Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolher melhor Build Terabyte, qual melhor build?


Posts recomendados

Galera,

 

Estou pensando em gastar entre 3.500 e 4.000 num PC para jogos e trabalho com arquivos e relatórios com volume muito alto de dados.

Estou em duvida a respeito do processador, se um Ryzen 5 2600 é suficiente ou o melhor custo/benefício a longo prazo é de ir de 3600 e também em relação a placas de video, Uma GTX 1660 Super me atenderia bem no Ultra / Full HD +60FPS ou a RTX 2060 garantiria por mais tempo o Ultra / Full HD +60FPS.

 

Pesquisei os preços nas lojas online, kabum, pichau, terabyte da vida dos itens avulsos, mas nas minhas contas comprar montado na Terabyte ta valendo mais a pena;

 

Considerando o que eu preciso e a linha T-Gamer da Terabyte, qual me atenderia melhor?!

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12658/PC-Gamer-T-Commander-LVL-3-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Geforce-Rtx-Memoria

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12662/Pc-Gamer-T-General-LVL-1-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Nvidia-Gtx-Memoria

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12660/PC-Gamer-T-Commander-LVL-5-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Nvidia-Gtx-Memoria

 

Considerando as opções acima, achei até um valor menor mas com as builds intel 9400f e 9600kf com placas similares, valeria a pena pensar em intel?

 

De qualquer forma já agradeço a ajuda de vocês, a opinião de vocês vai ser bem importante na hora de fazer a escolha.

 

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flavio Vicente

 

 

Como a Terabyte não está oferecendo a opção do Ryzen 5 1600 AF, que é a mesma coisa que o Ryzen 5 2600, porém custa menos, eu acabei fazendo esse orçamento na Kabum. Como mencionei no outro tópico, o gabinete foi meu maior problema, pois sempre priorizo gabinetes com boa ventilação e esse definitivamente não é um deles, mas é o único que tinha de baixo custo em estoque. Lembrando que a Kabum não é como a Terabyte, onde você pode escolher os componentes que quiser. Pessoalmente eu preferiria montar na Terabyte por esta mesmíssima razão, mas sem o 1600 AF fica difícil indicar outra CPU de similar custo/benefício. Se você tiver uma grana a mais para gastar e quiser uma CPU top, o Ryzen 5 3600 é o de melhor custo/benefício hoje sem comparação com qualquer outro disponível no mercado.

 

Se optar por esperar a terabyteshop repor o estoque, recomendo estes gabinetes:
 

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Cougar MX330-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Versa J24

 

Para os modelos que não tiverem pelo menos 3 ventoinhas de fábrica, recomendo a aquisição de pelo menos esse número. Se tiver dinheiro para mais, compre todos que ele suportar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja pensou em comprar algo da china? claro se sua ideia for economizar se nao descarte meu comentario. eu montei o meu com algumas peças de lá o processador mesmo paguei 549 caixa original lacrada e conferida pela AMD tem cerca de 2 meses ja a memoria também pedi de lá paguei 270 em 2x8 2666

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pela dica @WOZ Dods e @DIONILTO

 

Comprar pela China acaba sendo mais complicado agora, e o lance de esperar e a possibilidade ser taxado acabam me limitando um pouco, em relação as dicas de gabinete do WOZ era realmente uma preocupação mesmo, ainda mais quando a gente compra on line sem poder ver direito o espaço e a circulação de ar, e como não quero nada de Led colorido rodando vou escolher o mais simples mesmo o Aerocool Aero 500G RGB BK, obrigado pela dica WOZ

 

Estava  pensando em um R53600 + GTX 1660 Super, mas vi q na Terabyte tem uma build com I5 9400F mais RTX 2060 da Gigabyte, com uma diferença de 400 reais mais barato que o com R53600.

A performance em multitarefas é melhor no R53600, em relação a jogos depende do jogo em si, alguns ganham mais FPS no Intel outros no Ryzen, não penso em fazer um upgrade tão cedo assim de mobo + soc, seria uma grande desvantagem ir de i5-9400F assim? A décima geração da intel certeza q vai usar um soc novo, mas em relação a performance falam de 20 a 30% maior, acho que não justificaria um upgrade ainda em 2020.

Citar Responder

Reportar Editar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flavio Vicente Pois é... O Core i5 9400F tem desempenho multi thread bem abaixo do R5 3600. São realidades muito distintas. Enquanto o 3600 fica com folga de processamento em basicamente todos os jogos hoje, o 9400F roda constantemente no talo e isso conhecidamente causa stuttering. Se você pretende fazer streaming então o 9400F fica ainda pior. Fora o fato de que comprando o 3600 você terá muitas possibilidades de upgrade mesmo em um futuro mais distante a baixo custo. Sinceramente eu não iria de 9400F em nenhuma hipótese hoje (e a comunidade gamer no exterior tem seguido essa mesma mentalidade). Sobre a compra, a Terabyte te dá a opção de escolher os componentes um a um e colocar no carrinho, fechar a compra e solicitar a montagem sem custo adicional. Como nessa e em todas as outras lojas o aplicativo de montagem tem uma seleção de componentes limitada, eu recomendo que faça bom uso dessa opção que a equipe deles oferece, pois nem a Kabum nem a Pichau oferecem montagem fora do aplicativo. Se você morasse em BH eu te ofereceria meus serviços nesse sentido :P

