Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para R5 2600 e RX 580


Fessor

Posts recomendados

Bom dia/Boa tarde/Boa Noite,

 

Comprei um kit recente e subsequentemente comprei uma placa de video usada, e não me atentei a fonte atx, segue o setup completo:

 

Monitor: AOC 21,9"

placa-mãe: Asus Prime B350M-A

Processador: Ryzen 5 2600

Placa de Video: SAPPHIRE NITTRO+ RADEON RX 580 4GB GDDR5

Memória: 8GB (2x4GB) G.Skill Ripjawls V DDR4 3200MHz

HD: 1TB 5400rpm

SSD: 480GB A400

Gabinete: Komor pichau 

Cooler Fans: C3TECH storm series F7 - Quantidade: 3 (120mm)

Teclado: Redragon Devarajas 556 - RGB-RK

Mouse: Redragon M990 

 

Inicialmente eu testei o setup por uma semana com uma CORSAIR VS600 80 plus white, porém, tive problemas de desligamento. Usei o setup para fazer streaming: Tibia + Streamlabs + Chrome (com pelo menos 4 abas abertas) e algumas vezes joguei PES2019 para testar e ele continuou desligando. O PC desligava o video, alguns instantes depois os periféricos, porém, o gabinete inteiro continuava funcionando, e não retornava video.

 

Agora estou com meu setup parado (sem fonte porque a VS600 era emprestada para o teste e, a minha antiga é uma C3TECH 500W PS-500) e, querendo comprar uma fonte nova (março/abril) que aguente o tranco e me dê uma folguinha de garantia.

 

O problema realmente era a fonte? 

O que vocês me indicam a fazer/comprar?

 

 

Desde já, agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que a fonte já estivesse com defeito, o problema não é ela. Essa configuração não puxa nem 500 W em pico e a Corsair VS é de boa qualidade. Eu tenho uma XFX de 500 W, uma configuração muito parecida e mesmo com OC na placa de vídeo e processador + teste de estresse total no Aida64 (CPU, vídeo, RAM e HD + SSD) não há desligamento. O primeiro passo é entrar em contato com quem você comprou a placa e exigir pra testar no PC do dito cujo, pra garantir que não é ela o problema (tem cara).

Você usou estabilizador ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fessor disse:

Bom dia/Boa tarde/Boa Noite,

 

Comprei um kit recente e subsequentemente comprei uma placa de video usada, e não me atentei a fonte atx, segue o setup completo:

 

Monitor: AOC 21,9"

placa-mãe: Asus Prime B350M-A

Processador: Ryzen 5 2600

Placa de Video: SAPPHIRE NITTRO+ RADEON RX 580 4GB GDDR5

Memória: 8GB (2x4GB) G.Skill Ripjawls V DDR4 3200MHz

HD: 1TB 5400rpm

SSD: 480GB A400

Gabinete: Komor pichau 

Cooler Fans: C3TECH storm series F7 - Quantidade: 3 (120mm)

Teclado: Redragon Devarajas 556 - RGB-RK

Mouse: Redragon M990 

 

Inicialmente eu testei o setup por uma semana com uma CORSAIR VS600 80 plus white, porém, tive problemas de desligamento. Usei o setup para fazer streaming: Tibia + Streamlabs + Chrome (com pelo menos 4 abas abertas) e algumas vezes joguei PES2019 para testar e ele continuou desligando. O PC desligava o video, alguns instantes depois os periféricos, porém, o gabinete inteiro continuava funcionando, e não retornava video.

 

Agora estou com meu setup parado (sem fonte porque a VS600 era emprestada para o teste e, a minha antiga é uma C3TECH 500W PS-500) e, querendo comprar uma fonte nova (março/abril) que aguente o tranco e me dê uma folguinha de garantia.

 

O problema realmente era a fonte? 

O que vocês me indicam a fazer/comprar?

 

 

Desde já, agradecido.

O pico do pico de consumo da sua configuração é inferior à 300w. Recomendo SuperFlow 500w ou Corsair CX550.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Shaman93 disse:

Eu tenho uma XFX de 500 W, uma configuração muito parecida e mesmo com OC na placa de vídeo e processador + teste de estresse total no Aida64 (CPU, vídeo, RAM e HD + SSD) não há desligamento

Não sei quanto você subiu de tensão, mas não haver desligamento não necessariamente quer dizer que seus componentes estão protegidos. Fique ligado nisso, o ripple aumenta consideravelmente, mesmo sendo uma XFX, que porventura não deve ser das piores dadas tais condições.

 

1 hora atrás, braconius disse:

Recomendo SuperFlow 500w ou Corsair CX550.

Boas opções, alem delas eu colocaria a Pichau Nidus 500w.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Shaman93 disse:

A não ser que a fonte já estivesse com defeito, o problema não é ela. Essa configuração não puxa nem 500 W em pico e a Corsair VS é de boa qualidade. Eu tenho uma XFX de 500 W, uma configuração muito parecida e mesmo com OC na placa de vídeo e processador + teste de estresse total no Aida64 (CPU, vídeo, RAM e HD + SSD) não há desligamento. O primeiro passo é entrar em contato com quem você comprou a placa e exigir pra testar no PC do dito cujo, pra garantir que não é ela o problema (tem cara).

