Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, na BlackFriday de 2019 comprei um Pc com uma 1660 TI e um Ryzen 5 3600. O pc chegou tudo certinho e não apresentava nada de errado, mas já teve uns 2 eventos que o Pc ficou inutilizável e quando fui checar  no gerenciador de tarefas a placa de video tava dando picos de 100% e voltava pro 0% sem mais nem menos e isso com nada aberto, pra voltar a funcionar normalmente tive que Reiniciar. E recentemente to jogando Dragon Ball xenoverse 2 e o jogo vira e mexe só fecha, e quando eu checo o gerenciador de tarefas lá mostra que teve um pico de 100% quando o normal no xenoverse o uso é de 30% +-.

Ai minha duvida é: O que fazer? Espero a placa apresentar o problema com mais frequência pra assim pedir a garantia ou envio logo e corro o risco de não ocorrer nenhum defeito lá e eles mandarem essa placa de volta?

Postado

Atualize o windows 10.

Baixe os drivers mais recentes no site da Nvidia, instale.

Baixe os drivers mais recentes todos no site do fabricante da placa-mãe, instale.

Desinstale e reinstale o Steam (ou outro gerenciador de jogos). 

Instale todas as versões do C++ e atualize o directX com o aplicativo fornecido pela microsoft.

Se tiver mais de uns antivirus instalado, desinstale todos os excedentes (deixe apenas 1).

Se tiver instalado o MSI afterburner e feito qualquer configuração nele, redefina com o botão de resetar, aplique, salve e feche.

Atualize sua BIOS para a versão mais recente disponível no site do fabricante. A maioria dos fabricantes de placa-mãe de qualidade hoje oferece um aplicativo que permite fazer esse update diretamente de dentro do windows. Feche TODOS OS PROGRAMAS antes de fazer o update de BIOS. Observe que talvez você tenha que configurar as opções de boot e inicialização depois de fazer o update. Se não souber nos diga que te damos as informações básicas.

Reinicie seu PC quando terminar tudo isso, verifique se tudo na BIOS está correto: dispositivo de boot definido como windows boot manager, CSM desligado, todas as opções de inicialização de dispositivos como UEFI ou UEFI first, secure mode desativado.

Teste novamente e veja se o problema persiste. Se não persistir, ótimo, se persistir, rode o MSI afterburner, ative os monitoramentos de GPU, CPU e RAM usage, GPU, CPU e RAM frequency, GPU e CPU temperature, e rode um jogo pesado para observar como o PC vai se comportar. Se ele rodar normalmente sem qualquer picotada no sistema, ótimo, se ficar picotando faça mais um teste. Vá na BIOS e desative o XMP, faça o teste novamente.

Se nada disso funcionar, acione a garantia.

adicionado 1 minuto depois

Lembre-se de que tudo que falei é importante de fazer mesmo que o computador esteja saudável. Afinal, muitos profissionais (ou aspirantes) que trabalham nessas lojas que vendem PCs montados não sabem fazer o que tem que ser feito para manter maior estabilidade e desempenho no PC.

Nos fale qual é o modelo e marca da sua fonte, por favor.

Postado

Vou fazer todos os procedimentos, se o problema ocorrer novamente eu aviso aqui.

E a fonte do computador é uma  Riotoro Builder Edition 500W, 80 Plus White( que foi uma das fontes indicadas na  hora da montagem do pc)

Postado
21 horas atrás, GbGabriel disse:

Vou fazer todos os procedimentos, se o problema ocorrer novamente eu aviso aqui.

E a fonte do computador é uma  Riotoro Builder Edition 500W, 80 Plus White( que foi uma das fontes indicadas na  hora da montagem do pc)

Ela não é de alta qualidade. É uma fonte de média qualidade, com desempenho satisfatório para sua faixa de preço. Ainda é inferior à CX450, mas teoricamente deveria cumprir seu papel sem maiores dificuldades.

Faça os procedimentos como te recomendei.

