Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asrock B450m Steel Legend não ativa o XMP


Posts recomendados

Boa noite gelera!!

 

Sou novo aqui no fórum, apensar de acompanhar a bastante tempo...

Estou com um problema aqui com minha nova configuração, recentemente fiz um upgrade na minha máquina e peguei uma placa-mãe Asrock B450m Steel Legend + um Ryzen 7 2700 + 32gb de ram Adata XPG D41 TUF Gaming Alliance 3000mhz (4x8gb). Meu problema é o seguinte, as memórias por padrão vem a 2666mhz e quando tento ativar o XMP da memória na bios para rodar a 3000mhz o PC reinicia e tenta ligar 3x, ai logo em seguida ele liga normalmente porém volta com as memórias a 2666mhz, ou seja, não ativa o XMP, não sei se é problema de compatibilidade das memórias com a placa-mãe, pois com o processador elas são compativeis como consta no site da fabricante. Tentei setar várias frequancias da memória mas nenhuma delas funcionam, tentei overclock manual também porém sem sucesso.

 

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Alfradique pode ser ai o problema, nem toda memoria vem com chip bom, o que ta acontecendo é que alguma memoria nao ta conseguindo acompanhar as outras e o pc nao da boot, você tem que ir subindo a frequencia aos poucos e mexendo no CL dela, vai a 2666mhz depois sobe para a proxima frequencia e aumenta um pouco o CL da memoria, você tem que encontrar um clock que todas consiga rodar, deixa o xmp desativado...

 

testa esses clocks 16-18-18-36 se nao der certo vai nesse 17-18-18-39  acima desses times a memoria nao vai ficar legal

 

usa 1.35v 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viictor2K Acabei de tentar aqui, essas configurações e até outras e nada, se subir qualquer frequêcia além de 2666mhz o pc não inicicia 😕 O estranho é que fui conferir os chips das memómorias e são todos Samsung e até a data de fabricação, de acordo com o Aida 64, são iguais. Vejo a galera fazendo over fácil nessas memórias... acho que está ocorrendo alguma imcompatibilidade, só pode, ou devo ter sido sorteado com chips que não sobem em over kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde,

 

Tenho a mesma placa e o mesmo problema, porém descobri a solução testei e apliquei com sucesso, instale a bios 2.70 e não mude mais, após esta atualização milagrosamente as memórias reconhecidas no perfil xmp funcionam normalmente, espero te ajudar pois tive esta mesma agonia passando pela mesma situação.

Não menos importante é que as memórias para atingirem velocidades de 3200 por exemplo devem estar instaladas nos slots A2+B2 ou seja o segundo e quarto da esquerda para a direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matrixpayne Obrigado, vou tentar atualizar para essa versão aqui, eu tenho 32gb instalados, os 4 slots estão ocupados, são 4 módulos de 8gb XPG Spéctrix D41, acho que não vou conseguir ativar o XMP com os 4 slots sendo utilizado pelo p que eu andei pesquisando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matrixpayne Sim, da um trabalho, até agora só consegui um overclock no processador, eu to com um R7 2700 a 4Ghz,  a fabricante não recomenda atualizar a bios pra 2.70 com processadores da segunda geração, eu to na 2.50 que é a ultima recomendada para segunda geração. já tentei de tudo nas memórias e nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sai de um r7 1800x para esse r5 3600x deu um baita trabalho para ajustar mas agora finalmente está funcionando, testei a 2.60 que dizem ser a mais estável e agora instalei a 2.70 que ficou Ok, não tive mais problemas desde então, o cenário anterior era vários crash em jogos.

