Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Gamer Dell atingindo 100% de uso do CPU em jogos leves


Posts recomendados

Meu note gamer Dell Inspiron 15 Gaming 7567 atualmente está apresentando problemas que antes não aconteciam. Com o auxílio do programa msi afterburner consegui descobrir que o gargalo que está ocorrendo é por causa do processador que muitas vezes alcança 100% de uso mesmo em jogos "leves" como CS:GO com todas definições no mais baixo possível e resolução 4:3, porém antes rodava este mesmo game a mais de 120 fps tranquilamente.

 

No msi também aparece que a temperatura do CPU alcança no máximo 75°C quando há picos, porém quase sempre está entre 55°c e 65°C.

 

O que pode estar afetando o desempenho desta forma? Levando em consideração que já formatei e não mudou nada.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JFelipeL Eu fiz o mesmo que você, também tenho um Dell Inspiron 15 Gaming 7567, reparei que o meu também está se comportando assim, já atualizei tudo o que poderia (Win 10, Drivers NVidia, Bios ver 1.10 e demais drivers), você reparou se o áudio também gera uns ruídos durante o alto uso da CPU?

Como eu sempre estou atualizando os drivers eu não sei quando o problema começou ou quem é o causador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@saulobr88 Sim, o áudio estava bugando mesmo, chegava até a pipocar tanto com uso de fone quanto no próprio som do note.

 

Eu consegui resolver o problema (depois de 3 dias procurando quase). Pode ser que funcione pra você ou não, mas mesmo assim vale tentar.

 

Eu fiz monitoramento do hardware do notebook usando o MSI afterburner e joguei por um tempo, aí notei que a queda de fps acontecia quando a frequência do CPU caia e travava em 998mhz, eu tentei várias coisas pra corrigir isso, desde desabilitar o speedstep da intel na BIOS do note, até desligar um componente que tem nome difícil onde num fórum inglês dizia que poderia ser o que ocasionava o problema. Resumindo, nada funcionou.

 

Então eu tentei formatar sem manter os arquivos pelo próprio SO já existente (indo em windows up e tal), mas não funcionou também.

 

Então vasculhei o fórum da própria Dell e achei um erro parecido com o nosso mas em um modelo diferente de notebook, mesmo assim tentei (ainda bem).

 

A solução se resumia a instalar a versão "PRO" do Win10. No começo não consegui porque meu note tinha a versão home singles language, e sempre que eu tentava formatar com ISO ele automaticamente escolhia a versão home sl, então procurando no YouTube eu achei uma forma de burlar isso, vou deixar o link do vídeo. Você apenas vai precisar baixar uma ISO do windows 10 e aplicar nela o arquivo apresentado no vídeo. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JFelipeL Eu estou usando a versão home single language, vou instalar a versão Pro (fazer como é explicado no vídeo), acho que deve solucionar o problema mesmo.

Eu achei muito estranho o fato de todos os testes sempre darem um bom resultado, de forma separada, mas somente na hora de rodar os jogos 3D é que o problema ocorre. Eu também cheguei a usar o Kombustor junto ao MSI afterburner e vi que a temperatura não sobe tanto mas a queda de frame acontece mesmo sem chegar a usar 100% da CPU.

Muito obrigado por compartilhar, devo fazer isso até o próximo fim de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leNazca Cara, o melhor que fazemos é medir as coisas primeiro para poder então comparar, usa algum software de coleta e dados, tipo o MSI afterburner (existem outros, eu uso este pela popularidade). Assim você terá certeza se houve ou não melhoria.

Teoricamente, as versões Pro do Windows sempre vão ter mais recursos do que as versões Home, mas isso não significa que sempre haverá melhora no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JFelipeL Fiz a instalação usando o Windows 10 Pro, foi fácil para mim pois eu já tinha um pendrive de instalação do Windows 10, só adicionei o arquivo ei.cfg para liberar a lista de edições no instalador.

Após eu atualizar o windows, instalar os drivers e configurar o ambiente pude confirmar que o problema realmente desapareceu, usei os mesmos jogos que estavam instalados antes da formatação e o problema relatado não mais ocorreu.

