Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal

Tenho uma rede doméstica no meu escritório onde existem 5 computadores conectados. Entre esses computadores eu criei uma pasta compartilhada em um dos computadores e compartilhei com todos os outros (para fazer transferências de arquivos de forma rápida). 

Em todos os computadores eu mapeei esse local de rede e chamei de "Servidor". Ou seja, esse "Servidor" é uma pasta compartilhada de um dos computadores dessa rede e todos os computadores tem acesso a ela simultâneamente.

O problema é que de tempos em tempos agora toda a rede "cai". Todos os computadores ficam sem internet até que o roteador seja reiniciado. Isso acontece com uma frequência de mais ou menos a cada 2h-3h.

Um amigo meu que trabalha com redes disse que poderia ser porque esse roteador não está aguentando toda essa demanda. Como eu não entendo absolutamente nada de redes, gostaria de saber se isso faz sentido. E se sim, qual seria um modelo de roteador BOM, que aguente manter essa rede estável.

Sei que algumas pessoas podem sugerir fazer uma rede empresarial com servidor dedicado, etc, porém o custo de montar um rede dessas não é possível nesse momento pra mim.

Valeu a todos que puderem contribuir aí

Postado

Boa tarde, eu acho pouco provável, a não ser que tenha algum agente malicioso na rede. Qual o modelo do seu roteador e estrutura ? Outro detalhe importante, firewall está ativo ? dhcp está configurado como ? As máquinas tem IP Fixo ? 

A minha rede travava, era um problema na porta 3, "curto elétrico"

• Curtir 1
Postado

@Matheus Andrei Jankovski o roteador é um TL wr720n. A estrutura cara, eu não vou saber te dizer. Eu montei isso de forma bem amadora, apenas habilitando a descoberta de rede e tirando o compartilhamento por senha, isso em cada uma das máquinas. Depois criei a pasta e habilitei o compartilhamento dela na rede.

O firewall acredito que esteja ativo em todas, pois não alterei nenhum padrão do windows. Sobre esse DHCP não vou saber responder agora, pois não entendo o que é. Pedi pra um amigo me ajudar a responder essa questão.

Sobre o IP são todos ip's dinâmicos eu acredito, pois não alterei o padrão do windows. 

Postado

Sem problemas, pode descartar o travamento por "carga", vamos lá.. esse sua pasta compartilhada está em uma unica máquina, sugiro acessar o roteador e reservar o endereço para ela. Você vai precisar o MAC da placa de rede, pode encontrar facilmente essa informações ali no ícone de "redes" e um endereço compatível com a configuração do DHCP, assim que seu amigo verificar essa questão, poderemos saber. Outra coisa... os cabos de redes foram crimpados ou comprou pronto ?

- Qual sua solução antivírus ? Todos os micros estão cabeados ?

Quando a rede trava, poderia digitar no "CMD" "PROMPT DE COMANDO", ipconfig e me enviar a foto por aqui ?

Postado

Sim, a pasta compartilhada está em uma máquina (no caso é a máquina que eu mesmo uso, pois ela tem um HD maior, de 2tb). Sobre os cabos, eu comprei pronto.

São duas máquinas (PC's) cabeados e 3 máquinas (notes) que ficam no wireless.

Existe também um cabo de uns 10 metros que liga o modem ao roteador. Mas o problema da rede cair só começou a acontecer após ligar 3 máquinas.

Sobre esse lance do MAC eu vou olhar com esse amigo meu depois sim.

Sobre o antivírus eu uso o avast gratuito em todas as máquinas.

Quandro travar vou fazer esse teste no prompt e posto aqui.

Desde já te agradeço @Matheus Andrei Jankovski

Postado

Ideal é que todo cabeamento seja cat5-e que proporciona velocidade até gigabit

Ideal também seria que todas as máquinas tivessem placa de rede gigabit e no caso wireless dual band g, n, ac

Switch gigabit

Roteador gigabit e dual band

Acredto que cair nternet não tenha nada a ver com isso...

Qual é a operadora ?

Postado

Fala @Matheus Andrei Jankovski !

Meu amigo meu ajudou aqui a fazer isso que você pediu, de reservar o endereço para a máquina que tem a pasta compartilhada e fizemos isso.

O interessante é que ontem o erro não aconteceu novamente. Meu amigo sugeriu deixar rolando esses dois códigos rodando o tempo todo também:

ping 192.168.0.1 -t e ping 8.8.8.8 -t, coisa que já to fazendo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...