Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/Boa tarde/Boa Noite,

Comprei um kit recente e subsequentemente comprei uma placa de video usada, e não me atentei a fonte atx, segue o setup completo:

Monitor: AOC 21,9"

placa-mãe: Asus Prime B350M-A

Processador: Ryzen 5 2600

Placa de Video: SAPPHIRE NITTRO+ RADEON RX 580 4GB GDDR5

Memória: 8GB (2x4GB) G.Skill Ripjawls V DDR4 3200MHz

HD: 1TB 5400rpm

SSD: 480GB A400

Gabinete: Komor pichau 

Cooler Fans: C3TECH storm series F7 - Quantidade: 3 (120mm)

Teclado: Redragon Devarajas 556 - RGB-RK

Mouse: Redragon M990 

Inicialmente eu testei o setup por uma semana com uma CORSAIR VS600 80 plus white, porém, tive problemas de desligamento. Usei o setup para fazer streaming: Tibia + Streamlabs + Chrome (com pelo menos 4 abas abertas) e algumas vezes joguei PES2019 para testar e ele continuou desligando. O PC desligava o video, alguns instantes depois os periféricos, porém, o gabinete inteiro continuava funcionando, e não retornava video.

Agora estou com meu setup parado (sem fonte porque a VS600 era emprestada para o teste e, a minha antiga é uma C3TECH 500W PS-500) e, querendo comprar uma fonte nova (março/abril) que aguente o tranco e me dê uma folguinha de garantia.

O problema realmente era a fonte? 

O que vocês me indicam a fazer/comprar?

Desde já, agradecido.

Postado

A não ser que a fonte já estivesse com defeito, o problema não é ela. Essa configuração não puxa nem 500 W em pico e a Corsair VS é de boa qualidade. Eu tenho uma XFX de 500 W, uma configuração muito parecida e mesmo com OC na placa de vídeo e processador + teste de estresse total no Aida64 (CPU, vídeo, RAM e HD + SSD) não há desligamento. O primeiro passo é entrar em contato com quem você comprou a placa e exigir pra testar no PC do dito cujo, pra garantir que não é ela o problema (tem cara).

Você usou estabilizador ou algo do tipo?

Postado
5 horas atrás, Fessor disse:

Bom dia/Boa tarde/Boa Noite,

Comprei um kit recente e subsequentemente comprei uma placa de video usada, e não me atentei a fonte atx, segue o setup completo:

Monitor: AOC 21,9"

placa-mãe: Asus Prime B350M-A

Processador: Ryzen 5 2600

Placa de Video: SAPPHIRE NITTRO+ RADEON RX 580 4GB GDDR5

Memória: 8GB (2x4GB) G.Skill Ripjawls V DDR4 3200MHz

HD: 1TB 5400rpm

SSD: 480GB A400

Gabinete: Komor pichau 

Cooler Fans: C3TECH storm series F7 - Quantidade: 3 (120mm)

Teclado: Redragon Devarajas 556 - RGB-RK

Mouse: Redragon M990 

Inicialmente eu testei o setup por uma semana com uma CORSAIR VS600 80 plus white, porém, tive problemas de desligamento. Usei o setup para fazer streaming: Tibia + Streamlabs + Chrome (com pelo menos 4 abas abertas) e algumas vezes joguei PES2019 para testar e ele continuou desligando. O PC desligava o video, alguns instantes depois os periféricos, porém, o gabinete inteiro continuava funcionando, e não retornava video.

Agora estou com meu setup parado (sem fonte porque a VS600 era emprestada para o teste e, a minha antiga é uma C3TECH 500W PS-500) e, querendo comprar uma fonte nova (março/abril) que aguente o tranco e me dê uma folguinha de garantia.

O problema realmente era a fonte? 

O que vocês me indicam a fazer/comprar?

Desde já, agradecido.

O pico do pico de consumo da sua configuração é inferior à 300w. Recomendo SuperFlow 500w ou Corsair CX550.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Shaman93 disse:

Eu tenho uma XFX de 500 W, uma configuração muito parecida e mesmo com OC na placa de vídeo e processador + teste de estresse total no Aida64 (CPU, vídeo, RAM e HD + SSD) não há desligamento

Não sei quanto você subiu de tensão, mas não haver desligamento não necessariamente quer dizer que seus componentes estão protegidos. Fique ligado nisso, o ripple aumenta consideravelmente, mesmo sendo uma XFX, que porventura não deve ser das piores dadas tais condições.

1 hora atrás, braconius disse:

Recomendo SuperFlow 500w ou Corsair CX550.

Boas opções, alem delas eu colocaria a Pichau Nidus 500w.

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, Shaman93 disse:

A não ser que a fonte já estivesse com defeito, o problema não é ela. Essa configuração não puxa nem 500 W em pico e a Corsair VS é de boa qualidade. Eu tenho uma XFX de 500 W, uma configuração muito parecida e mesmo com OC na placa de vídeo e processador + teste de estresse total no Aida64 (CPU, vídeo, RAM e HD + SSD) não há desligamento. O primeiro passo é entrar em contato com quem você comprou a placa e exigir pra testar no PC do dito cujo, pra garantir que não é ela o problema (tem cara).