@leNazca Fiz algumas coisas a mais para melhorar o desempenho, eu explico no próximo comentário.

adicionado 4 minutos depois
adicionado 5 minutos depois

(Parte 1 de 2)
Após instalar o Windows 10 Pro. Para eu confirmar que estava tudo funcionando normalmente fiz os seguintes testes:

Executei primeiro o MSI Kombustor (ativado pelo MSI AfterBurner), percebi que ele ficava no máximo em 30 FPS, mesmo com todas as atualizações do windows e drivers, as configurações do Painel da NVidia eram as mesmas que eu já usava anteriormente, usei o NVIDIA Inspector para fazer o Backup das configurações.

Usando o LatencyMon, vi a mensagem sobre desativar o Energy Throtling do windows para melhorar a experiência em aplicações com áudio em tempo real.

Após desativar o limitador de energia (Energy Throtling), chegou a atingir 70 FPS mas não cai abaixo de 30 FPS. Para quem tiver curiosidade aqui há um link sobre isso < https://www.windowscentral.com/how-manage-power-throttling-windows-10 >
Também é importante usar um perfil de energia de alto desempenho no windows e manter o notebook conectado ao carregador.

Isso ajuda a entender que o sistema está Normal e que pode ser usado para jogar, mas os testes mesmo vem em seguida.

adicionado 21 minutos depois

(Parte 2 de 2)
Os Jogos
Escolhi estes 3 jogos, pois já estavam instalados no notebook antes da formatação, uma coisa legal é eles possuem seus próprios Benchmarks dentro do jogo, o que para fins de comparação de configuração é ótimo. Os jogos são:
- Rise of Tomb Raider
- Mortal Kombat XL
- Batman Arkham Origins (Standard Edition)

Os testes
Fiz 4 (quatro) rodadas de testes, 2 (duas) com os próprios benchmarks dos jogos e mais 2 (duas) dentro do jogo, com algum cenário ou área, sempre alternando entre a configuração padrão do jogo e a configuração sugerida pelo GeForce Experience da Nvidia.

1 - Primeira rodada (configuração padrão do jogo, FPS médio) [ Benchmark ]
- Rise of Tomb Raider: 43 FPS
- Mortal Kombat XL: 60 FPS, configuração definida pelo próprio jogo (o jogo informa que vai encontrar as melhores configurações baseado no sistema que ele está instalado)
- Batman Arkham Origins: 52 FPS

2 - Segunda Rodada (Configuração aplicada pelo GeForce Experience, FPS médio) [ Benchmark ]
- Rise of Tomb Raider: 43 FPS, eu não percebi diferença.
- Mortal Kombat XL: 60 FPS
- Batman Arkham Origins: 37 FPS, com detalhes enriquecidos e a fumaça/neve mais realista (physx da nvidia), dentro do Final Offer o FPS não caiu (nos testes anteriores sempre caia neste cenário).

Obs. para o Rise of Tomb Raider: Rodei o Benchmark mais de uma vez pois no cenário do Vale Geotérmico o benchmark executou sem carregar todos os elementos do cenário. Em todas as vezes que eu executei o benchmark,  o FPS médio sempre ficava igual ou maior que 43, só houve gargalo ao carregar o cenário do Vale Geotérmico.

3 - Terceira Rodada (configuração padrão do jogo) [ Jogando ]
- Rise of Tomb Raider: Na Base Soviética, na parte mais próxima ao Rio da área, perto da mina soviética, variou entre 35 e 16 FPS.
- Mortal Kombat XL: 3 lutas em 3 cenários diferentes,
    - Sala de treinamento entre 60 e 41 FPS;
    - Selva entre 60 e 49 FPS;
    - Câmara de Jinsei entre 60 e 55 FPS
- Batman Arkham Origins: Batcaverna 60 FPS sem alterar; Distrito Burnley, planando 60 FPS, durante as lutas na rua o FPS variou muito, entre 60 e 24 FPS, houve momentos em que o jogo bugou e o Batman ficou preso no próprio cenário, por exemplo.

Obs. No caso do MKXL foi usada a configuração automática que o jogo aplica, se aceitarmos, após executar um benchmark.
 

