Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, muito boa noite a todos! Venho ao Clube do Hardware para pedir ajuda aos senhores, que obviamente detêm um maior conhecimento em hardware do que eu. Me considero um entusiasta de tecnologia e games. Recentemente montei um computador novo, acreditei que não haveriam problemas, no entanto estou passando por dificuldades técnicas que não sei mais como resolver. O FPS fica elevado nos games, porém jogando LOL, por exemplo, há constantes travadas no game e não sei mais o que fazer. Jogando Red Dead Redemption 2 o "lag" foi menor e só aconteciam em alguns casos, mas também apareciam defeitos no cenário como um textura estranha na neve e depois afundando. O computador que montei tem configurações superiores as recomendadas e, portanto, não consigo pensar em nenhuma possibilidade para o problema. Talvez haja relação com a energia provida pela fonte à placa de vídeo, mas como não sou expert nisso e não encontrei solução online, recorro a vossas senhorias. Já reinstalei os Drivers da AMD, chequei as conexões da placa de vídeo e todas as possibilidades que me vieram a mente. Abaixo segue a configuração do meu computador e um print do software da Sapphire em anexo.

Configurações e periféricos:

Placa-Mãe Asus Prime X570-Pro, AMD AM4, ATX, DDR4

Placa de Vídeo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT Nitro+, 8GB GDDR6, 256Bit

Fonte Gigabyte 750W 80 Plus Gold Modular - G750H

Processador AMD Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) 

HD Seagate BarraCuda, 3TB

Memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2

SSD 120 GB SanDisk

Caixa de Som Gamer Husky Storm, Rainbow, 6W

Teclado Mecânico Gamer HyperX Alloy Origins, RGB

Mouse Gamer HyperX Pulsefire Surge RGB

Monitor Samsung LED 27´ Widescreen Curvo, Full HD, IPS, HDMI/VGA, FreeSync

Suporte para Headset Gamer Corsair USB Surround 7.1, RGB, Preto 

Fora isso o gabinete possui mais 4 Fans com LED RGB.

OBS: quando a GPU Voltage sobe, o GPU Clock também sobe e infelizmente não sei a correção disso, mas continuo pesquisando e buscando compreender melhor.

Agradeço a todos pela atenção, mesmo que não consigam me ajudar com a solução. Tentarei solucionar sozinho, mas se não conseguir eu terei de recorrer a ajuda de um profissional da área para evitar problemas... Muito obrigado! 

Sapphire TriXX.jpeg

Postado

Monitorou pelo Afterburner/Radeon Overlay? Veja os frame times e veja também se há quedas bruscas no clock da CPU, com uma placa-mãe dessas é difícil ter thermal throttling mas é sempre bom poder eliminar as possibilidades, outra possibilidade é essa fonte não ser de qualidade, viu algum teste dela? bios da placa-mãe está atualizada?

Postado
14 minutos atrás, CalienW2 disse:

Monitorou pelo Afterburner/Radeon Overlay? Veja os frame times e veja também se há quedas bruscas no clock da CPU, com uma placa-mãe dessas é difícil ter thermal throttling mas é sempre bom poder eliminar as possibilidades, outra possibilidade é essa fonte não ser de qualidade, viu algum teste dela? bios da placa-mãe está atualizada?

Não monitorei, mas vou fazer isso e retorno a postar no tópico. Não cheguei a ver testes da fonte, mas como ela é da gigabyte (80 plus gold) eu não me preocupei e fiz um cálculo antes de montar o computador através de um site para saber qual a potência que eu iria precisar. Poderia ser uma “deficiência” energética? porque quando estou navegando, vendo vídeo e outras atividades que não exigem tento da placa de vídeo, tudo fica perfeitamente normal. Talvez a fonte não esteja entregando o que a placa de vídeo precisa. Fiz um teste colocando a minha placa de vídeo anterior e deu uma “ligadinha” mas foi menor que com a RX 5700... Esqueci de mencionar também que em um momento em que estava testando durante o jogo, a tela ficou preta e não voltou, precisei reiniciar pelo botão! E a BIOS está atualizada, chequei pelo software da Asus.

