Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera!

Q: Sem levar muito em conta o fator preço, qual processador encaixa bem com uma RX 5700 XT na Asus Prime B350-Plus?

Vou fazer um upgrade no meu PC e inicialmente iria colocar um Ryzen 5 3600 no combo com a RX 5700 XT. Contudo, cogitei a possibilidade de sair da linha 5 e pegar um Ryzen 7 3800x mas vi que não era aconselhável com o modelo da minha placa-mãe por conta de dissipador, algo assim..

Como sou leigo no assunto compatibilidade, gargalo e etc, recorro a vocês.

obs.: O fator preço não é muito dominante porque tenho previsão de juntar dinheiro ainda pra fazer o upgrade no final do ano, então se precisar gastar um pouco mais posso planejar.

obs2.: Pergunto porque caso precise de um upgrade na placa-mãe deixa de ser interessante pra mim no momento trocar ela.

Desde já, agradeço!

Postado

Olá amigo, o modelo da sua placa-mãe reconhece o R7 3800x tranquilo com atualização de bios. Mas aquela coisa em placa-mãe e fonte não economize.

Para sua placa-mãe o melhor processador seria o Ryzen 7 1800X, mas o problema real é com a placa de vídeo, não vai ser o processador que vai gargalar, poderá haver quedas aleatórias de fps e pode até a tela piscar por conta dessa interoperabilidade de vídeo com a placa-mãe.

• Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, Rei Motta disse:

Para sua placa-mãe o melhor processador seria o Ryzen 7 1800X...

No caso então nem o R5 3600 seria recomendado?

...mas o problema real é com a placa de vídeo, não vai ser o processador que vai gargalar, poderá haver quedas aleatórias de fps e pode até a tela piscar por conta dessa interoperabilidade de vídeo com a placa-mãe.

Quer dizer que a placa-mãe vai ser problema até mesmo pra placa de vídeo? Acho que vou precisar trocar ela então kk

Postado

Não me entenda mal, não é nada grave se você não se importar com o kit equilibrado no máximo o que vai acontecer é isso que citei.

Sua placa-mãe aguenta, pode até ficar perfeito o kit novo montado com o R5 3600, mas se no decorrer do tempo algo não ir bem saiba que é por conta do chipset da mobo não conseguir segurar as pontas, só isso.

O computador é um conjunto onde a base são a placa-mãe e a fonte para conectar todos os componentes e funcionar. O bom funcionamento e custo-benefício é relativo das partes estarem no mesmo nível.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Rei Motta disse:

Não me entenda mal, não é nada grave se você não se importar com o kit equilibrado no máximo o que vai acontecer é isso que citei.

Até parece! Eu realmente não entendo nada sobre esse lado mais complexo de compatibilidade então toda opinião é extremamente bem vinda!

Sua placa-mãe aguenta, pode até ficar perfeito o kit novo montado com o R5 3600, mas se no decorrer do tempo algo não ir bem saiba que é por conta do chipset da mobo não conseguir segurar as pontas, só isso.

Então, o plano era colocar o R5 3600 + RX 5700 XT nela, pelos vídeos que eu ví o combo fica legal, mas sabendo dessa limitação da placa-mãe agora não sei, já to procurando alguma placa pra substituir a minha kk

O computador é um conjunto onde a base são a placa-mãe e a fonte para conectar todos os componentes e funcionar. O bom funcionamento e custo-benefício é relativo das partes estarem no mesmo nível.

Sim, com certeza, mas esse desequilíbrio vai causar problemas mais sérios? Porque se for ficar gargalhado mas não demonstrar nenhum problema mais grave, eu posso segurar até conseguir uma placa melhor pra trocar, sem precisar sacrificar o dinheiro dos outros componentes por agora..

Postado

Na mesma situação se não tivesse muito para investir optaria pelo processador 3600x mesmo, pensando futuramente em upgrade de placa-mãe.

A sua resposta vai depender do seu uso, você tem que sentir e monitorar tensão e temperaturas com algum software como o HWMonitor, pode ser até que não haja necessidade de trocar a mobo.

O combo de performance da RX 5700 com o R5 3600 é monstro. Só alerto em investir na base para ele também quando for possível, afinal é uma garantia de longevidade.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Rei Motta disse:

Na mesma situação se não tivesse muito para investir optaria pelo processador 3600x mesmo, pensando futuramente em upgrade de placa-mãe.

A sua resposta vai depender do seu uso, você tem que sentir e monitorar tensão e temperaturas com algum software como o HWMonitor, pode ser até que não haja necessidade de trocar a mobo.

O combo de performance da RX 5700 com o R5 3600 é monstro. Só alerto em investir na base para ele também quando for possível, afinal é uma garantia de longevidade.

Provavelmente vou fechar o kit assim mesmo, R5 3600x + RX 5700 XT e vejo se consigo um up da MOBO mais a frente.

Obrigado pela ajuda! :D

edit: Essa pode ser uma boa? https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-tuf-gaming-x570-plus-br-ddr4-socket-am4-chipset-amd-x570?gclid=EAIaIQobChMIw6yMwvKX5wIVggeRCh0lNgLEEAQYAiABEgLcEPD_BwE

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!