Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Tenho/tinha uma Sapphire Radeon HD7850 2GB GDDR5 (299-1E218-000SA), contudo hoje ao ligarem o PC e o utilizarem por alguns minutos a imagem no monitor sumiu apesar daquele estar ligado.

Retirei a placa de vídeo, limpei seu conectores e troquei a pasta térmica, porém não obtive imagem.

Ao ligar no vídeo onbord, consegui imagem no monitor tranquilamente.

Qual pode ser o problema na placa de vídeo?

Sistema:

Memória: KingSton HyperX 8GB

placa-mãe: MSI H61M-P21 (B3)

HD: WD 1TB SATA III 7200RPM

Processador: Intel Core i5-2500

Fonte: Corsair Builder Series CX450

Att.

Postado

A primeira coisa que você tem que testar é cabo. Arranje outro cabo, de preferência novo ou que você tenha certeza de que está funcionando, e teste. Pode ser do aparelho de tv a cabo, por exemplo. 

A placa de vídeo pode ter pifado sim, mas você só vai ter certeza quando fizer testes com outros cabos, outros monitores e eventualmente até a mesma GPU em outro PC.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

A primeira coisa que você tem que testar é cabo. Arranje outro cabo, de preferência novo ou que você tenha certeza de que está funcionando, e teste. Pode ser do aparelho de tv a cabo, por exemplo.

Caso não seja o cabo e/ou o monitor, como posso verificar se a placa de vídeo tem salvação?

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

A placa de vídeo pode ter pifado sim, mas você só vai ter certeza quando fizer testes com outros cabos, outros monitores e eventualmente até a mesma GPU em outro PC.

Então, eu conectei o monitor que tenho na entrada da placa-mãe, ou seja usei vídeo do processador e consegui imagem.

Sendo assim, eu não poderia descartar que o problema seja no cabo e/ou no monitor?

Postado
3 horas atrás, Kagaho disse:

Caso não seja o cabo e/ou o monitor, como posso verificar se a placa de vídeo tem salvação?

Testando em outro PC.

Então, eu conectei o monitor que tenho na entrada da placa-mãe, ou seja usei vídeo do processador e consegui imagem.

Sendo assim, eu não poderia descartar que o problema seja no cabo e/ou no monitor?

Depende do resultado de outros testes. Você já testou outros cabos? Tentou usar a mesma placa de vídeo em outro monitor/TV?

Aproveitando para relembrar, nunca, absolutamente nunca, troque a pasta térmica da GPU sem ter certeza de que ela está superaquecendo, e muitas vezes nem isso justifica. GPUs são muito delicadas e trocar a pasta térmica cria muitos riscos desnecessários. O adesivo térmico original é feito para durar muitos anos sem ser substituído. Mesmo assim às vezes é preferível não trocar do que correr o risco de danificar a placa por erro de manuseio.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

Olá!

Testei cabos novos, funcionando e diferentes (DVI-D e HDMI), além de outro monitor, porém o resultado foi o mesmo.

Eles carrega imagem onde aparecem o logo da placa-mãe e do Windows e depois some a imagem e monitor fica procurando sinal.

Sabe de alguma loja em PoA que conserte placa de vídeo?

Postado
6 minutos atrás, Kagaho disse:

@WOZ Dods

Olá!

Testei cabos novos, funcionando e diferentes (DVI-D e HDMI), além de outro monitor, porém o resultado foi o mesmo.

Eles carrega imagem onde aparecem o logo da placa-mãe e do Windows e depois some a imagem e monitor fica procurando sinal.

Sabe de alguma loja em PoA que conserte placa de vídeo?

Isso que você falou é sinal de que sua placa pode muito bem não ser o problema. Até agora eu tinha pensado que não aparecia nada 

Em 06/01/2020 às 15:39, Kagaho disse:

Retirei a placa de vídeo, limpei seu conectores e troquei a pasta térmica, porém não obtive imagem

Isso é sinal de problema na placa.

7 minutos atrás, Kagaho disse:

Isso é sinal de problema no sistema operacional, na BIOS, na fonte, até na memória ou HD. Se a placa estivesse morta você não teria imagem nenhuma em momento nenhum. Seria ideal testar a placa em outro PC. Você consegue fazer isso?

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

A BIOS está na última atualização, a memória foi trocada e testada, o HDD trocado por um SSD, bem como monitor e cabos, e apesar disso tudo não deu vídeo com a placa de vídeo.

Contudo, utilizando o motor gráfico do processador e fazendo a mesma coisa consegui vídeo e usar o PC normalmente.

Então, o problema seria ou na placa de vídeo (não consegui testar em outra placa-mãe), ou no conector PCI-E da placa-mãe, certo?

Postado

Então, o problema seria ou na placa de vídeo (não consegui testar em outra placa-mãe), ou no conector PCI-E da placa-mãe, certo?

O sistema operacional também pode ocasionar esse tipo de problema. Muitas vezes ele tenta atingir uma resolução ou taxa de atualização inadequadas ao monitor (seja por mal contato no cabo, por falha no sistema ou nos drivers, etc.), e consequentemente o monitor fala que está fora do alcance ou sem sinal (varia de cada caso). 

Insisto que se você realmente quiser descobrir qual é o problema deve começar pelos mais simples de resolver, os que parecem mais bobos e que você acharia que não tem como ser. Esses são os mais comuns, e ficar dando piruetas tentando outras coisas geralmente só dificulta mais o diagnóstico. Falo isso por experiência própria.

Em 2018 eu tive um problema similar. Acontece que a comunicação dos cabos de vídeo é bilateral, e a placa de vídeo precisa obter informações do monitor para funcionar corretamente. No meu caso usei um cabo novo, lacrado, e não funcionou. Fiquei sem DVI por meses. Cheguei a tentar mil coisas, até atualização de BIOS da GPU, sem sucesso. Um belo dia eu tentei um cabo velho que estava largado sem nem distinguir que estava usando outro cabo e voila! Nunca mais tive problemas. Os dois cabos anteriores foram para o lixo, claro.

Teve outro caso, de um cliente, onde tentei 10000000 coisas. Depois de exaurir minhas alternativas coloquei um HD dos tantos que tenho aqui e instalei o sistema nele. Funcionou, então formatei o disco dele só para descobrir que o disco estava danificado e consequentemente perdendo dados (no caso algum arquivo de sistema tinha sido corrompido). Trocamos o HD e o PC funciona bem até hoje. 

Então, não adianta achar que manutenção de computadores é algo direto e fácil de supor. Requer testes, e eliminar as coisas mais simples primeiro sempre te poupa dor de cabeça.

adicionado 0 minutos depois

Imagina você colocar a placa-mãe na bancada e funcionar perfeito, depois voltar com ela pro gabinete e parar de funcionar. Aí você descobre que é a simples aleta de metal do gabinete que está impedindo a inserção completa do cabo? É isso que eu quero que você teste.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...