Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquivos igfxmmodule e possibilidade de rootkit no meu PC


Visitante

Posts recomendados

Olá.

Primeiramente, se falar alguma besteira, me perdoem. Não sei bem se usei os termos certos e não tenho muito conhecimento na área.

Ao ligar o computador, o Bitdefender começou a enviar vários alertas de ameaças online que foram bloqueadas. Eram várias páginas diferentes mas todas eram rebrand.ly/ e o que mudava era o que vinha depois da barra. Quem estava abrindo isso eram programas com nomes parecidos, tipo igfxpmmodulefileverifier.exe. Haviam outros como audiohandler, filechecker, videohandler, weboptimizer, webstrapper, webscrapper e webhelper. Todos começando com igfxpmmodule. Tinha um arquivo em inicializar que era tipo igfxpmmodule.bat. Eu transformei em txt e vi que ele mandava executar um dos arquivos .exe com nome parecido. Eu li que geralmente esse igfx tem a ver com placas de vídeo da Intel e que alguns malwares usam esse nome pra passar despercebido. Eu vi que estava em appdata e que o arquivo verdadeiro da Intel não fica ali (fora que meu computador não tem placa de vídeo Intel e nem o processo do painel de controle das placas Intel – igfxtray). Daí apaguei tudo que parecia suspeito. Quando reiniciei o computador não voltou a aparecer os avisos do Bitdefender.