Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Video GTX 1660TI travando a 100% no uso normal


Posts recomendados

Olá, na BlackFriday de 2019 comprei um Pc com uma 1660 TI e um Ryzen 5 3600. O pc chegou tudo certinho e não apresentava nada de errado, mas já teve uns 2 eventos que o Pc ficou inutilizável e quando fui checar  no gerenciador de tarefas a placa de video tava dando picos de 100% e voltava pro 0% sem mais nem menos e isso com nada aberto, pra voltar a funcionar normalmente tive que Reiniciar. E recentemente to jogando Dragon Ball xenoverse 2 e o jogo vira e mexe só fecha, e quando eu checo o gerenciador de tarefas lá mostra que teve um pico de 100% quando o normal no xenoverse o uso é de 30% +-.

Ai minha duvida é: O que fazer? Espero a placa apresentar o problema com mais frequência pra assim pedir a garantia ou envio logo e corro o risco de não ocorrer nenhum defeito lá e eles mandarem essa placa de volta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize o windows 10.

Baixe os drivers mais recentes no site da Nvidia, instale.

Baixe os drivers mais recentes todos no site do fabricante da placa-mãe, instale.

Desinstale e reinstale o Steam (ou outro gerenciador de jogos). 

Instale todas as versões do C++ e atualize o directX com o aplicativo fornecido pela microsoft.

Se tiver mais de uns antivirus instalado, desinstale todos os excedentes (deixe apenas 1).

Se tiver instalado o MSI afterburner e feito qualquer configuração nele, redefina com o botão de resetar, aplique, salve e feche.

Atualize sua BIOS para a versão mais recente disponível no site do fabricante. A maioria dos fabricantes de placa-mãe de qualidade hoje oferece um aplicativo que permite fazer esse update diretamente de dentro do windows. Feche TODOS OS PROGRAMAS antes de fazer o update de BIOS. Observe que talvez você tenha que configurar as opções de boot e inicialização depois de fazer o update. Se não souber nos diga que te damos as informações básicas.

 

Reinicie seu PC quando terminar tudo isso, verifique se tudo na BIOS está correto: dispositivo de boot definido como windows boot manager, CSM desligado, todas as opções de inicialização de dispositivos como UEFI ou UEFI first, secure mode desativado.

 

Teste novamente e veja se o problema persiste. Se não persistir, ótimo, se persistir, rode o MSI afterburner, ative os monitoramentos de GPU, CPU e RAM usage, GPU, CPU e RAM frequency, GPU e CPU temperature, e rode um jogo pesado para observar como o PC vai se comportar. Se ele rodar normalmente sem qualquer picotada no sistema, ótimo, se ficar picotando faça mais um teste. Vá na BIOS e desative o XMP, faça o teste novamente.

 

Se nada disso funcionar, acione a garantia.

adicionado 1 minuto depois

Lembre-se de que tudo que falei é importante de fazer mesmo que o computador esteja saudável. Afinal, muitos profissionais (ou aspirantes) que trabalham nessas lojas que vendem PCs montados não sabem fazer o que tem que ser feito para manter maior estabilidade e desempenho no PC.

 

Nos fale qual é o modelo e marca da sua fonte, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, GbGabriel disse:

Vou fazer todos os procedimentos, se o problema ocorrer novamente eu aviso aqui.

E a fonte do computador é uma  Riotoro Builder Edition 500W, 80 Plus White( que foi uma das fontes indicadas na  hora da montagem do pc)

Ela não é de alta qualidade. É uma fonte de média qualidade, com desempenho satisfatório para sua faixa de preço. Ainda é inferior à CX450, mas teoricamente deveria cumprir seu papel sem maiores dificuldades.

 

Faça os procedimentos como te recomendei.