@Shaman93 Realmente é isso que eu estou achando, que a fonte está danificada, ela tem o selo de garantia da CORSAIR (aparentemente tava violado) e o selo da loja que a vendeu, provavelmente ela é recondicionada.

2 horas atrás, braconius disse:

O pico do pico de consumo da sua configuração é inferior à 300w. Recomendo SuperFlow 500w ou Corsair CX550.

@braconius Não sei se falou com conhecimento tecnico sobre o assunto, mas fiz uns testes no outervision power suply calculator, segue abaixo o link dos resultados:

POWER SUPLY CALCULATOR

Se seguir a risca o teste, ele me mostra que no pico a VS600 não guenta o tranco.

@LNPott até que ponto eu posso confiar nessas calculadoras?

adicionado 14 minutos depois
7 horas atrás, Shaman93 disse:

@Shaman93 o dono da fonte pode ter usado, e sacrificou ela, vou procurar saber...

Postado
2 horas atrás, LNPott disse:

Não sei quanto você subiu de tensão, mas não haver desligamento não necessariamente quer dizer que seus componentes estão protegidos. Fique ligado nisso, o ripple aumenta consideravelmente, mesmo sendo uma XFX, que porventura não deve ser das piores dadas tais condições.

Foi modesto, algo como 1.3 V no processador e 1.17 na GPU. Também só estressei até ter estabilizado as temperaturas, uns 15 minutos, era experimento pra ajustar as curvas de ativação dos fans do gabinete e CPU. No cotidiano uso a GPU com undervolt e processador em stock pra jogar ou com over leve pra renderizar. Mencionei mais pra dar dimensão como 500 W de uma fonte decente dão e sobram pra um R5 2600 + RX 580.

2 horas atrás, Fessor disse:

@braconius Não sei se falou com conhecimento tecnico sobre o assunto, mas fiz uns testes no outervision power suply calculator, segue abaixo o link dos resultados:

POWER SUPLY CALCULATOR

Se seguir a risca o teste, ele me mostra que no pico a VS600 não guenta o tranco.

Pode desprezar esses sites na maioria das vezes. Seguem a tendência de superestimar o consumo pela proliferação de muitas fontes de má qualidade no mercado que não entregam a potência rotulada. Não chega a ser tão ruim quanto os sites tipo "calcule a % de gargalo!", mas as vezes não fica longe.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Fessor disse:

@Shaman93 mesmo sabendo que a RX vem com OC de fábrica? E o processador está sempre em 3.9?

Obrigado pela ajuda. 

O Overclock de fabrica das placas de vídeo aumentam irrisoriamente o consumo.

Quanto sua dúvida sobre o consumo, para dirimir de uma vez, olhe este tópico:

https://www.anandtech.com/show/11278/amd-radeon-rx-580-rx-570-review/16

Aí consta o consumo de uma máquina extremamente mais potente que a sua (I7 top de linha overclockado, placa-mãe top de linha, 4x pentes de memória). Com a RX 580 o consumo médio é de cerca de 300w. Diante disso, sua configuração que é consideravelmente menos potente, nunca consumirá mais que 300w.

E como já dito, não utilize essas calculadoras de consumo. Procure informações deste tipo em sites técnicos confiáveis, como o Anandtech.

Postado
1 minuto atrás, Fessor disse:

@braconius Obrigado, mais uma vez!

Vocês me recomendam uma EVGA? Ou essa Pichau Nidus 500w está de bom tamanho? 

A Super Flow é a melhor de todas. Depois a Corsair CX550, depois a Nidus. EVGA eu não compraria

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Fessor disse:

Digamos que ela sempre joga pra cima, para manter a curva de eficiência, sendo assim você usando o modo expert terá sempre uma boa margem.

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Foi modesto, algo como 1.3 V no processador e 1.17 na GPU. Também só estressei até ter estabilizado as temperaturas, uns 15 minutos, era experimento pra ajustar as curvas de ativação dos fans do gabinete e CPU. No cotidiano uso a GPU com undervolt e processador em stock pra jogar ou com over leve pra renderizar. Mencionei mais pra dar dimensão como 500 W de uma fonte decente dão e sobram pra um R5 2600 + RX 580.

Acho que está em um nível seguro sim, afinal não são produtos High End, e com isso não puxa tanto assim.

9 minutos atrás, braconius disse:

A Super Flow é a melhor de todas. Depois a Corsair CX550, depois a Nidus. EVGA eu não compraria

Eu diria que marca e modelo seria a definição mais correta de melhor de todas, dentro do seguimento citado, podemos sem dúvidas citar ela como uma das melhores e mais seguras, contudo gostaria de ver mais um pouco dela, por dentro e tudo mais.

4 minutos atrás, Fessor disse:

@braconius por gentileza, me passe um link dessa superflow, não estou achando!

Eu acho que acabou nas principais lojas.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Bom dia meus amigos, estou de volta e infelizmente com péssimas notícias. Compre uma CX550 e um Air cooler GAMMAXX 400, mas o problema do desligamento continuou, será que minha placa-mãe foi pro saco? PC desliga vídeo e os periféricos. Me disseram que era o mosfet com defeito, queria que alguém com conhecimento técnico me ajudasse. 

IMG-20200304-WA0078.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!