Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak de grande porte com baterias estacionárias!


Posts recomendados

Gostaria de saber se temos alguém que já fez ou tem informação sobre um projeto de nobreak de médio/grande porte, preciso estabilizar um setor de elétrico em um escritório com uns 10 desktops e 3 multifuncionais (a parte que teria que permanecer ligado) que tem muitos problemas com a energia (falta de energia por diversas vezes na semana, além de muita oscilação que acaba danificando os componentes).

Antes de sugerir a ideia ao dono, o qual está a procura de solução para o problema, preciso ter um pouco mais de conhecimento no assunto.

A parte de armazenamento (em torno de 5 baterias estacionárias em gel de 200A) e de distribuição (Inversor de tensão 12V para 120V de 5000W com saída em onda senoidal) acredito que esteja de acordo, porém preciso de mais informação sobre a alimentação das baterias e consequentemente a alimentação do inversor, já que estarão em serie (alimentação - armazenamento - distribuição), havia pensado em (Carregador bateria estacionária 12V - 10A) mas o que me incomoda nesse carregador é sua potência máxima de saída em Watts que é de 145W, aí que mora minha dúvida, caso monte o esquema e os aparelhos (micros e impressoras) forem ligados a saída do inversor, este vai "querer" se alimentar das baterias ou do carregador, já que estão em série, ou devo incluir algo nesse esquema para "fazer" o inversor se alimentar somente das baterias quando em uso, mesmo com o carregador ligado alimentando as baterias?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Almir, bem eu trabalho em um provedor de internet e tenho um pouco de experiência para compartilhar, então já vi que você sabe exatamente o que quer, isso e muito bom, pois com uma pequena ajuda de um verdadeiro profissional dessa área (sim mesmo eu sabendo as caraterísticas que eu ia precisar foi muito bom ter a opinião de alguém com mais experiencia na área), no meu caso eu sabia exatamente a corrente necessário para alimentar os equipamentos e sabia o quanto eu queria de redundância, meu projeto era um pouco diferente, pois eu precisava interligar geradores além das baterias (pois era uma central de telecom com muitos equipamentos) sendo assim as minhas necessidades eram diferentes, os equipamentos não podiam parar e quando as baterias estivessem próximo de acabar o gerador deveria ser ligado automaticamente, no final tudo funcionou muito bem, o vendedor nos mostrou os circuitos que ele tinha disponíveis, e muitos deles atendiam nossas demandas...

 

Atualmente utilizo uma solução de inversor que se parece com No-break configurável e um inversor que tem a capacidade de carregar a bateria e no momento da queda ele mesmo começa a sugar a bateria para alimentar os equipamentos, ou seja, e um inversor com carregador inbutido e funciona muito bem e eficiente. Para acionar os gerados e realimentar os inversores e um circuito a parte que não vem ao caso (tudo isso saiu bem caro, esteja disposto a colocar a mão no bolso).

 

Resumindo de forma rápida, você já sabe o que quer, peça um orçamento de uma empresa especializada e peça para eles te mostrarem o que tem, será muito útil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um nobreak é um monitor de tensão que possui inversor próprio e baterias. Quando detecta que a rede está ruim ou ausente desliga a rede e assume a geração a partir das baterias. O carregador das baterias está ligado na rede pública e se esta faltar não haverá recarga. Não faz sentido colocar o carregador na rede protegida, fica sempre na pública, opcionalmente também no gerador diesel/gasolina se houver. Normalmente as baterias são dimensionadas para poucos minutos, o suficiente para que os trabalhos sejam salvos ou para que o gerador passe a trabalhar. Caso deseje um sistema com grande autosuficiencia (tempo) gerador costuma sair mais em conta que um banco imenso de baterias.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Jose Caio Cunha disse:

Atualmente utilizo uma solução de inversor que se parece com No-break configurável e um inversor que tem a capacidade de carregar a bateria e no momento da queda ele mesmo começa a sugar a bateria para alimentar os equipamentos, ou seja, e um inversor com carregador inbutido e funciona muito bem e eficiente.