4 - Quarta Rodada (Configuração otimizada pelo GeForce Experience) [ Jogando ]
- Rise of Tomb Raider: Na Base Soviética, variou entre 41 e 20 FPS na parte mais próxima ao Rio da área, perto da mina soviética. Eu percebi que ficou mais estável, a mudança de FPS não era tão brusca como na rodada anterior.
- Mortal Kombat XL: 3 lutas em 3 cenários diferentes,
    - Sala de treinamento entre 60 e 41 FPS;
    - Selva entre 60 e 59 FPS;
    - Câmara de Jinsei entre 60 e 50 FPS.
    Em todos os cenários, 60 FPS é o valor que mais prevalece.

- Batman Arkham Origins: Batcaverna 60 FPS na maior parte do tempo, ao falar com o Alfred o FPS caiu para 30, as animações de transição de cenário também caíram; Distrito Burnley, o FPS alterou muito tanto planando quanto durante as brigas de rua; Tentei fazer igual à rodada anterior, o FPS oscilou muito, entre 44 e 19 FPS, o desempenho caiu e deu para perceber até nas animações pré renderizadas.

Observações gerais:
- Rise of Tomb Raider:

   - O jogo não carrega tudo de uma só vez, ele vai criando os NPCs (Humanos e animais) de forma procedural, ao que parece, nunca é a mesma coisa.
   - Como o jogo não carrega tudo de uma só vez, há momentos em que parece que o jogo travou mas ele está ainda carregando algo do cenário, o FPS cai e volta de forma rápida nesses momentos.
- Mortal Kombat XL:

   - Aqui foi a surpresa, na instalação anterior com o Windows 10 Home Single Language, não dava para jogar no cenário da Câmara de Jinsei, pois o travamento era tanto que não dava para ver o que estava acontecendo, só com atraso.
   - Durante as cenas de apresentação, Fatalities e Raios X, o FPS cai bastante, não chega a ficar abaixo dos 24 FPS, mas de 60 para 24 é uma queda considerável. Isso em qualquer configuração.
   - Eu deixo o Templo Lin kuei como cenário de fundo do menu principal, no menu de seleção o FPS é sempre 30, houve momentos oscilou para baixo, chegando aos 19 FPS, mas 30 é o máximo que ele chegou.
- Batman Arkham Origins:
   - Eu usei a versão Standard do jogo, provável que com uma versão mais completa dele os problemas de bugs e o próprio desempenho do jogo melhorem.

De forma geral eu estou satisfeito com os resultados, desde que eu comprei o notebook que venho melhorando o mesmo, adicionando SSD, otimizando o windows e os jogos para ter sempre desempenho e qualidade de forma equilibrada. o próximo passo será adicionar mais memória RAM ao notebook, hoje uso 8GB, ter 16GB parece ser o ideal para alguns outros jogos.

Aproveitei o momento e testei algo que eu queria: Verificar se o GeForce Experience realmente melhora o desempenho do jogo, agora com números.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Aproveitando o tópico, algum de vocês teve problemas com a bateria?
Estou com o mesmo problema aqui de quedas de FPS e 100% de uso do processador. Observei que a tensão cai pela metade quando o FPS cai, e com isso a frequência do processador fica pela metade também. Quando rodei o diagnóstico da DELL, acusou problema na bateria .. abri aqui pra ver e ela estava toda inchada, tirei e to usando direto na tomada, mas o problema da queda de FPS contiinua.
Vou anexar algumas fotos de medições que fiz aqui.

Amanhã vou tentar essa atualização para o windows10 Pro e ver se consigo resolver também.

Cod2.png

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Bom dia, tenho um dell gaming 7567 I7 e tudo mais, tenho o windows 10 Pro for Workstations instalado no sdd m2 nvme de 256GB, os jogos deixo instalado no ssd com 500GB, pela lógica e no meu entendimento, deveria rodar a maioria dos jogos bem tranquilo, a maquina não apresenta super aquecimento, porém quando estou jogado, um exemplo de jogo seria o valorant, a média de fps no MSI fica na casa dos 195/210 fps, porém, as vezes acontece o famoso gargalo, o uso pro processador sobe e o fps baixa pra 30.

Já troquei de windows e testei todas versão disponível, mas esse gargalo continua, alguém teria alguma dica ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...