Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Shaman93 4.2ghz não é algo surreal pra esse processador não, e você diz alcançar 4.175 mas com tensões normais, para mim conseguir 4.2ghz com estabilidade provavelmente eu teria que setar 1.45V (coisa que o PBO já está fazendo com ele) Acha que eu alcançaria tal estabilidade com essa diferença de 0.025V? no caso de 1.425 para 1.45V?

Postado
2 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

@Shaman93 4.2ghz não é algo surreal pra esse processador não, e você diz alcançar 4.175 mas com tensões normais, para mim conseguir 4.2ghz com estabilidade provavelmente eu teria que setar 1.45V (coisa que o PBO já está fazendo com ele) Acha que eu alcançaria tal estabilidade com essa diferença de 0.025V? no caso de 1.425 para 1.45V?

Não é nem um pouco surreal, mas é um clock que só os melhores chips alcançam. Talvez os 10 ou 20% melhores. É muita inocência achar que é uma velocidade garantida só porque tem um WC ou uma placa-mãe boa. De novo, não confie nessas leituras por software e não force mais que 1.375, ou o chip vai degradar. A essas alturas já são inúmeros os relatos de degradação mesmo com tensões como 1.4 V. Talvez o PBO injete 1.45 por instantes (frações de segundo?), o que é muito diferente de forçar essa tensão o tempo todo.

Postado

@Shaman93 Ele não está apenas "injetando" por frações de segundos, está mantendo nessas tensões da print e apenas nessas tensões, em stress a tensão diminui como dito no OC, mas apenas em stress, até em jogos a tensão se mantem acima de 1.425V com ele ativado!

adicionado 8 minutos depois

Ele em IDLE:image.thumb.png.a922cba2374cf10770b3e76d2251f61a.png 

Ele in game (Overwatch):image.thumb.png.118f042e0d64c13ac5ece51ef2f6c256.png

Ainda tirei uma print que o Vcore bateu seu MÍNIMO, mas estava a 1.4V

adicionado 9 minutos depois

Essa em IDLE também foi o mínimo, alcançando 1.45V várias vezes

adicionado 17 minutos depois

A parada é que mesmo colocando a tensão que eu quero que fique no tal OC no ryzen master, ele reduz dependendo da aplicação (no caso em todas) assim como o PBO está fazendo, deixando uma tensão alta (1.425-1.45V em IDLE) e reduzindo para 1.38-1.4V em jogos. Talvez 1.45 a 4.200 não esteja sendo possível pois o mesmo já está sendo aplicado ao PBO e o máximo da frequência que ele está alcançando é essa nas prints, pelo menos o máximo sem instabilidades.

adicionado 19 minutos depois

Aí que me vem a cabeça, nem o PBO está numa condição legal para o meu processador! O que pode ser? Deixo ele ligado nessas condições?

adicionado 20 minutos depois

No caso ele está ativado na placa-mãe, por isso no ryzen master ele não está selecionado, esse é o jeito que o app vem assim que eu instalo ele!

Postado

Fiz o teste com ele setado a 1.45V 4.2ghz, a tensão em stress ficou o tempo todo a 1.4V e não saiu disso praticamente o tempo todo, com picos de 1.416V e dessa vez o pc não desligou. Aparentemente a tensão setada no OC nesse programa só fica ativa com o processador em IDLE, coisa que quase nunca vai estar aqui, e mesmo em idle não fica 1.45V em todos os núcleos mas sim em 1 ou 2.
image.png.c3c8894ffbf6495133e3601458bbb50e.png
Mesmo eu sabendo que 1.4V ou 1.416V em full load é algo ruim, não é muito diferente do que o PBO está fazendo com o processador. O que eu faço? Tiro tudo e uso em stock? Porque eu não sei mexer nessa bios e nem acho pessoas usando ela no youtube.

Postado

Tá, é pior do que parece, fui na bios e tinha-me esquecido de ativar o PBO dps de atualizar a mesma, então esses testes foi com o processador em STOCK! Já com o PBO... 

image.png

adicionado 1 minuto depois

A quase todo o tempo em 1.5V e com mínimas em 1.40V em Idle/navegador 

image.png

adicionado 4 minutos depois

E claro, variando a tensão conforme o uso descendo na casa dos 1.38/1.40V, aparentemente o OC está mais leve que esse PBO...

Postado

Depois de um tempo fuçando na bios (com a ajuda de review gringo que eu encontrei) consegui deixar em 1.375 a 4.1ghz estável, obrigado a todos! (mesmo sem entender o porque de tão pouco clock :()

adicionado 1 minuto depois

E consegui travar essa tensão, como o dynamic vcore estava em auto ele alternava quando necessário, consegui deixar estático e assim manter a estabilidade até mesmo em stress.

• Curtir 1
Postado
54 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Digo ter sido pouco por ver que muitos alcançaram números maiores com facilidade, obviamente não é pouco xD

ah bom...

Fico feliz que tenha atingido a estabilidade desejada.

• Curtir 1
Postado

Última atualização sobre esse OC: Fazendo um OC nas memórias para 3200 com os timings mais apertados com testes no memtest e AIDA64 eu consegui alcançar 4.15Ghz a 1.375V idle e 1.344/1.356V full load. Não entendo essa variação de tensão mas suponho que seja normal. Obrigado a todos!

Postado

eletronicamente falando penso que a variação de tensão tenha a ver com o slew-rate dos comparadores internos... mas não tenho certeza disto então fica a sugestão para quem entende do assunto nos prover um melhor esclarecimento.

image.png.630b8700a2de2e12fdbc48482c3e04b7.png

Postado

Estive pesquisando e o Vdroop é comum em basicamente todas as placas, e muitas delas tem o LLC (load line calibration) que é basicamente perfis de "linhas" de tensão de idle para load.
image.png.77b3da34738fd5c2c76aa371ca0ba9a2.png 
No caso nesta imagem está no auto, causando um Vdroop absurdo. Infelizmente a minha placa-mãe não tem essa configuração para conseguir deixar mais estável o meu overclock. Aparentemente o que está me limitando é a minha placa-mãe e não o processador, que achei que era.

adicionado 2 minutos depois

Até porquê é bem difícil ir a 4.2ghz sendo que apenas em idle a tensão fica por volta dos 1.375/1.38V mas quando em load ela cai pelo Vdroop, indo para 1.344V, é pouca alimentação pra essa frequência, imagino.

adicionado 4 minutos depois

Pensei em subir essa tensão "base" para que quando ficasse em load alcançasse a tensão necessária para continuar funcionando mas provavelmente eu teria que subir para 1.39/1.40V (imaginando que essa tensão só ficaria batendo esses picos em idle) ainda sim não me parece vantajoso.

adicionado 8 minutos depois

image.png.5f5be19417c7aa73c2812e6bead22b66.png
Com o dynamic Vcore nem era para a tensão alcançar os 1.38V pela minhas contas, mas... Em load é isso mesmo, 1.344/1.352V

adicionado 46 minutos depois

Qual sua opinião sobre? @Eder Neumann

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!