Quanto ao overclock @4.4 fiz os testes e o ganho não era tão relevante passando de 525 pontos no single thread para 551 porém para ficar mais estável tinha que aumentar muito a tensão, como tenho a rx 5700xt e ele já empurra de boa deixei assim mesmo em stock, mas tenho certeza de que tão logo pegue a versão adequada da bios bem como usar os slots a2 e b2 seu problema também será resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matrixpayne Depois de muito tentar aqui também, consegui subir minhas memórias para 3200mhz, ainda vou realizar os testes de estabilidade, mas acredito que não terei problemas, segui suas dicas e usei somente 2 slots, a2 e b2, deixei apenas com 2 módulos de 8gb (tinha 4 instalados) ai foi só habilitar o XMP e funcionou perfemitamente. O lado ruim disso é que eu tenho que escolher 32gb de ram a 2666mhz ou 16gb de ram a 3200mhz. Espero que futuras atualizaçãoes de bios me permita rodar os 32gb de ram a 3000mhz pelo menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um problema dos Ryzen 2000. Com 4 pentes o controlador de memória geralmente não consegue usar acima de 2933. Você precisaria aumentar o soc voltage pra 1,1v ou no máximo 1,2v e tentar novamente. Eu tentaria botar o SoC voltage pra 1,2v e Dram voltage pra 1,45v nos 4 pentes e ver se liga. Se ligar, tenta ir diminuindo o soc voltage até não ligar mais. Daí quando isso ocorrer, volta pra tensão que ligou e adiciona mais um passo acima sobre a última tensão estável. Faz isso com o Dram voltage depois também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Entendi, mas acredito que a limitação esteja na minha placa-mãe, com os 4 módulos de memória ele não sobe acima de 2666mhz nem por reza kkkk, no momento tô dando preferência a rodar com 16gb a 3200mhz, vou aguardar chegar os Ryzen 4000 e esperar uma promoção pra passar pro 3700x kkkk aí tento novamente com os 4 módulos pra ver se rola 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 16/01/2020 às 23:42, Raphael Alfradique disse:

Boa noite gelera!!

 

Sou novo aqui no fórum, apensar de acompanhar a bastante tempo...

Estou com um problema aqui com minha nova configuração, recentemente fiz um upgrade na minha máquina e peguei uma placa-mãe Asrock B450m Steel Legend + um Ryzen 7 2700 + 32gb de ram Adata XPG D41 TUF Gaming Alliance 3000mhz (4x8gb). Meu problema é o seguinte, as memórias por padrão vem a 2666mhz e quando tento ativar o XMP da memória na bios para rodar a 3000mhz o PC reinicia e tenta ligar 3x, ai logo em seguida ele liga normalmente porém volta com as memórias a 2666mhz, ou seja, não ativa o XMP, não sei se é problema de compatibilidade das memórias com a placa-mãe, pois com o processador elas são compativeis como consta no site da fabricante. Tentei setar várias frequancias da memória mas nenhuma delas funcionam, tentei overclock manual também porém sem sucesso.

 

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Resolvido, estava com o mesmo problema, o que acontece é que quando colocamos o perfil xmp na placa ela automaticamente seta uma tensão para ram errada, aqui ela estava colocando autumatica a tensão em 1.35 e essa tensão ficava vermelha na bios, ate que percebi que tinha que diminuir a tensão que a própria placa tinha coloca de 1.35 para 1.30 ai a cor deixou de ficar vermelha, ai salvei e loguei o windows, ai foi sucesso. Minhas memorias são de 3200mhz e estavam a 2400mhz. Agora sim estão trabalhando a 3200.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@WandersonJM Cara, estou com problemas nessa questão, tenho 2 memórias XPG Gammix D30 de 8gb 2666. Mudei pro perfil XMP e ainda assim não apareceu opção de 3200, então setei manualmente pra 3200 e a tensão continuava em 1.2, e em primeira vez não deu video. Resetei ai mudei pra 3000 e a tensão ainda em 1.2 novamente sem vídeo. A única coisa q eu consegui é alterar a tensão manualmente pra 1.4v e deixar ela em 3000mhz, porém ainda tem instabilidades, as vezes um jogo fecha sozinho, da tela azul. Sabe se tem alguma versão de BIOS pra mudar pra 3200 e que ela fique estável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 19/05/2020 às 12:58, Milton Rodrigues Jr disse:

@WandersonJM Cara, estou com problemas nessa questão, tenho 2 memórias XPG Gammix D30 de 8gb 2666. Mudei pro perfil XMP e ainda assim não apareceu opção de 3200, então setei manualmente pra 3200 e a tensão continuava em 1.2, e em primeira vez não deu video. Resetei ai mudei pra 3000 e a tensão ainda em 1.2 novamente sem vídeo. A única coisa q eu consegui é alterar a tensão manualmente pra 1.4v e deixar ela em 3000mhz, porém ainda tem instabilidades, as vezes um jogo fecha sozinho, da tela azul. Sabe se tem alguma versão de BIOS pra mudar pra 3200 e que ela fique estável?

