Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideias para TCC com Arduino


Jean da Silva

Posts recomendados

Olá pessoal, estou finalizando o curso Técnico de informatica e estou precisando de ideias para o TCC, uma das exigências é que deve ser obrigatório o uso da Ethernet Shield.

Já olhei diversos videos e até o momento só me veio uma trena com sensor.

Agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se só viu uma ideia é porque está procurando uma receita pronta para Copiar - Colar.

Pode até conseguir nota boa e ganhar o canudo. Grande mer-da. Na primeira entrevista cai tal qual um saco cheio de ar por estar vazio.

O segredo está em enxergar o desafio:

- Ethernet é uma forma de comunicação entre muitas opções existentes.

- Um Arduino remoto com comunicação (Ethernet no seu caso) te dá opção de ativar equipamentos distantes, colher dados distantes, etc em relação a localização do usuário.

Dessa forma, conhecendo  de forma isolada:

- o que é Ethernet e como utilizá-la

- como se ativa (liga) um equipamento

- como se trata os dados enviados por um sensor

O que passa a ter é um conjunto modular de conhecimentos. Conhecendo bem os módulos, basta encaixar um no outro tal qual um jogo de Lego.

Procure sempre o conhecimento por módulos, te dá mais opções do que receitas prontas. Os desafios raramente se repetem e se preocupar com  receitas prontas vai te limitar e te desvalorizar como profissional.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Jean da Silva Tchê tu estás se formando em informática num nível técnico! Pediram pra usar o EthernetShield. Se você pensar um pouco você pode embarcar um mini servidor Web e realizar por exemplo um reset em um PC remoto. Se usarem uma placa Arduino Leonardo por exemplo, você pode emular um teclado HID nativo que receba comandos via socket e executar scripts dentro do PC remoto. você pode ter o controle total do PC emulando isso em server e desfrutar de protocolos como o MQTT por exemplo. Existe uma infinidade de coisas a se fazer.. Mas você precisa colocar seu cérebro pra pensar! Aqui lhe daremos sugestões de sabores.. Mas jamais a receita do bolo completa!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...