Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória utilizável menor do que a quantidade instalada


Posts recomendados

Boa tarde, estou com um problema com minha maquina, tenho uma placa ASUS M5A78L-M LX, processador AMD FX(tm)-4100 4-core 3.6GHz, dois pentes de memoria MARKVISION 4GB, DDR3-1333MHz-CL9, sistema op win10PRO 64bits.

 

porém minha maquina só reconhece 8,00 GB (utilizavel 3,73 GB)

 

já fiz a limpeza dos pentes, já passei borracha, já limpei a placa em si no geral, já fiz os processo de utilização de memória máxima nas opções avançadas, já formatei o pc, testei os pentes individuais, e continua assim, também baixei o CPU-Z e nele aparece as duas memorias, o que faço? 

 

sou leigo não tenho conhecimento de informatica só o básico do básico, peço a colaboração sem criticas, desde já agradeço.

 

 

cache.png

cpu.png

spd 2.png

spd.png

memoria.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses prints estão meio esquisitos, não? Você está com dois pentes e não está com dual channel ativado? Tente colocar os pentes em canais distintos, normalmente os slots de memória na placa-mãe tem duas cores, tente colocar um em cada cor, alternado. No manual de sua placa-mãe deve ter o diagrama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Marco Tada disse:

Esses prints estão meio esquisitos, não? Você está com dois pentes e não está com dual channel ativado? Tente colocar os pentes em canais distintos, normalmente os slots de memória na placa-mãe tem duas cores, tente colocar um em cada cor, alternado. No manual de sua placa-mãe deve ter o diagrama.

referente aos prints, não sei fazer leitura, mas vi que pode auxilar quem tenha um conhecimentos mais avançado, o dual channel, não sei como faço para verificar se esta ativo ou não, sei que a placa só possui dois slots de memoria, unica cor, vou verificar o manual da placa ver se encontro alguma informação, de qualquer forma obrigado Marco. 

adicionado 3 minutos depois
13 horas atrás, Jeferson Fagunde disse:

Veja se o seu SO é de 32 bits, se for, então ele está limitando a sua memória.

já verifiquei sim, sistema 64, vi alguns tutoriais referente a esse problema do 32 limita a memoria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, se tem somente dois slots, e você está colocando memória nesses dois slots e não está funcionando, das duas uma, ou um dos slots está com problemas, ou uma das memórias está com problema. Mas o CPU-Z enxerga as duas memórias. Tente usar o memtest, e veja se consegue enxergar a memória total, e se não dá problemas no teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode não ser o caso, mas percebi que na 5º imagem que adicionaste, bem em cima diz: channel #: single. Porém você está utilizando dois módulos de memória de 4gb cada (dual channel), de acordo com o que mostra na 5º imagem, só um módulo de 4gb está sendo reconhecido (se não me engano, apenas 3,6gb são utilizáveis em um módulo de 4gb).

 

Remova um dos módulos e ligue a máquina, verifique se está disponível os 3,73gb, depois repita o processo e deixe apenas a outra memória para ver se ainda continua com os 3,73gb.

 

Se em ambos os casos o sistema marcar 3,73gb disponível, as memórias estão boas, o problema pode ser a placa-mãe ou alguma configuração do Windows. Verifique se na BIOS existe alguma configuração para dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2020 às 17:11, Jeferson Fagunde disse:

Pode não ser o caso, mas percebi que na 5º imagem que adicionaste, bem em cima diz: channel #: single. Porém você está utilizando dois módulos de memória de 4gb cada (dual channel), de acordo com o que mostra na 5º imagem, só um módulo de 4gb está sendo reconhecido (se não me engano, apenas 3,6gb são utilizáveis em um módulo de 4gb).

 

Remova um dos módulos e ligue a máquina, verifique se está disponível os 3,73gb, depois repita o processo e deixe apenas a outra memória para ver se ainda continua com os 3,73gb.

 

Se em ambos os casos o sistema marcar 3,73gb disponível, as memórias estão boas, o problema pode ser a placa-mãe ou alguma configuração do Windows. Verifique se na BIOS existe alguma configuração para dual channel.

opa vou verificar esse método hoje, apos terminar meus trabalhos, e retorno aqui pra avisar...

adicionado 1 minuto depois
Em 29/01/2020 às 15:56, Marco Tada disse:

Estranho, se tem somente dois slots, e você está colocando memória nesses dois slots e não está funcionando, das duas uma, ou um dos slots está com problemas, ou uma das memórias está com problema. Mas o CPU-Z enxerga as duas memórias. Tente usar o memtest, e veja se consegue enxergar a memória total, e se não dá problemas no teste.

vou verificar hoje esse MEMTEST, nunca utilizei esta ferramenta, mas hoje  verei logo mais retorno com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/02/2020 às 16:37, MateusLeite2004 disse:

@Gabriel Stickling conseguiu solucionar?

Bom dia, infelizmente não, esse pc é aqui da nossa empresa, compramos dois novos, e esse vai ficar só pra leitura de uns PDF's então vou deixa assim mesmo, computador e bem velho não compensa mexer mais não... mas de qualquer forma obrigado. 

adicionado 6 minutos depois

ola, estou deixando de lado esse pc mesmo, muito obrigado a todos que me deram um retorno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...