Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga, mas fonte está normal


Posts recomendados

Bom dia, galera. Seguinte, eu tô com um "probleminha" que o meu PC simplesmente está "morto". Não liga de jeito nenhum, uma hora estava funcionando perfeitamente, desliguei, quando fui ligar de novo após umas duas horas, simplesmente não ligava de jeito nenhum, fans não giram, nada bipa, não dá sinal de vida nenhum. Acho importante destacar que tentei ligar uma TV 4K nele, assim que conectei a TV na minha VGA, ligou por um segundo e desligou, e depois não ligava mais de jeito nenhum. Testei com um pente de memória só e nada. Troquei os pentes de lugar e nada. Fiz o teste da fonte com o clipe e ela funcionou perfeitamente, ligou fãn e tudo mais que estava conectado. Meu pensamento é que pode ser de fato a MOBO, já que o processador é praticamente novo, mal ia a estresse e etc. Tô meio perdido, galera, se puderem me ajudar, agradeço muito. Só falta testar em bancada fora do gabinete mesmo. E chequei infinitamente os cabos de energia da fonte ligadas a MOBO e estavam todos corretos, afinal não tinham sofrido nenhuma alteração de lugar quando deu esse problema.

Minha config é:

Ryzen 5 2600

RX 570 4GB

A320 S2H Gigabyte

HD 2 TB

16GB de Ram 2666Mhz HyperX Fury

 

Se puderem me ajudar, agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Cavalcante Tenório Testa com outra fonte para ver se dá sinal de vida. Caso persista o problema, tente fazer o teste do toque na mobo para ver se algum componente está com sobreaquecimento. As vezes a fonte liga e parece que está tudo ok, mas acontece isso. 

adicionado 3 minutos depois
4 minutos atrás, Lucas96x disse:

@Matheus Cavalcante Tenório Testa com outra fonte para ver se dá sinal de vida. Caso persista o problema, tente fazer o teste do toque na mobo para ver se algum componente está com sobreaquecimento. As vezes a fonte liga e parece que está tudo ok, mas acontece isso. 

Só pela informaçao, peguei um pc onde a fonte estava ligando aparentemente ok, mas meu hd nao era reconhecido de forma alguma. Entao percebi que a fonte nao estava alimentando o hd como deveria. Troquei a fonte e deu certo. Uma fonte defeituosa leva a gente a crer que o problema ta em todo lugar, menos nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas96x Entendi. Como faz esse teste do toque?

Se for a fonte, realmente é um azar enorme, porque tá praticamente nova, e por ser uma Corsair, acredito que ninguém espera isso. Mas vou tentar testar outra fonte no meu PC pra vê se vai. O teste de jumper hoje é muito inconclusivo.

adicionado 3 minutos depois

@Lucas96x Mas o seu problema com o HD, o PC ao menos ligava? Porque o meu nem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Cavalcante Tenório Você vai colocar a mobo numa bancada, desconectar os componentes dela deixando apenas a fonte e o cooler do cpu plugados (retira a cpu tambem). Depois liga seu estabilizador/filtro de linha e vai com o dedo tocando nos CIs da placa-mãe e vê se algum tá esquentando, vai dar um pequeno susto por conta da temperatura, mas nao dá choque, é apenas o componente superaquecido. Se encontrar algum componente esquentando, ele é quem está impedindo a placa de funcionar.

20 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

@Lucas96x Entendi. Como faz esse teste do toque?

Se for a fonte, realmente é um azar enorme, porque tá praticamente nova, e por ser uma Corsair, acredito que ninguém espera isso. Mas vou tentar testar outra fonte no meu PC pra vê se vai. O teste de jumper hoje é muito inconclusivo.

adicionado 3 minutos depois

@Lucas96x 

 

adicionado 3 minutos depois
5 minutos atrás, Lucas96x disse:

@Matheus Cavalcante Tenório Você vai colocar a mobo numa bancada, desconectar os componentes dela deixando apenas a fonte e o cooler do cpu plugados (retira a cpu tambem). Depois liga seu estabilizador/filtro de linha e vai com o dedo tocando nos CIs da placa-mãe e vê se algum tá esquentando, vai dar um pequeno susto por conta da temperatura, mas nao dá choque, é apenas o componente superaquecido. Se encontrar algum componente esquentando, ele é quem está impedindo a placa de funcionar.

 

O teste com jumper apenas indica se a fonte está passando carga ou não, mas dificilmente ela vai denunciar alguma anomalia de funcionamento. Por isso acaba enganando um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, espero que consiga. Eu tirei uma foto para auxiliar. Para o teste voce precisa estar com esses componentes plugados. E entao, toque com o dedo nos CIs da mobo, se sentir algum CI superaquecendo, vai tomar um susto por conta da temperatura, mas entao já saberá qual componente da placa precisará trocar. (Nao dá choque, nem queima o dedo).

20200107_151915.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualizando, galera: A placa estava em curto mesmo. Decidi fazer todos os testes possíveis, incluindo o que o amigo acima recomendou e nada, até que, nas últimas coisas que pensei, resolvi ligar o PC sem o cabo ATX 12v que alimenta a cpu, e adivinha, o PC ligou, não deu vídeo, óbvio, mas ligou, aí desconfiei de placa em curto, peguei um multímetro e estava ocorrendo curto no slot de alimentação da CPU, aí não restou dúvida. Já estava afim de trocar mesmo, e faltava esse empurrão. Kkkkkk. Obrigado a quem ajudou. Pode colocar como resolvido. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!