 

Ontem conversando sobre um problema similar ao seu em outro tópico, relembrei que o problema que tive em meu computador doméstico ano passado foi similar. Vou tentar achar o post e te encaminho.

adicionado 18 minutos depois

Pois é, não achei o danado do tópico. Depois tente fazer o monitoramento com o MSI afterburner durante uma sessão de jogo e nos mostre aqui o gráfico resultante. Precisamos saber frequência, temperatura e percentual de uso da GPU, CPU e memória, bem como o frame rate.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Meu PC:

Processador: AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor (12 CPUs) 3.6Ghz

Placa de Video: Nvidia GeForce RTX 2060 Super

VRAM: 8 GB

Memoria RAM: 8 GB T.force DDR4 2666 Vulcan 

placa-mãe: Asrock a320m-hd

Fonte: Aerocool 500w 80 Plus Bronze KCAS  Full Range

HD: Toshiba P300, 1 TB, 3.5

 

Funcionou? eu tô com o mesmo problema, tem dias que o PC funciona normalmente, fechando e abrindo jogos e programas diferentes, mais tem dias que simplesmente trava, fui no gerenciador de tarefas e sempre é a GPU que tem um pico de 100% causando o travamento, e depois ela volta para 0%, o PC só volta a funcionar direito reiniciando. A unica coisa que não fiz, foi atualizar a BIOS, pois confesso, tenho um pouco de medo de fazer algo errado, mesmo assim, fui na BIOS e ativei o recurso XMP da memória no perfil #1, o que causou uma enorme melhora, o PC só trava as vezes, mas ainda trava...; já o CSM, por algum motivo não consigo desativar ele, quando o faço, meu PC inicia direto na BIOS, não deixando iniciar o Windows.

Eu li em outros fóruns que pode ser algo relacionado a placa-mãe, que os processadores da AMD só funcionam bem na versão mas recente dessa placa-mãe, minha versão está na 5.40, que tecnicamente resolvia esse problema. Monitorei o PC durante dias, e não me parece que as peças estão danificadas, também não pode ser sujeira, pois o PC é novo, e limpo ele com muita frequência.

Não sei o que pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, jmmatias12 disse:

Meu PC:

Processador: AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor (12 CPUs) 3.6Ghz

Placa de Video: Nvidia GeForce RTX 2060 Super

VRAM: 8 GB

Memoria RAM: 8 GB T.force DDR4 2666 Vulcan 

placa-mãe: Asrock a320m-hd

Fonte: Aerocool 500w 80 Plus Bronze KCAS  Full Range

HD: Toshiba P300, 1 TB, 3.5

 

Funcionou? eu tô com o mesmo problema, tem dias que o PC funciona normalmente, fechando e abrindo jogos e programas diferentes, mais tem dias que simplesmente trava, fui no gerenciador de tarefas e sempre é a GPU que tem um pico de 100% causando o travamento, e depois ela volta para 0%, o PC só volta a funcionar direito reiniciando. A unica coisa que não fiz, foi atualizar a BIOS, pois confesso, tenho um pouco de medo de fazer algo errado, mesmo assim, fui na BIOS e ativei o recurso XMP da memória no perfil #1, o que causou uma enorme melhora, o PC só trava as vezes, mas ainda trava...; já o CSM, por algum motivo não consigo desativar ele, quando o faço, meu PC inicia direto na BIOS, não deixando iniciar o Windows.

Eu li em outros fóruns que pode ser algo relacionado a placa-mãe, que os processadores da AMD só funcionam bem na versão mas recente dessa placa-mãe, minha versão está na 5.40, que tecnicamente resolvia esse problema. Monitorei o PC durante dias, e não me parece que as peças estão danificadas, também não pode ser sujeira, pois o PC é novo, e limpo ele com muita frequência.

Não sei o que pode ser.

