Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? Eu tenho atualmente uma PcChips P49G (mais velha que o rascunho de bíblia diagasi de passage) e 2 pentes de memória sendo um módulo de 2 GB 1333 e o outro 4GB 1333, ambos DDR3. Eis que eu resolvi adquirir um novo processador, no caso o Core2Quad Q8400. Como todos sabemos a PcChips encerrou suas atividades e não há mais site do fabricante (pelo menos até onde eu tenho conhecimento) e então geralmente eu uso como guia ou o Pc-Specs pra consultar compatibilidade ou então o CpU-Upgrade. Nos dois sites que eu mencionei é informado que existe compatibilidade entre minha placa e o processador em questão, embora eu tenha desconfiado por conta do TDP ser mais alto do que o que normalmente é indicado para esta placa. Pois bem, eis que eu adquiri o processador e realizei um teste ontem e me aparece a seguinte mensagem, EM VERMELHO, "Warning: CPU over spec! manufacturer does not guarantee operation and not liable for any damage."

Outra coisa que eu notei é que meus módulos de memória embora sejam DDR3, rodam como 1066, embora no manual da placa-mãe esteja descrito que o max é 1333, será que ele só reconhece o 1333 mas só funciona 1066?

A respeito do processador e da mensagem, Isso é algo muito ruim, posso usar normalmente o processador? Teria de realizar alguma atualização. Eu deixei a imagem em anexo pra mais detalhes e a configuração atual do meu computador é:

PcChips P49G 1.0

2 RAM DDR3 1333 6GB

Nvidia Geforce GT 710 PCI-2.0

Core2Duo E8400 (atual) - Core2quad Q8400 (processador novo)

Fonte: Corsair 430W CX430 80Plus Bronze - CP-9020046-WW

WhatsApp Image 2020-01-29 at 09.35.22.jpeg

Postado

Pela mensagem, a BIOS está avisando que o processador que você esta usando não é "suportado" por ela...

Aparentemente vai funcionar, mas você pode ter alguns problemas de instabilidade. A não ser que ache uma BIOS para atualizar essa placa

Postado

então, eu to ultilizando normalmente, com desempenho consideravelmente melhor que o meu antigo core2duo, o meu medo é super aquecer ou até mesmo queimar minha placa, tem um risco muito grande de acontecer será? Um amigo me falou que quando aparece essa mensagem é geralmente quando se faz overclock, sera que foi feito overclock nesse processador (aliás isso é possível?) porque até onde sei overclock é feito na MOBO não é?

• Membro VIP
Postado

@Ewerton Henrique Entenda o seguinte, muito provavelmente sua placa-mãe não foi projetada para trabalhar com um CPU de TDP tão alto e consumo tão grande, sendo assim, instabilidades, desligamentos e até mesmo problemas podem acontecer.

Postado

Sim, eu fui até uma assistência técnica na verdade e o profissional me informou a respeito do TDP e tal, me sugeriu que existe uma versão desse processador até que teria o TDP de 65W. Eu vou verificar isso com a loja que eu adquiri, de qualquer forma, obrigado guys!

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Não é por causa do TDP, vim procurar uma solução também, comprei o quad q6600 TDP igual ao antigo e ainda assim me apareceu a mesma msg, o técnico daqui disse que é por causa da potência que a placa não estava adaptada, mas não interferia em nada no desempenho faz quase 1 ano que troquei o processador, tinha um Intel atom antes de fazer o upgrade, a placa e liga 775antiga na mesma situação, sem opção de atualizar a BIOS

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!