Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voltagem +12


D4rkMaN

Posts recomendados

Aee pessoal !!

Peguei um Athlon XP 2600+ com a Asus A7V600-X hoje, instalei o asus Probe que está acusando esse +12V toda hora em 13,248... isso é grave ? o que é isso ? Tem como resolver ?

E queria saber o que é esse +12, é quanto a minha máquina puxa d energia ?

Percebi que os picos só ocorrem quando abro jogos, teria algo a ver com placa d vídeo ? é uma Geforfe FX 5200.

aí a foto

%7Boption%7Dhttp://iuriluiz.falai.net/fotos/imagem.JPG' border='0' alt='' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, cara. Eu usava o asus probe e dava uns picos totalmente loucos em todas as voltagens. Era problema do programa mesmo, então parei de usar...

Mas no teu caso como e so nos jogos ( que e o que força mais ), e parece ser um pico "normal", verifique se o problema não e com a sua fonte. Sei la, atualmente e a primeira a ser falada quando pinta esse tipo de problema!!! Se sua fonte for generica, junte uma graninha pra pegar uma fonte boa!!!

Um abraço de um eterno fã de Cabo Frio!!! É a melhor cidade do Rio!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso o asusprob e nunca tive problemas, foi o programa mais fiel que eu usei de monitoramento...seria bom você ter certeza se não e do programa mesmo porque em qualquer caso sobretensao é um problema serio

Um pico e claro que acontece , assim como na rede, mas se isso acontecer constantemente e claro que pode acarretar em prejuizos pra você...

O +12v e a tensão de alimentacao de varios componetes do computador, por isso não pode estar muito acima do especificado entendeu...o toleravel e uma media de 5% pra mais e pra menos, ou seja, 11,4v a 12, 6v, como você ve ta bem acima da faixa...

Seria ideal você usar um voltimetro pra ver se realmente a tensão é essa que você esta falando...como você diz que toda hora acontece, você deixaria o voltimetro ligado no +12 e quando a placa acusasse a sobretensao você dava uma olhada pra ver se no voltimetro tb estaria marcando a mesma tensão do programa

As asus possuem o C.O.P. (Cpu Overheat Protection)que desliga a maquina quando atinge niveis perigosos de tensão...isso que e estranho...por isso pra você realmente ficar mais tranquilo aconselhei o uso do voltimetro que e muito mais preciso que programas de monitoramento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo indica que é sua fonte q não tá dando conta... se for uma genérica provavelmente o problema é ela mesmo... qual a configuração completa do seu PC??? HDs, CD-ROM, overclock, fans, etc....

O 12v sobre uma alteração pra + quando a placa mãe(q normalmente é o q mais exige da fonte pois alimenta todas as placas conectadas + CPU) utiliza a linha de alimentação 5v. Quado ocorre uma sobrecarga na linha 5v é normal o 12v sofrer esta distorsão.... de uma verificada nas outras tensõe e post aqui tb... em relação ao asus probe na minha placa a medição não corresponde as medições da bios, aconselho você a fazer um teste com o MBM5 para comprovar q a tensão está errada mesmo.... o mais confiável sempre é o multimetro.... mas não é comum se ter um multimetro bom e de preferência digital já q em multimetros analógicos você pode não conseguir ter uma leitura exata...

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NAZGULL@18 out 2004, 11:27

As asus possuem o C.O.P. (Cpu Overheat Protection)que desliga a maquina quando atinge niveis perigosos de tensão...isso que e estranho...

O C.O.P. somente desliga o PC em caso de superaquecimento do processador.

http://www.asus.com.tw/inside/cop.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tinha uma fonte maxxtro de 400wats, e at que ela era boa, porém as vezes ela dava uns picos, e as vezes chegava a 13volts, o asus probe dava alarme(e olha que no defaut do a probe e tolerancia de 10%) e eu conferia com o MBM e no setup e era a mesma coisa, dai eu quando deu a grana comprei a fonte da ass. e ai configurei o porbe p/ 5%, eu nunca mais tive problemas, e é rarissimo ver uma variação de mais que 0,5Volt e não passa de 1 volt p/ + ou p/ - ( e olha que eu coloquei mais 2 fans p/ melhorar a circulação de ar no case alem das duas que ja tinha e e coloquei 2 fans no dissipador do processador). por isso eu acho que deve ser a sua fonte que não esta dando conte, a minha era, e olha que ela não era das piores :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tendo este mesmo problema. Comprei um Athlon XP 2600+ com a Asus A7V600-X e a todo momento a tensão de 12v fica acima de 13v e o pior de tudo é que já queimou 3 fontes em 2 semanas. Todas na parte do transformador.

