida se você ficar gastando seu tempo em observar ao invés de jogar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, WOZ Dods disse:

@furtunato Entendo. Você já limpou as aletas do dissipador? Reduziu antialiasing, desligou DX11 (hardware tesselation) e reduziu o frame cap (V-sync) para 30? Isso tudo vai diminuir o estresse sobre a placa de vídeo e reduzirá a temperatura em consequência.

adicionado 0 minutos depois

Sinceramente, eu desligaria todos esses recursos, pois a diferença na qualidade gráfica é pequena, só sendo percebida se você ficar gastando seu tempo em observar ao invés de jogar.

ja sim fiz tudo isso ai e reduz mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@furtunato Só para constar, o Hardware Tesselation (DX11) só aumenta o trabalho da GPU para todos os efeitos. A menos que você dê zoom em cada objeto que ele afeta para ver a diferença na textura, você nunca vai perceber que ele está ligado ou desligado. Por outro lado, desligá-lo vai reduzir consideravelmente o impacto sobre a GPU. Insisto, desliga essa coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@furtunato Na foto abaixo você vê o painel de controle nvidia. Lá você pode mudar as configurações para todos os programas (global) ou para um programa específico. Vá em global settings e procure pelos recursos mais pesados: hardware tesselation (o mesmo que DX11), anti-aliasing e o que mais considerar que pode aumentar o estresse sobre a GPU, e reduza ou desligue. Pessoalmente eu desligaria um bocado de coisas ali se estivesse usando um notebook que estivesse superaquecendo. Se puder limitar a taxa de quadros (framerate) para 30, melhor ainda. Todas essas configurações estão disponíveis dentro de cada jogo também, se não achar no painel de controle nvidia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@furtunato Fiz muita manutenção de note (mesmo não gostando). Teve um Sony Vaio especificamente que mesmo após a troca da ventoinha e limpeza completa do dissipador, reaplicação da pasta térmica (que depois eu substituí para adesivo térmico importado só para voltar para pasta novamente porque não adiantou nada), ele continuou passando de 70° sob o mínimo stress. A CPU estava fazendo thermal throttling loucamente só de abrir o youtube! 

 

Nota: o note fazia uso de uma das melhores bases de resfriamento que já vi, toda de alumínio e com duas ventoinhas de alta velocidade.

Depois de muito quebrar a cabeça, pedi permissão da cliente e fiz orifícios diretamente no plástico da carcaça abaixo de onde o cooler ficava. Aí consegui fazer ele ir para a temperatura "normal", abaixo de 50º. Pesquisando vi que era problema comum à série inteira. 

 

Depois disso, até hoje torço o nariz para consertar notebook.

adicionado 1 minuto depois

@furtunato Suas temps ainda estão bem altinhas.. 70º? Em meu deskop não faz isso nem no furmark!

adicionado 1 minuto depois

Mas entendo que note é assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, WOZ Dods disse:

@furtunato Fiz muita manutenção de note (mesmo não gostando). Teve um Sony Vaio especificamente que mesmo após a troca da ventoinha e limpeza completa do dissipador, reaplicação da pasta térmica (que depois eu substituí para adesivo térmico importado só para voltar para pasta novamente porque não adiantou nada), ele continuou passando de 70° sob o mínimo stress. A CPU estava fazendo thermal throttling loucamente só de abrir o youtube! 

 

Nota: o note fazia uso de uma das melhores bases de resfriamento que já vi, toda de alumínio e com duas ventoinhas de alta velocidade.

Depois de muito quebrar a cabeça, pedi permissão da cliente e fiz orifícios diretamente no plástico da carcaça abaixo de onde o cooler ficava. Aí consegui fazer ele ir para a temperatura "normal", abaixo de 50º. Pesquisando vi que era problema comum à série inteira. 

 

Depois disso, até hoje torço o nariz para consertar notebook.

adicionado 1 minuto depois

@furtunato Suas temps ainda estão bem altinhas.. 70º? Em meu deskop não faz isso nem no furmark!

adicionado 1 minuto depois

Mas entendo que note é assim...

minha região e bem quente, estava com ar desligado nessa hora, mas interessante a sua experiencia

70 e a placa de video a GPU

66 e o processador CPU para quem jogava com 80 a 90 de temperatura ja e uma excelente melhoria na temp rsrsrs

jogando um jogo pesadinho o resident evil 3 remake

notebook para desktop a diferença de temperaturas e bem diferente note aquece muito mais, desktop trabalha bem mais frio

 

eu fiquei impressionado o que uma simples e rapida varida com pincel fez rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2020 às 10:00, furtunato disse:

minha região e bem quente, estava com ar desligado nessa hora, mas interessante a sua experiencia

70 e a placa de video a GPU

66 e o processador CPU para quem jogava com 80 a 90 de temperatura ja e uma excelente melhoria na temp rsrsrs

jogando um jogo pesadinho o resident evil 3 remake

notebook para desktop a diferença de temperaturas e bem diferente note aquece muito mais, desktop trabalha bem mais frio

 

eu fiquei impressionado o que uma simples e rapida varida com pincel fez rsrs

Como você mora em região quente, recomendo que adicione uma base de ventilação (notepal) para proteger ainda mais seu note. Recomendo Cooler Master, Thermaltake, Aerocool e Deepcool. Observe o posicionamento das ventoinhas do modelo que for comprar, pois é melhor se forem posicionadas nas áreas mais quentes ou nas entradas de ar do note. 

RE 3 Remake? Desliga Hardware tesselation (DX11) e antialiasing e veja se cai mais um pouco. Se puder reduzir um pouco a qualidade de sombras e iluminação também ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu uso uma da cooler master muito boa com 3 fan, uso 2 para processador e 1 para placa de video

 

sim esta desligado as opções de video ja temp fica em 66 graus

sombreamento no alto, não deixo no maximo, oclusao medio, inluminação medio também pesa mt nesse jogo e outras coisas que acho desnecessário deixo desligado também fica até melhor o jogo, mais bonito e fluido

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!