Ir ao conteúdo

Placa Asus ligar ventoinha na CPU_FAN


Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Postado

Todo fan de cpu é ligado no conector CPU_FAN, mas quando existem 2 ventoinhas elas podem ser ligadas com um cabo Y ou o correto e ligar apenas uma e a outra em outro borne como fan de gabinete, ou tanto faz? O cooler comporta 3 ventoinhas, em um futuro como ligaria as tres?

 

Uma dúvida tão simples como essa, pensei que ia ter a solução no site abaixo, mas a coisa começou maneira depois evoluiu materia técnica demais, não respondeu minha dúvida, mas não deixa de ser interessante.

 

https://www.hardwarecentral.net/blog/2018/09/19/hardware-controle-dos-fans

  • Solução
Postado

Como sempre digo, posto aqui e continuo procurando, e achei o procedimento que é como eu julgava mas apenas com alguns cuidados:

Pode se ligar os dois fans no CPU_FAN  mas o splitter ou cabo Y tem modo certo de ligar e tem um detalhe, um cabo tem 4 conectores e o outro tem apenas 3, creio que a placa-mãe só pode controlar um só, dai o cabo ser assim para não dar conflito, só não decidi ainda qual ventoinha irá ser controlada, a que fica dentro das torres ou a de fora? Por enquanto está a de fora, mas para trocar é rapidinho.

 

GU2gq2V.jpg

Postado

Se sua placa tiver um CPU OPT, você pode ligar uma ventoinha secundária nesse conector. Ou usar um split (normalmente essses cooler que tem mais de uma ventoinha vem um splitter junto). No meu cooler vem um adaptardor em Y para duas ventoinhas, e vem a observação que caso se use o cabo splitter a placa-mãe vai monitorar a velocidade de apenas uma ventoinha - ela manda o sinal PWM para todas as ventoinhas, mas consegue monitorar apenas uma delas. Acho que até vem no cabo marcado qual dos conectores é o do fan "monitorável".

Minha placa-mãe vem com dois headers de fan para CPU, e eu liguei individual, mas o problema é que a velocidade dos fans não fica idêntica nos dois headers, mesmo tentando colocar curvas de velocidade o mais próximas possível. Como comprei um gabinete novo, quando eu desmontar tudo vou usar o adaptador.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...