O pior é que nem o fusível é afetado, então realmente estes picos na saída de 12v estão queimando a fonte.

Já troquei o estabilizador por outro melhor, tentando resolver o problema da estabilidade de rede, mas nada.

Será que o problema é realmente a fonte? 3 marcas diferentes já queimaram. Será que essa placa-mãe não está com algum problema de sobrecarga na rede de 12v?

O complicado é comprar outra fonte e continuar não sabendo o que pode estar queimando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seria interessante testar essa fonte com cargas de resistores em todas as linhas positivas. Isto simularia um PC e serviria para notar se variações são oriundas da fonte ou da carga(placa)!

Fontes de baixa qualidade podem apresentar esse tipo de problema. O regulador trabalha corrigindo variações de tensão e com componentes de baixa qualidade, fica difícil estabilizar.

Faça um teste simples. Desligue a fonte da placa mãe, ligue-a jumpeando os pinos 14 e 15(fio verde e preto), ligue cargas de 12V nela e meça com um multímetro!

A minha fonte não apresentou nenhuma variação quando em vazio, mas bastava instalar um cooler, que ela já variava um pouquito que fosse. Uma fonte de qualidade não deixaria variar com uma carga ínfima!

Lembre-se também, que variações em torno de 5% não trazem muitos problemas para o PC. O que causa problemas são variações acima desses 5%, como a que ocorre com seu PC.

Mesmo operando em 12.95V, o meu sistema chega a picos de 13.1V. São 0.15V de variação/oscilação, que correspondem à 1.158%.

Corrigindo: São 9.4% de variação acima de 12V :ahh::ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas máquinas realmente exigem mais das fontes.... entre elas as com mb asus para athlon XP e Duron(não sei sobre as de Athlon 64) pois utilizam a linha de 5v da fonte para alimentação da placa mãe... fontes genéricas normalmente são contruidas para suportar p4 tendo uma linha 12v mais forte e deixando muito a desejar na 5v, por isso tantos problemas com fonte genéricas em atlhon... No meu caso com o overclock da assinatura vcore em 1.75 já queimei 5 fontes genéricas.... depois de trocar para a seventeam 400w nunca mais tive problemas com fonte, sendo que na época da queima das fontes eu tinha uma Geforce4 MX440 e não Radeon 9600xt.... tudo bem q gastei uma boa grana na fonte.. se você não quiser fazer over não precisa tanto, mas esqueça fontes de R$50,00....

Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos !

Pela caixa do cabinete, a fonte é da Maxxtro de 450w .

Pelo MBM 5, a tensão chega a 12,52 no máximo ... fora isso todas as outras temperaturas e voltagens conferem com o Asus probe e o SpeedFan, fantástico !! Primeira vez que eu vejo isso acontecer, sempre o asus probe é diferente !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tenho o mesmo problema com minha A7N8X-X na medição do +12v. Pelo Asus Probe/Bios/MBM5 ela fica entre 12,48 ~ 12,554 chegando no maximo em 12,602. Minha fonte é uma Super Flower/Atlas - SF-400PS 400w (que é igual as TTGI, porém versão de baixo custo com apenas 1 cooler) que custou R$235,00, muito boa. Mas dai quanto rodo jogos a tensão do +12v sobe pra esses valores que citei acima enquanto as linhas +5/+3,3 ficam cravadas em +4,999 e +3,36 respectivamente.

Fiquei meio grilado com isso pois não quero correr o risco de perder alguma coisa do meu hardware (como ja aconteceu ano passado quando minha generica de 300w queimou minha a7v8x, pelo menos só ela). Mas quando fui testar com um multiteste analogico que tenho a anos (mais velho que eu, meu pai usava no curso de eletrônica dele quando tinha mais ou menos minha idade, 21) e é 100% confiavel, a linha de +12v estava em +12v certinho, bem abaixo da marcação de +12,5v (sendo analogico não tenho valores exatos, porém os analogicos são mais confiaveis), e o ponteiro movia menos de um milimetro entre idle/full, e as mesmas coisas pras linhas de +3,3 e +5.

Então realmente eu não confiaria na medição da Bios/Probe pra essas coisas, a não ser que os valores entre multimetro/bios sejam identicos. Outra coisa também é que minha fonte tem 40 ampéres pra linha de +5, o que pelo que andei vendo é um pouco mais que o normal pra linha de +5 em comparação a outras fontes onde a linha +12 é a principal.

Falando nisso, alguem tem uma relação de placas mãe que usem a linha de +12v pro processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!