Ontem conversando sobre um problema similar ao seu em outro tópico, relembrei que o problema que tive em meu computador doméstico ano passado foi similar. Vou tentar achar o post e te encaminho.

adicionado 18 minutos depois

Pois é, não achei o danado do tópico. Depois tente fazer o monitoramento com o MSI afterburner durante uma sessão de jogo e nos mostre aqui o gráfico resultante. Precisamos saber frequência, temperatura e percentual de uso da GPU, CPU e memória, bem como o frame rate.

• Amei 1
  • 2 meses depois...
Postado

Meu PC:

Processador: AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor (12 CPUs) 3.6Ghz

Placa de Video: Nvidia GeForce RTX 2060 Super

VRAM: 8 GB

Memoria RAM: 8 GB T.force DDR4 2666 Vulcan 

placa-mãe: Asrock a320m-hd

Fonte: Aerocool 500w 80 Plus Bronze KCAS  Full Range

HD: Toshiba P300, 1 TB, 3.5

Funcionou? eu tô com o mesmo problema, tem dias que o PC funciona normalmente, fechando e abrindo jogos e programas diferentes, mais tem dias que simplesmente trava, fui no gerenciador de tarefas e sempre é a GPU que tem um pico de 100% causando o travamento, e depois ela volta para 0%, o PC só volta a funcionar direito reiniciando. A unica coisa que não fiz, foi atualizar a BIOS, pois confesso, tenho um pouco de medo de fazer algo errado, mesmo assim, fui na BIOS e ativei o recurso XMP da memória no perfil #1, o que causou uma enorme melhora, o PC só trava as vezes, mas ainda trava...; já o CSM, por algum motivo não consigo desativar ele, quando o faço, meu PC inicia direto na BIOS, não deixando iniciar o Windows.

Eu li em outros fóruns que pode ser algo relacionado a placa-mãe, que os processadores da AMD só funcionam bem na versão mas recente dessa placa-mãe, minha versão está na 5.40, que tecnicamente resolvia esse problema. Monitorei o PC durante dias, e não me parece que as peças estão danificadas, também não pode ser sujeira, pois o PC é novo, e limpo ele com muita frequência.

Não sei o que pode ser.

Postado
4 horas atrás, jmmatias12 disse:

Meu PC:

Processador: AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor (12 CPUs) 3.6Ghz

Placa de Video: Nvidia GeForce RTX 2060 Super

VRAM: 8 GB

Memoria RAM: 8 GB T.force DDR4 2666 Vulcan 

placa-mãe: Asrock a320m-hd

Fonte: Aerocool 500w 80 Plus Bronze KCAS  Full Range

HD: Toshiba P300, 1 TB, 3.5

Funcionou? eu tô com o mesmo problema, tem dias que o PC funciona normalmente, fechando e abrindo jogos e programas diferentes, mais tem dias que simplesmente trava, fui no gerenciador de tarefas e sempre é a GPU que tem um pico de 100% causando o travamento, e depois ela volta para 0%, o PC só volta a funcionar direito reiniciando. A unica coisa que não fiz, foi atualizar a BIOS, pois confesso, tenho um pouco de medo de fazer algo errado, mesmo assim, fui na BIOS e ativei o recurso XMP da memória no perfil #1, o que causou uma enorme melhora, o PC só trava as vezes, mas ainda trava...; já o CSM, por algum motivo não consigo desativar ele, quando o faço, meu PC inicia direto na BIOS, não deixando iniciar o Windows.

Eu li em outros fóruns que pode ser algo relacionado a placa-mãe, que os processadores da AMD só funcionam bem na versão mas recente dessa placa-mãe, minha versão está na 5.40, que tecnicamente resolvia esse problema. Monitorei o PC durante dias, e não me parece que as peças estão danificadas, também não pode ser sujeira, pois o PC é novo, e limpo ele com muita frequência.

Não sei o que pode ser.

