Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ssd adata spectrix s40g vs pny cs 3030


Adriez

Posts recomendados

bom dia, tirando o rgb q o adata tem, os dois, são praticamentes, iguais em velocidade, estabilidade, longevidade e etc ?? vi q a garantia dos dois são 5 anos e também q o adata vem com dissipador ou da pny não, q eu saiba, obrigado

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB
SSD PNY CS3030 500GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriez Olá, bom dia.

 

Caro colega, um ponto positivo que vejo do Spectrix S40G 512GB é que possui um Buffer DRAM e SLC Caching que agiliza o tempo de resposta além de melhorar a performance aleatória do dispositivo. Possui um TBW de 320TB usando NANDs Flashs 3D TLC. Possuindo velocidades de 3.500MB/s de leitura e 1.900MB/s de escrita, e com 300K de leitura e 240K de escrita aleatória(IOPS). Além de possuir um dissipador, que ajuda bastante a deixar a temperatura reduzida. Especialemte se sua placa-mãe não possui dissipadores para M.2.

 

Quanto ao da PNY, possui os mesmos tipos de NANDs Flashs 3D TLC, porém ele já possui um TBW de 800TB que é mais que o dobro do Spectrix, além de possuir também DRAM, pois o controlador Philson E12 oferece suporte. Não encontrei o tamanho do DRAM Buffer, porém creio que seja no máximo de 512MB LPDDR3(isso para o modelo de 500GB).

Única desvantagem que encontrei é que ele não possui dissipador de calor, porém se sua placa-mãe tiver, elimina-se esse problema.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado, minha placa-mãe não possui o dissipador, então compensa pagar 30 reais mais caros no da adata ?? o adata tem 320 de tbw

 

Screenshot_18.png.13ce3a1dd77b7dcfb57aea9601eadc9c.png

 

 

adicionado 2 minutos depois

a ficha completa do pny

 

Screenshot_19.thumb.png.5a6aafc443272389970d8692a044e538.png

 

 

adicionado 3 minutos depois
10 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez Olá, bom dia.

 

Caro colega, um ponto positivo que vejo do Spectrix S40G 512GB é que possui um Buffer DRAM e SLC Caching que agiliza o tempo de resposta além de melhorar a performance aleatória do dispositivo. Possui um TBW de 320TB usando NANDs Flashs 3D TLC. Possuindo velocidades de 3.500MB/s de leitura e 1.900MB/s de escrita, e com 300K de leitura e 240K de escrita aleatória(IOPS). Além de possuir um dissipador, que ajuda bastante a deixar a temperatura reduzida. Especialemte se sua placa-mãe não possui dissipadores para M.2.

 

Quanto ao da PNY, possui os mesmos tipos de NANDs Flashs 3D TLC, porém ele já possui um TBW de 800TB que é mais que o dobro do Spectrix, além de possuir também DRAM, pois o controlador Philson E12 oferece suporte. Não encontrei o tamanho do DRAM Buffer, porém creio que seja no máximo de 512MB LPDDR3(isso para o modelo de 500GB).

Única desvantagem que encontrei é que ele não possui dissipador de calor, porém se sua placa-mãe tiver, elimina-se esse problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriez Cara, eu optaria pelo PNY, e futuramente colocaria um dissipador que dá para você comprar no aliexpress. Mas certifique que sua placa-mãe não tem um slot M.2 que fique em baixo da placa de vídeo. Pois se possuir isso vai gerar mais calor ainda no SSD causando thermal throtling.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o da pny é superior o da adata por causa dos 320 tbw, porque a diferença seria só essa certo ?? o slot m.2 da minha placa-mãe, fica acima da placa de vídeo e não embaixo, minha placa-mãe é essa, b450m steel legend, o em cima da placa-mãe é o ultra m.2 e o embaixo do lado direito é o sata.

 

787884009_B450MSteelLegend(S2).jpg.d93ef8df9ef3daa19fb8b395da375fd6.jpg

Screenshot_20.thumb.png.2ea2b39e71019424e544e8e2532cf5b3.png

11 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez Cara, eu optaria pelo PNY, e futuramente colocaria um dissipador que dá para você comprar no aliexpress. Mas certifique que sua placa-mãe não tem um slot M.2 que fique em baixo da placa de vídeo. Pois se possuir isso vai gerar mais calor ainda no SSD causando thermal throtling.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriez Cara então o PNY tem um TBW maior, além isso as velocidade de escrita e leitura aleatória são maiores.

