Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe ab350m ds3h v2 sem vídeo com Ryzen 1600 AF


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Olá amigos,

Eu usava um g4560 intel, com 16gb de memória ram (hyperx e crucial dual channel) com uma 1050 ti e fonte 500w.

Pois bem, decidi dar um upgrade e comprei o novo Ryzen 1600 AF e então uma placa-mãe am4, ab350m ds3h v2 da gigabyte já atualizada para Ryzen 3000.

 

Fiz as devidas instalações, com todos os cuidados e atento aos cabos conectados.

Ao ligar, os leds da gabinete e da placa-mãe acendem, o cooler gira, mas não dá video. A tela fica preta com um pequeno risco no canto superior esquerdo. O risco não pisca, fica congelado. Nem mesmo a tela de bios da gigabyte aparece.

 

Monitor está ok, Memórias ok, fonte ok.

 

O que pode ser? Tanto o processador como a placa-mãe são novas.

Grato desde já,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth oi Elder obrigado pela resposta. A fonte é uma evga 500w plus white. o que acha?

 

Coloquei sim a placa de vídeo pra testar as novas peças. Mantive o setup anterior apenas troquei a placa-mãe e o processador que eram Intel para AMD.

 

Sim também uso o windows 10 já. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Liz Perfeito, ao menos elimina problema de alimentação.

 

Não afirmo com toda certeza, mas tem mobos da gigabyte que determinado processador para de funcionar em determinada atualização de BIOS, por exemplo, o Ryzen 5 1600 não funcionaria a partir da BIOS F35 que dá suporte ao Ryzen 3000.

 

As vezes também ocorre de a loja não mandar atualizado, exclui aqui a Terabyte e Pichau, ou quando vem da própria fabricante.

 

Boas opções de teste:

 

Reset de BIOS.

Ligar sem HD.

Tentar arrumar outro processador para testar, difícil, mas AMD manda kit para atualizar BIOS também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 opa Fábio, sim, testei com as duas memórias e com uma de cada. Hoje pela manhã ambas estavam funcionando 100% no meu kit Intel, creio que estejam ok para a amd também. É uma hyperx 2400mhz e uma crucial 2400hz. No entanto, não fiz teste sem os ssd..deixei todos conectados. Tenho um SSD Kingston 120gb, um M2 lexar 120 gb e um HD Toshiba 1tb

adicionado 3 minutos depois

@Elder Nauvirth como seria o reset de BIOS? você diz remover a pilha da placa-mãe? Eu fiz isso também.  Ligar sem HD como seria? Se não me engano o Ryzen 1600 AF não tem vídeo integrado.  Na compra, vendedor me garantiu que estava atualizado para ryzen 3000 em diante. Tem como acessar a BIOS sem vídeo da tela inicial? Por pendrive?

Pelo que pesquisei, esse AF torna o 1600 um processador diferente, novo, semelhante ao 2600 e mais potente que o 1600.   Sobre achar outro processador, vou bater pelas ruas da cidade atrás de uma assistência que tenha. Muito obrigado desde ja

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Liz Sim, reset de BIOS é isso, e é muito eficaz quando o pc está fora da tomada.

 

Ligar sem HD ele não entra no sistema, mas lhe coloca na BIOS, as vezes ele já entra nela sempre precisar apertar nada, isso quando sem HD com sistema operacional.

 

Não tem como acessar a BIOS por pendrive, e ele é para dar vídeo no momento de inciar, então aparece a opção para entrar na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, cheguei do trabalho, fui direto no pc para realizar os testes, removi todas as peças e encaixei novamente e fiz algo que antes não tinha feito: Removi o usb do mouse bluetooth que estava na frente da Gabinete. eu nem lembrava dele.

 

Resultado: Computador ligou e está funcionando perfeitamente.

Minha leiga conclusão: USB estava dando conflito ou alguma peça estava mal encaixada, no entanto ontem por várias vezes eu removia e encaixei as peças enquanto testava. Acho que era o USB que estava em conflito no boot, se é que isso é possível.

 

Muito obrigado @Elder Nauvirth e @F4b10 pela ajuda.

 

Como eu encerro esse tópico?  considero como resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Luan Liz É bom saber que tudo se resolveu.

 

Também não sei se usb iria causar algum conflito, mas foi um teste de remover ele também, afinal, até quando remove as coisas e volta pode acabar dado um efeito bom.