Recomendo:
Reinstalação do windows 10, instalando em seguida todos os drivers baixados diretamente do site da placa-mãe. Na hora de instalar, use a opção de excluir as partições antigas (FAÇA BACKUP COMPLETO ANTES, POIS AO FAZER ISSO VOCÊ PERDE TUDO QUE TEM NO HD), recriando elas antes de instalar o sistema. Se tiver SSD, pode deixar o sistema só nele. Se tiver só o HD, crie uma partição com 200 a 400 GB para o sistema na tela de instalação do windows (o windows 10 vai criar um monte de outras partições menores necessárias para seu funcionamento, então não assuste) e outra maior para seus arquivos pessoais. Se precisar aprender a separar os arquivos pessoais automaticamente, me avise que te explico.

Observe que se você programar o windows para fazer backup automático, ele vai sempre entrar em 100% de atividade durante o backup. 

As configurações da BIOS devem ser feitas corretamente antes da instalação do sistema. O importante de configurar na BIOS é desligar o CSM antes da instalação, deixando a opção de inicialização em UEFI. Se fizer isso o windows vai rodar certinho. Os HDs devem estar em modo AHCI. Recomendo inclusive que resete sua BIOS (pode ser de dentro dela mesmo, não precisa ser na placa-mãe) antes de fazer essas configurações. Assim se tiver alguma coisa configurada errado lá você já vai estar consertando. Observe se ela vai colocar as memórias a 2666 MHz. Se não colocar, ligue o XMP e já deve consertar isso.

Para instalar o sistema, baixe ele aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Com esse aplicativo baixado, coloque um pendrive vazio e rode o programa. Ele vai baixar uma versão limpa do windows e APAGARÁ TODO O CONTEÚDO DO PENDRIVE, transferindo essa versão diretamente para ele em seguida. Esta é a forma segura de instalar o sistema. Se não tiver chave de ativação, uma pode ser adquirida por 70 reais no goodoffer24 (windows 10 pro 64 bits) usando o cupom sassw25. O windows 10 pro 64+office 2016 pro (licença definitiva) custam juntos 170 reais com o mesmo cupom.

Na hora de instalar o windows, use uma conta sua da microsoft (@live, @hotmail, @outlook ou @msn), assim a chave de ativação, quanto inserida, ficará vinculada à sua conta. Você pode criar uma conta também usando seu endereço de email (@gmail ou outros).

Instale apenas um antivirus, ou use o da microsoft mesmo. USE APENAS 1.

Cuidado com programas que for instalar no PC, eles podem causar os problemas que você falou aqui. Nunca baixe programas de nenhum site que não o da produtora do programa. O único site que conheço que é confiável para download de programas de uso comum (além da produtora de cada programa individual) é o ninite.com, que vai agilizar a instalação de tudo que você precisar no dia a dia (chrome, firefox, antivirus, 7-zip, etc).

• Obrigado 1
  • 3 anos depois...
Postado

Bom dia, estou tendo um problema semelhante, instalei a pouco tempo uma GTX 1660 Super Galax, minhas configurações são: Ryzen 5 2400G, uma fonte corsair 600W, dois pentes de 8gb de RAM da Hyper X. Jogos pesados ou videos rodam perfeitamente, mas o problema é quando eu vou rodar jogos especificos, como Roblox ou Minecraft, os dois estão tendo quedas de FPS drásticas quando eu jogo com tudo no máximo, o Roblox quando eu entro em algum jogo está tudo ok, mas quando aparece alguns efeitos ou particulas na tela o fps baixa, eu diminui os graficos para o mínimo, máximo, e coloquei Shaders (testei os 3 niveis de gráficos, e nos 3 niveis o jogo estava rodando perfeitamente até aparecer algum efeito de particula, e começou a despencar para 30 a 10 fps) o Minecraft o mesmo problema, eu vou jogando e aleatoriamente o fps vai diminuindo. Vale lembrar que quando eu vou verificar minha placa, a CPU e GPU estão totalmente normais quando começa a dar o problema, nenhum pico de 100% de cpu ou gpu. Antes da instalação desta placa, eu utilizava uma RX550, quando eu instalei a nova eu removi os drivers antigos, coloquei os novos, e após começar a dar esses problemas eu fiz de tudo para configurar o driver, reinstala-los, reinstalar a direct x e nada pareceu funcionar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!