Muito obrigado pela ajuda, sempre bom poder contar com a experiência de todos! 

• Curtir 1
Postado
agora, John_Kenned disse:

Não monitorei, mas vou fazer isso e retorno a postar no tópico. Não cheguei a ver testes da fonte, mas como ela é da gigabyte (80 plus gold) eu não me preocupei e fiz um cálculo antes de montar o computador através de um site para saber qual a potência que eu iria precisar. Poderia ser uma “deficiência” energética? porque quando estou navegando, vendo vídeo e outras atividades que não exigem tento da placa de vídeo, tudo fica perfeitamente normal. Talvez a fonte não esteja entregando o que a placa de vídeo precisa. Fiz um teste colocando a minha placa de vídeo anterior e deu uma “ligadinha” mas foi menor que com a RX 5700... Esqueci de mencionar também que em um momento em que estava testando durante o jogo, a tela ficou preta e não voltou, precisei reiniciar pelo botão!

Muito obrigado pela ajuda, sempre bom poder contar com a experiência de todos! 

Não é necessariamente pelo cálculo, as vezes a fonte simplesmente não entrega o que promete, (como fontes de 500w que entregam 250w). Pode ser que a fonte esteja com problema mas sem outra pra testar fica difícil comprovar. Faz tempo que comprou?

Postado
3 minutos atrás, CalienW2 disse:

Não é necessariamente pelo cálculo, as vezes a fonte simplesmente não entrega o que promete, (como fontes de 500w que entregam 250w). Pode ser que a fonte esteja com problema mas sem outra pra testar fica difícil comprovar. Faz tempo que comprou?

Não faz muito tempo, comprei em dezembro e comecei a utilizar essa semana, pois consegui comprar a Sapphire RX 5700 XT. LED não gasta muita energia assim e nem os periféricos que tenho, realmente não sei o motivo disso. Desinstalei os drivers, chequei se estava mal encaixada. A única coisa que me vem à mente é a fonte, principalmente depois da tela preta e eu ser forçado a desligar no botão. Talvez a fonte não esteja entregando os 750W, como você mencionou. Até onde pesquisei as que possuem selo 80 plus estão entre as melhores, talvez os componentes precisem de uma potencia maior, como uma fonte de 1000w. Não estou utilizando os 4 pinos adicionais Da placa-mãe, apenas os 8 normais e pelo que pesquisei isso não interfere no funcionamento do processador a menos que eu faça um OC... Realmente, minha única ideia é a fonte.... Não sei ao certo a tensão que a Sapphire devia estar recebendo, mas acredito que aqueles 0.725 V não sejam suficiente, mesmo com a alteração dela para 1.185, aproximadamente, quando abro o jogo.

Postado

Nem sempre a marca na fonte é da mesma empresa que fabricou. Cooler Master e Gigabyte é bom procurar uns testes antes, achei pouca coisa sobre ela na net, mas o s que achei diziam que entregava, ela pode só ter vindo com defeito. O Vcore da GPU varia conforme a necessidade (dentro do padrão definido pela Saphire que modificou o projeto, no caso da sua). Se for problema na fonte ai já é caso de garantia e tem direito a uma nova.

Postado

Olha, eu acho que você não irá encontrar o problema nas suas especificações de hardware. Sua fonte deveria estar segurando o tranco, além disso seu processador e sua placa de vídeo não deveriam ter problemas graves com nenhum jogo atualmente disponível. O problema provavelmente deve ser um defeito de software ou hardware. Nessas situações eu tento formatar o pc pra monitorar o que acontece e ter certeza de que não tem um software causando problemas. Mas você não postou qual é sua taxa de quadros e em que qualidade e resolução está jogando. Já monitorou as temperaturas da sua CPU(vi que você não falou qual o cooler que estava usando) e da  VGA?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!