Olá Jose Caio Cunha, sim, já temos uma noção do que precisamos, e com a capacidade de armazenamento dessas baterias, descontando a ineficiência (perda) do inversor e carga mínima das baterias, meu calculo chegou a algo em torno de 5 horas de autonomia, claro que as multifuncionais dão picos no aquecimento, coisa que fica difícil de calcular, mas deixando elas com o minimo de uso, seria mais ou menos esse tempo de autonomia...

Citei a parte que fala dos inversores que utiliza pois gostaria de pedir se tem como me passar o modelo deles, pra dar uma olhada nas especificações, não temos nenhuma empresa que vende esse tipo de material na cidade para tirar maiores dúvidas, e como temos um orçamento não baixo mas limitado, queria ver se resolvo a parte essa proposta ao dono!

adicionado 9 minutos depois

@Sérgio Lembo

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Um nobreak é um monitor de tensão que possui inversor próprio e baterias. Quando detecta que a rede está ruim ou ausente desliga a rede e assume a geração a partir das baterias. O carregador das baterias está ligado na rede pública e se esta faltar não haverá recarga. Não faz sentido colocar o carregador na rede protegida, fica sempre na pública, opcionalmente também no gerador diesel/gasolina se houver. Normalmente as baterias são dimensionadas para poucos minutos, o suficiente para que os trabalhos sejam salvos ou para que o gerador passe a trabalhar. Caso deseje um sistema com grande autosuficiencia (tempo) gerador costuma sair mais em conta que um banco imenso de baterias.

Bom dia Sr. Sérgio, o carregador ficaria sim em rede pública, acho que me fiz entender errado!

A parte de usar um gerador já foi descartada de forma antecipada pelo dono, pois além de ser ruidoso, não teriamos local adequado para usar nada a combustão de forma a expelir os gáses sem gerar cheiro para o interior do ambiente, ou teríamos que refazer a entrada de energia da sala, coisa impossível no momento, já que os custos com certeza ultrapassariam o valor de um banco de baterias...

O que mais preciso é "limpar" a rede, mais do que manter o sistema ligado por um longo período, por isso preciso de um sistema "tipo nobreak" para deixar a energia estável!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na impossibilidade do gerador vai ser grandes baterias mesmo. lembre-se que bateria não é coisa que se compra e se esquece num canto. Necessita de manutenção.

Manutenção:

- ter sempre água desmineralizada e solução ácida.

- Ter um densitômetro.

- A cada 30 dias verificar vaso a vaso de cada bateria o nível e a densidade. Corrigir se necessário.

Com esses cuidados uma estacionária chega fácil a 10 anos de uso

Sobre o carregador: os experimentos de John Bedini concluiram que baterias carregadas com energia pulsada não só previnem a sulfatação como também armazenam carga maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Almir Seibert

Em 23/01/2020 às 11:29, Almir Seibert disse:

Citei a parte que fala dos inversores que utiliza pois gostaria de pedir se tem como me passar o modelo deles, pra dar uma olhada nas especificações, não temos nenhuma empresa que vende esse tipo de material na cidade para tirar maiores dúvidas

Eu me desliguei da empresa a poucos dias, não me lembro da marca, mas lembro com riqueza de detalhes das especificações, era de uma fabricante chinesa tinha capacidade de fornecer aproximadamente 2700 Watts de potência continua, vinha com entrada para baterias modulares (ele tinha limitações em relação à quantidade de baterias, mas essas limitações eram vencidas pelo uso de um gerador) na época essa solução custou em média cerca de R$ 6000,00 aos bolsos da empresa mais a contratação de uma empresa terceirizada que faz a manutenção das baterias de vez em quando.

 

Se quiser fazer um orçamento pode ver também com empresas em outras localidades, e possível que uma empresa faça um orçamento para você a distância (infelizmente não tenho nenhuma para recomendar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!