No caso o PNY tem 440K de leitura e 508K de escrita comparado aos 300/240K do ADATA.

Eu iria no da PNY.

Quanto a placa-mãe, você tem que colocar no 1° slot que fica entre o socket do processador e o slot da placa de vídeo, pois o 2° slots suportam apenas SSDs M.2 porém usando apenas o barramento SATA. Caso coloque um Segundo SSD NVMe ele não seja detectado pois o slot não oferece suporte à NVMe.

adicionado 3 minutos depois

Vale salientar também que o 2° slot dessa placa-mãe(Steel Legend) possui esse slot compartilhado, ou seja se você usar um SSD M.2 SATA III no 2° slot, o 4° slot SATA da placa-mãe é desabilitado, podendo por dai no caso apenas mais 3 dispositivos SATAs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei q tenho q colocar no primeiro slot, mais essa diferença de velocidade na prática e perceptível ou só pra bench, o outro é 30 reais mais caros e vem com dissipador, consigo comprar dissipador por 30 reais ??

 

2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez Cara então o PNY tem um TBW maior, além isso as velocidade de escrita e leitura aleatória são maiores.

No caso o PNY tem 440K de leitura e 508K de escrita comparado aos 300/240K do ADATA.

Eu iria no da PNY.

Quanto a placa-mãe, você tem que colocar no 1° slot que fica entre o socket do processador e o slot da placa de vídeo, pois o 2° slots suportam apenas SSDs M.2 porém usando apenas o barramento SATA. Caso coloque um Segundo SSD NVMe ele não seja detectado pois o slot não oferece suporte à NVMe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriez Cara na prática, é muito pouco perceptível, a não ser que fique fazendo transferência ou cópia de arquivos bem grandes, ou usando programas como sony vegas o premirer para abrir projetos você não vai sentir diferença e um SSD SATA. Eu particularmente optaria no seu caso por um SSD SATA 2.5" que fosse de maior capacidade como por exemplo de 1TB ou de 960GB. Mas como o preço desses NVMe estão bons não vejo problema nisso. Caso queira maior capacidade, veja um Crucial MX500 1TB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

problema q o sata de 1 tb, está mais caras q esses, esse tbw 320 do adata, isso dura mais ou menos quanto tempo, o problema do outro q vou ter q comprar um dissipador ainda, pesquisei aqui e não achei dissipador por 30 reais, ah não ser q eu possa usar esse pny sem dissipador por um tempo, sendo q ele não fique embaixo da placa-mãe, será q deve esquentar muito ???

 

3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez Cara na prática, é muito pouco perceptível, a não ser que fique fazendo transferência ou cópia de arquivos bem grandes, ou usando programas como sony vegas o premirer para abrir projetos você não vai sentir diferença e um SSD SATA. Eu particularmente optaria no seu caso por um SSD SATA 2.5" que fosse de maior capacidade como por exemplo de 1TB ou de 960GB. Mas como o preço desses NVMe estão bons não vejo problema nisso. Caso queira maior capacidade, veja um Crucial MX500 1TB.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriez Então vamos lá, você sabe o que é TBW? TBW significa Total Bytes Written, que são os totais de bytes escritos. Nada mais é que o limite em que o fabricante garante que ele vai funcionar, a partir disso a garantia se "expira".

Agora vamos em um exemplo, esse SSD possui um TBW de 320GB, para fazer um cálculo de quanto de espaço teria de ser usado por dia para alcançar este valor é utilizado esta fórmula.

 

TBW           x           1000                                    320GB        x         1000                 320.000

--------------------------------------------------------  = -------------------------------------  =       ---------------- = 175,34GB/ dia.

N° de anos Garantia x 365(dias do ano)                5            x            365                   1825

 

Ou seja, para você conseguir gravar 320TB de dados em 5 anos 24 horas por dia 365 dias por ano, você tem que gravar 175GB de dados por dia até o 365 do 5° ano.

 

IMPORTANTE: Não significa que o TBW é o tanto que ele vai durar, mas sim o que o fabricante garante que deve funcionar, no caso ele garante até 320TB. O SSD pode gravar muito mais que isso. Só que acima disso o Fabricante não garante.