Recomendo:
Reinstalação do windows 10, instalando em seguida todos os drivers baixados diretamente do site da placa-mãe. Na hora de instalar, use a opção de excluir as partições antigas (FAÇA BACKUP COMPLETO ANTES, POIS AO FAZER ISSO VOCÊ PERDE TUDO QUE TEM NO HD), recriando elas antes de instalar o sistema. Se tiver SSD, pode deixar o sistema só nele. Se tiver só o HD, crie uma partição com 200 a 400 GB para o sistema na tela de instalação do windows (o windows 10 vai criar um monte de outras partições menores necessárias para seu funcionamento, então não assuste) e outra maior para seus arquivos pessoais. Se precisar aprender a separar os arquivos pessoais automaticamente, me avise que te explico.

 

Observe que se você programar o windows para fazer backup automático, ele vai sempre entrar em 100% de atividade durante o backup. 

As configurações da BIOS devem ser feitas corretamente antes da instalação do sistema. O importante de configurar na BIOS é desligar o CSM antes da instalação, deixando a opção de inicialização em UEFI. Se fizer isso o windows vai rodar certinho. Os HDs devem estar em modo AHCI. Recomendo inclusive que resete sua BIOS (pode ser de dentro dela mesmo, não precisa ser na placa-mãe) antes de fazer essas configurações. Assim se tiver alguma coisa configurada errado lá você já vai estar consertando. Observe se ela vai colocar as memórias a 2666 MHz. Se não colocar, ligue o XMP e já deve consertar isso.

 

Para instalar o sistema, baixe ele aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Com esse aplicativo baixado, coloque um pendrive vazio e rode o programa. Ele vai baixar uma versão limpa do windows e APAGARÁ TODO O CONTEÚDO DO PENDRIVE, transferindo essa versão diretamente para ele em seguida. Esta é a forma segura de instalar o sistema. Se não tiver chave de ativação, uma pode ser adquirida por 70 reais no goodoffer24 (windows 10 pro 64 bits) usando o cupom sassw25. O windows 10 pro 64+office 2016 pro (licença definitiva) custam juntos 170 reais com o mesmo cupom.

Na hora de instalar o windows, use uma conta sua da microsoft (@live, @hotmail, @outlook ou @msn), assim a chave de ativação, quanto inserida, ficará vinculada à sua conta. Você pode criar uma conta também usando seu endereço de email (@gmail ou outros).

 

Instale apenas um antivirus, ou use o da microsoft mesmo. USE APENAS 1.

Cuidado com programas que for instalar no PC, eles podem causar os problemas que você falou aqui. Nunca baixe programas de nenhum site que não o da produtora do programa. O único site que conheço que é confiável para download de programas de uso comum (além da produtora de cada programa individual) é o ninite.com, que vai agilizar a instalação de tudo que você precisar no dia a dia (chrome, firefox, antivirus, 7-zip, etc).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Bom dia, estou tendo um problema semelhante, instalei a pouco tempo uma GTX 1660 Super Galax, minhas configurações são: Ryzen 5 2400G, uma fonte corsair 600W, dois pentes de 8gb de RAM da Hyper X. Jogos pesados ou videos rodam perfeitamente, mas o problema é quando eu vou rodar jogos especificos, como Roblox ou Minecraft, os dois estão tendo quedas de FPS drásticas quando eu jogo com tudo no máximo, o Roblox quando eu entro em algum jogo está tudo ok, mas quando aparece alguns efeitos ou particulas na tela o fps baixa, eu diminui os graficos para o mínimo, máximo, e coloquei Shaders (testei os 3 niveis de gráficos, e nos 3 niveis o jogo estava rodando perfeitamente até aparecer algum efeito de particula, e começou a despencar para 30 a 10 fps) o Minecraft o mesmo problema, eu vou jogando e aleatoriamente o fps vai diminuindo. Vale lembrar que quando eu vou verificar minha placa, a CPU e GPU estão totalmente normais quando começa a dar o problema, nenhum pico de 100% de cpu ou gpu. Antes da instalação desta placa, eu utilizava uma RX550, quando eu instalei a nova eu removi os drivers antigos, coloquei os novos, e após começar a dar esses problemas eu fiz de tudo para configurar o driver, reinstala-los, reinstalar a direct x e nada pareceu funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!