Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma x570 aorus elite e 2x8GB ram 3466mhz HyperX fury e um ryzen 7 3700x, mas por algum motivo não consigo botar as memórias a 3466mhz, elas só ficam em 2400mhz, já fui na BIOS e já ativei o XMP, mas quando eu olho com o CPU-Z ela está em 2400mhz e toda vez que eu abro a BIOS, aparece escrito BIOS resetada e o xmp ta destivado.

Postado

A bios está atualizada para a última versão? Pode ser algum bug que já foi corrigido. De acordo com as especificações da sua placa-mãe, com processador da 3ª geração suas memórias deveriam estar rodando a 3200MHz, que seria a frequência mais alta compatível nativamente sem overclock.

Citação

3rd Generation AMD Ryzen™ processors:
Support for DDR4 4000(O.C.) / 3866(O.C.) / 3800(O.C.) / 3733(O.C.) / 3600(O.C.) / 3466(O.C.) / 3400(O.C.) / 3333(O.C.) / 3300(O.C.) / 3200 / 2933 / 2667 / 2400 / 2133 MHz memory modules

Postado

A loja que me vendeu assegurou que estava, eu não olhei em qual versão estava, mas o problema é, eu tinha notado esse problema, levei na loja eles colocaram ela 3200mhz e voltou a dar esse problema de ficar em 2400mhz e a BIOS toda vez que é aberta dizer que foi resetada e sumiu com o xmp profile 2 que estava com a config de 3200mhz.

Postado

@Lucas R C se está F11 então deve estar atualizada. Minha placa-mãe também está com a data da BIOS diferente da data do site, mas segundo o suporte da Asus é a mesma versão. Você sabe o modelo exato da sua memória? Vi um modelo HyperX de 3466MHz 8GB (modelo HX434C19FB2/8) que diz trabalhar a 2933MHz nativamente, vi até modelos de 3300MHz que funciona nativamente a 2133MHz, então deve ser uma limitação da própria placa-mãe (que é uma vergonha para uma desse nível).

https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_x570-aorus-elite_matisse.pdf

Qualquer coisa tenta resetar a configuração da BIOS pra ver se volta ao normal e funciona a 2933MHz (se for o mesmo modelo da sua). Não sei como funciona overclock nessas memórias mais novas (na verdade não consegui fazer nem na minha DDR3), mas talvez funciona com frequências mais altas configurando manualmente.

Postado

É só a memória que volta para o padrão, ou qualquer valor que você altere na BIOS acontece esse problema?

Tente carregar os valores padrão da sua BIOS. Consulte o manual da sua placa-mãe para saber. Em teoria, após uma atualização de bios, os valores default são carregados automaticamente, mas não custa tentar. Pode ocorrer de ficar alguma sujeira na memória volátil onde as configurações são armazenadas, e começar a dar erros inesperados, e nesse caso um reset para valores default ajuda.

Pode ser também a bateria do cmos, mas acho pouco provável, já tive placas mãe com mais de cinco anos de uso e nunca tive problemas de bateria da cmos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...