 

2 minutos atrás, Luan Liz disse:

Como eu encerro esse tópico?  considero como resolvido.

Já quando a isso.

 

O tópico é publico, então ele permanece aberto para outros membros até mesmo chegar a perguntar.

 

MAS, selecione uma resposta como sendo melhor resposta, assim também, o tópico já aparece como "Resolvido".

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Liz Ja peguei uma placa que dava mensagem "keyboard not detected..." no post e travava o teclado e o culpado também era um dongle de teclado sem fio, aparentemente no meu caso o BIOS tentava testar o teclado na inicialização e o teclado sem fio demorava pra conectar ou não conectava no dongle, travando a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou passando pelo mesmo problema. Exatamente ontem chegaram todas as peças e ao montar deu a mesma coisa, só que não testei os itens um a um por fora porque como são todos novos lacrados da loja levei em consideração que são novos e em funcionamente.
Ryzen 1600 AF Novo

placa-mãe ab350m ds3h v2

2x memorias de 8Gb 2400mhz
Fonte de 650w da Corsair 

Placa de vídeo RTX 2060

 

Tudo liga, acende, porém a TV mostra Sem sinal, já testei o cabo e tá tudo OK. Já resetei a bios, já removi todos os cabos e reconectei, tirei o Processador para conferir os pinos e instalei novamente com cooler box. Outra coisa que também n consigo desligar no botão o power assim que ligo, só desligando a fonte, por isso n quero ficar testando mais possiveis conectores, vou ter que gastar com Assistencia tecnica para atualizar a bios com outro processador já que esse n possui video integrado.
@Luan Liz deu sorte em. O seu também só conseguia desligar pela fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Daí galera, sou novo aqui, estou com o mesmo problema,não sei mais o que fazer, tenho essa mesma placa.. comprei de um cara no mercado livre, ela veio lacrada e tudo certinho, da kabum, zerada mesmo... comprada em dezembro, coloquei nela um processador modesto, um ryzen 200ge.. montei tudo certinho e nada, ela não movimenta fan do processador e nem da fonte, mexendo nas conexões eu vi que ela  deu um contato, enquanto eu estava segurando onde ela tava sinal de vida, ligava o fan e o hd.. mas não dava vídeo, eu soltava e ela desligava, tirei ela de dentro do gabinete, a fim de  saber o que houve, agora faço o mesmo com ela fora da case e nada.. vi que tem umas que nem ligam se não tiver a bios atualizada, espero que ela não tenha queimado, porque na segunda próxima eu vou levar no técnico, é tudo novo.. ela lacradaça,, tenho dois módulos de 4 gigas e 2666, a mobo ainda tem uns 8 meses de garantia... uma luz por favor.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Estou com o mês o problema 

AB350m v2

Ryzen 5 1600AF

GTX 1650

FONTE EVGA 500W

 

Exatamente a mesma coisa, não desliga se segurar o power, so direto da fonte. 

Não dá video. 

Já troquei de slot a ram

Já liguei sem hd

Ha tirei a pilha da placa

Já conectei o jumper da clear cmos

 

Acho que deve ser a bios, alguém aí que estava com problema conseguiu resolver o problema?

adicionado 3 minutos depois
Em 08/02/2020 às 02:46, PradoAlpha disse:

Estou passando pelo mesmo problema. Exatamente ontem chegaram todas as peças e ao montar deu a mesma coisa, só que não testei os itens um a um por fora porque como são todos novos lacrados da loja levei em consideração que são novos e em funcionamente.
Ryzen 1600 AF Novo

placa-mãe ab350m ds3h v2

2x memorias de 8Gb 2400mhz
Fonte de 650w da Corsair 

Placa de vídeo RTX 2060

 

Tudo liga, acende, porém a TV mostra Sem sinal, já testei o cabo e tá tudo OK. Já resetei a bios, já removi todos os cabos e reconectei, tirei o Processador para conferir os pinos e instalei novamente com cooler box. Outra coisa que também n consigo desligar no botão o power assim que ligo, só desligando a fonte, por isso n quero ficar testando mais possiveis conectores, vou ter que gastar com Assistencia tecnica para atualizar a bios com outro processador já que esse n possui video integrado.
@Luan Liz deu sorte em. O seu também só conseguia desligar pela fonte?

Cara conseguiu resolver seu problrma? Estou igual aqui, mesmo hardware, mesmo problrma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...