Você usou estabilizador ou algo do tipo?

@Shaman93 Realmente é isso que eu estou achando, que a fonte está danificada, ela tem o selo de garantia da CORSAIR (aparentemente tava violado) e o selo da loja que a vendeu, provavelmente ela é recondicionada.

 

2 horas atrás, braconius disse:

O pico do pico de consumo da sua configuração é inferior à 300w. Recomendo SuperFlow 500w ou Corsair CX550.

@braconius Não sei se falou com conhecimento tecnico sobre o assunto, mas fiz uns testes no outervision power suply calculator, segue abaixo o link dos resultados:

 

POWER SUPLY CALCULATOR

 

Se seguir a risca o teste, ele me mostra que no pico a VS600 não guenta o tranco.

 

@LNPott até que ponto eu posso confiar nessas calculadoras?

 

adicionado 14 minutos depois
7 horas atrás, Shaman93 disse:

Você usou estabilizador ou algo do tipo?

@Shaman93 o dono da fonte pode ter usado, e sacrificou ela, vou procurar saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LNPott disse:

Não sei quanto você subiu de tensão, mas não haver desligamento não necessariamente quer dizer que seus componentes estão protegidos. Fique ligado nisso, o ripple aumenta consideravelmente, mesmo sendo uma XFX, que porventura não deve ser das piores dadas tais condições.

Foi modesto, algo como 1.3 V no processador e 1.17 na GPU. Também só estressei até ter estabilizado as temperaturas, uns 15 minutos, era experimento pra ajustar as curvas de ativação dos fans do gabinete e CPU. No cotidiano uso a GPU com undervolt e processador em stock pra jogar ou com over leve pra renderizar. Mencionei mais pra dar dimensão como 500 W de uma fonte decente dão e sobram pra um R5 2600 + RX 580.

 

2 horas atrás, Fessor disse:

@braconius Não sei se falou com conhecimento tecnico sobre o assunto, mas fiz uns testes no outervision power suply calculator, segue abaixo o link dos resultados:

 

POWER SUPLY CALCULATOR

 

Se seguir a risca o teste, ele me mostra que no pico a VS600 não guenta o tranco.

 

@LNPott até que ponto eu posso confiar nessas calculadoras?

Pode desprezar esses sites na maioria das vezes. Seguem a tendência de superestimar o consumo pela proliferação de muitas fontes de má qualidade no mercado que não entregam a potência rotulada. Não chega a ser tão ruim quanto os sites tipo "calcule a % de gargalo!", mas as vezes não fica longe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Fessor disse:

@Shaman93 mesmo sabendo que a RX vem com OC de fábrica? E o processador está sempre em 3.9?

Obrigado pela ajuda. 

O Overclock de fabrica das placas de vídeo aumentam irrisoriamente o consumo.

 

Quanto sua dúvida sobre o consumo, para dirimir de uma vez, olhe este tópico:

 

https://www.anandtech.com/show/11278/amd-radeon-rx-580-rx-570-review/16

 

Aí consta o consumo de uma máquina extremamente mais potente que a sua (I7 top de linha overclockado, placa-mãe top de linha, 4x pentes de memória). Com a RX 580 o consumo médio é de cerca de 300w. Diante disso, sua configuração que é consideravelmente menos potente, nunca consumirá mais que 300w.

 

E como já dito, não utilize essas calculadoras de consumo. Procure informações deste tipo em sites técnicos confiáveis, como o Anandtech.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Fessor disse:

@LNPott até que ponto eu posso confiar nessas calculadoras?

Digamos que ela sempre joga pra cima, para manter a curva de eficiência, sendo assim você usando o modo expert terá sempre uma boa margem.

 

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Foi modesto, algo como 1.3 V no processador e 1.17 na GPU. Também só estressei até ter estabilizado as temperaturas, uns 15 minutos, era experimento pra ajustar as curvas de ativação dos fans do gabinete e CPU. No cotidiano uso a GPU com undervolt e processador em stock pra jogar ou com over leve pra renderizar. Mencionei mais pra dar dimensão como 500 W de uma fonte decente dão e sobram pra um R5 2600 + RX 580.

Acho que está em um nível seguro sim, afinal não são produtos High End, e com isso não puxa tanto assim.

 

9 minutos atrás, braconius disse:

A Super Flow é a melhor de todas. Depois a Corsair CX550, depois a Nidus. EVGA eu não compraria

Eu diria que marca e modelo seria a definição mais correta de melhor de todas, dentro do seguimento citado, podemos sem dúvidas citar ela como uma das melhores e mais seguras, contudo gostaria de ver mais um pouco dela, por dentro e tudo mais.

 

4 minutos atrás, Fessor disse:

@braconius por gentileza, me passe um link dessa superflow, não estou achando!

Eu acho que acabou nas principais lojas.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia meus amigos, estou de volta e infelizmente com péssimas notícias. Compre uma CX550 e um Air cooler GAMMAXX 400, mas o problema do desligamento continuou, será que minha placa-mãe foi pro saco? PC desliga vídeo e os periféricos. Me disseram que era o mosfet com defeito, queria que alguém com conhecimento técnico me ajudasse. 

IMG-20200304-WA0078.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...