Em 2013 o site do Tech Report fez um teste com vários SSDs e o SAMSUNG PRO 840 de 256GB(modelo antigo) que tinha 75TB de TBW durou mais de 2.200TB(2.2PB PETABYTES). 33x mais que o anunciado.

 

No caso vamos assumir que você use 50GB por dia 365 dias por ano. Quantos anos você teria até alcançar o TBW?

 

50GB   x   1000         50.000

---------------------- = --------------- = 27 ANOS. 

 

5          x    365          1825

 

Você leu corretamente. 27 ANOS.... Imagine o de 800TBW.....

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah sim entendi, resumindo, qualquer um vai durar mais de 10 anos, e os dois tem 5 anos de garantia, muito obrigado por tudo.

 

2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez Então vamos lá, você sabe o que é TBW? TBW significa Total Bytes Written, que são os totais de bytes escritos. Nada mais é que o limite em que o fabricante garante que ele vai funcionar, a partir disso a garantia se "expira".

Agora vamos em um exemplo, esse SSD possui um TBW de 320GB, para fazer um cálculo de quanto de espaço teria de ser usado por dia para alcançar este valor é utilizado esta fórmula.

 

TBW           x           1000                                    320GB        x         1000                 320.000

--------------------------------------------------------  = -------------------------------------  =       ---------------- = 175,34GB/ dia.

N° de anos Garantia x 365(dias do ano)                5            x            365                   1825

 

Ou seja, para você conseguir gravar 320TB de dados em 5 anos 24 horas por dia 365 dias por ano, você tem que gravar 175GB de dados por dia até o 365 do 5° ano.

 

IMPORTANTE: Não significa que o TBW é o tanto que ele vai durar, mas sim o que o fabricante garante que deve funcionar, no caso ele garante até 320TB. O SSD pode gravar muito mais que isso. Só que acima disso o Fabricante não garante.

Em 2013 o site do Tech Report fez um teste com vários SSDs e o SAMSUNG PRO 840 de 256GB(modelo antigo) que tinha 75TB de TBW durou mais de 2.200TB(2.2PB PETABYTES). 33x mais que o anunciado.

 

No caso vamos assumir que você use 50GB por dia 365 dias por ano. Quantos anos você teria até alcançar o TBW?

 

50GB   x   1000         50.000

---------------------- = --------------- = 27 ANOS. 

 

5          x    365          1825

 

Você leu corretamente. 27 ANOS.... Imagine o de 800TBW.....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem, mais o adata tem garantia de 5 anos também, qualquer coisa, por 5 anos estou de boa.

 

3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez Imagine, espero ter lhe ajudado. Com certeza vão durar bastante, só que há possibilidade de problemas de fábricas, por mais que remotos sejam a chances de dar problema, sempre há esse problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi em outro forum o cara falando mesmo o ssd adata ficando no slot, igual onde o meu vai ficar, ele disse q o dele está esquentando, mais o pny deve esquentar mais, por causa q não tem dissipador né, mesmo q por acaso o adata ou qualquer outro ssd tenha o pior dissipador do mundo, ele sempre vai ser mais frio q o q não tem ???

 

8 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez A sim. Bom colega, lhe desejo sorte na compra, quaisquer dúvida só perguntar :) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde, tirando as velocidade esse seria muito inferior a esses, talvez vai dar pra mim pegar esse de 1 terabyte, será q vem com dissipador ou sem também ??

SSD Adata XPG SX6000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s - ASX6000PNP-1TT-C

 

8 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Adriez Sim, isso é verídico mas tem dissipadores de calor com excelentes preços na china colega, e se seu gabinete tiver um bom airflow não será um problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse SSD é um SSD mais de entrada por mais que sejam bem mais rápido que um SATA este SSD é um DRAM LESS.

No caso o mais importante são leitura e gravação aleatória. Sequencial se torna meio que irrelevante pois essas velocidades não são do uso prático mas sim se for fazer benchmark, ou algo do tipo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 bro eu achei esse por 50 reais mais caro q o pny, ele vem com dissipador para vcs mesmo instalar, só q o tbw dele é 320, mais eu não ligo pra isso, porque a duração já é grande pra ***** e ele é do nível do pny em desempenho e etc né ?? SSD ADATA XPG SX8200 PRO 512GB M.2 2280 NVME, ASX8200PNP-512GT-C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!