 

Estou com o mesmo kit de memória também e não consigo fazer um over decente também, conseguiu algo? Sua mobo também é a steel legend?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Breno.hpsilva disse:

 

Estou com o mesmo kit de memória também e não consigo fazer um over decente também, conseguiu algo? Sua mobo também é a steel legend?

 

Sim é a Steel Legend, consegui deixar ela a 3000 mhz com 1.35v porém ela não fica estável, quando eu abro qualquer jogo da tela azul, por isso eu no momento to deixando ela em Stock, até investir em outra RAM talvez, então desisti de OC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Milton Rodrigues Jr disse:

 

Sim é a Steel Legend, consegui deixar ela a 3000 mhz com 1.35v porém ela não fica estável, quando eu abro qualquer jogo da tela azul, por isso eu no momento to deixando ela em Stock, até investir em outra RAM talvez, então desisti de OC

 

Consegui colocar ela em 3200 mHz, desabilitei o xmp, deixei tudo automático e coloquei a tensão em 1.30V.

Obs: atualizei a bios para 2.90 (se não me engano, mas é a ultima disponibilizada no site da asrock);
Os módulos estão colocados nos slots A2 e B2, que pelo que vi são os que suportam overclock.
Os timings ficaram (no automático): 20 - 22 - 22 - 52. Tentei diminuir mas estava tendo algumas instabilidades e os ganhos não estavam sendo tão relevantes.

 

Desse jeito aí eu testei no TestMem5 e deu tudo certo, inclusive rodei jogos e foi tranquilo, pelos testes do Aida64 (não sei se testei direito, fui em comparação e iniciei os testes de leitura, escrita, cópia e latência) teve uma melhora significativa, nos jogos não sei te dizer com precisão a melhora, vou testar certinho depois para ver, mas até então está estável.

 

Edit: Eu acredito que ela suba mais, porém acho que pode ter alguma incompatibilidade com meu processador ou a placa-mãe, e também tem que saber mexer direitinho, coisa que eu ainda não to sabendo kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, estou tendo os mesmos problemas aqui, memórias Corsair Vengeance Pro 2x8GB 3200Mhz CMW16GX4M2C3200C16W

Bios da placa Asrock B450M Steel Legend na versão 2.90, estava na 2.70

Na BIOS mostra que esta a 3200Mhz, mas depois que sobe o Windows, não.

Seguem alguns prints mostrando meu problema:

 

r5g8hQ4.png

xm5IqPO.png

M3u9OY5.png

5YPyqJL.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alisonduarte , cara, pelo seus prints ela está operando a 3200 mhz sim. Veja a primeira imagem que você enviou, a frequência da memória está em 1596 (aproximadamente 1600 que dobrando vai bater os 3200 mhz, e isto acontece pois as memórias enviam dados duas vezes por ciclo explicando bem a grosso modo, é como se a RAM enviasse dois ciclos de dados cada um a 1600 mhz). Posso ter falado groselha, mas pode ficar tranquilo que pelo print suas memórias então trabalhando em perfil XMP.

adicionado 6 minutos depois

@Breno.hpsilva , cara eu desisti de tentar mexer, estava até fazendo umas pesquisas pra aprender sobre o Ryzen Calculator pra setar todos os timmings manuais, mas larguei mão. Comprei um par de memórias Asgard Loki W2 do aliexpress (uma marca chinesa ai), pois nos comentários da venda algumas pessoas falaram que deu certo ativar o XMP na Steel Legend com elas. No fim chegaram ontem as memórias e realmente, era só mudar la no profile XMP que a placa setou todos os parâmetros automaticamente e ela está funcionando a 3200 mhz estável. Fiz alguns testes com o COD Warzone, Pubg e não deu travamentos ou tela azul! No fim vou me desfazer destas memórias da Adata aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal cara!! Vou fazer os testes hoje tb entao!!

existe algum outro software que eu consiga ver o clock que elas estão operando? Apenas para confirmar mesmo rsrs

Vou rodar um memtest da vida tb, ver se nao da  problemas com travamentos ou tela azul!

Eu ativei o XMP e ela mostra na BIOS como 3200, entao provavelmente esteja tudo ok!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!