A 2060 seria a opção ideal hoje, pois conta com ganho de desempenho e a tecnologia Ray Tracing nativa, mas o custo das RTX está um tanto proibitivo aqui no Brasil. A 1660 Super é uma excelente opção custo/benefício hoje (para quem prefere Nvidia pelo menos). Eu iria com ela sem pensar demais, mas sempre priorizando as marcas MSI, Gigabyte, Asus e Galax (nessa ordem). A Gigabyte OC (tem vários submodelos) com cooler windforce por sinal é ótima.

 

Sobre o gabinete, considero o Aero 500G um excelente gabinete, mas lembre que você terá de acrescentar coolers nele. Recomendo que acrescente todos que ele suporta, rodando a baixa rotação ou de modelo silencioso (que geralmente tem baixa rotação). Além disso recomendo que adquira um cooler para a CPU, pois para gaming o cooler stock geralmente é insuficiente. O MA410P e o Hyper 212 são boas opções, mas se quiser algo mais robusto tem o MA620P que é um monstrinho e custa pouco para sua categoria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Flavio Vicente Pois é... O Core i5 9400F tem desempenho multi thread bem abaixo do R5 3600. São realidades muito distintas. Enquanto o 3600 fica com folga de processamento em basicamente todos os jogos hoje, o 9400F roda constantemente no talo e isso conhecidamente causa stuttering. Se você pretende fazer streaming então o 9400F fica ainda pior. Fora o fato de que comprando o 3600 você terá muitas possibilidades de upgrade mesmo em um futuro mais distante a baixo custo. Sinceramente eu não iria de 9400F em nenhuma hipótese hoje (e a comunidade gamer no exterior tem seguido essa mesma mentalidade). Sobre a compra, a Terabyte te dá a opção de escolher os componentes um a um e colocar no carrinho, fechar a compra e solicitar a montagem sem custo adicional. Como nessa e em todas as outras lojas o aplicativo de montagem tem uma seleção de componentes limitada, eu recomendo que faça bom uso dessa opção que a equipe deles oferece, pois nem a Kabum nem a Pichau oferecem montagem fora do aplicativo. Se você morasse em BH eu te ofereceria meus serviços nesse sentido :P

A 2060 seria a opção ideal hoje, pois conta com ganho de desempenho e a tecnologia Ray Tracing nativa, mas o custo das RTX está um tanto proibitivo aqui no Brasil. A 1660 Super é uma excelente opção custo/benefício hoje (para quem prefere Nvidia pelo menos). Eu iria com ela sem pensar demais, mas sempre priorizando as marcas MSI, Gigabyte, Asus e Galax (nessa ordem). A Gigabyte OC (tem vários submodelos) com cooler windforce por sinal é ótima.

 

Sobre o gabinete, considero o Aero 500G um excelente gabinete, mas lembre que você terá de acrescentar coolers nele. Recomendo que acrescente todos que ele suporta, rodando a baixa rotação ou de modelo silencioso (que geralmente tem baixa rotação). Além disso recomendo que adquira um cooler para a CPU, pois para gaming o cooler stock geralmente é insuficiente. O MA410P e o Hyper 212 são boas opções, mas se quiser algo mais robusto tem o MA620P que é um monstrinho e custa pouco para sua categoria.

 

Obrigado @WOZ Dods, se eu estivesse ai por perto certeza que iria contratar os seus serviços, eu queria economizar um pouco indo de intel mas não ia ser uma economia inteligente a longo prazo mesmo.

 

Obrigado pelas dicas de cooler soc e dos coolers de gabinete, vou simular umas builds la na terabyte mas assim que fechar negócio e chegar o bixão volto aqui pra agradecer as dicas e mostrar o garoto.

 

Abraço a todos e ótimo fim de semana, quase sexta pô....rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Flavio Vicente disse:

Opa, valeu pela dica @WOZ Dods e @DIONILTO

 

Comprar pela China acaba sendo mais complicado agora, e o lance de esperar e a possibilidade ser taxado acabam me limitando um pouco, em relação as dicas de gabinete do WOZ era realmente uma preocupação mesmo, ainda mais quando a gente compra on line sem poder ver direito o espaço e a circulação de ar, e como não quero nada de Led colorido rodando vou escolher o mais simples mesmo o Aerocool Aero 500G RGB BK, obrigado pela dica WOZ

 

Estava  pensando em um R53600 + GTX 1660 Super, mas vi q na Terabyte tem uma build com I5 9400F mais RTX 2060 da Gigabyte, com uma diferença de 400 reais mais barato que o com R53600.

A performance em multitarefas é melhor no R53600, em relação a jogos depende do jogo em si, alguns ganham mais FPS no Intel outros no Ryzen, não penso em fazer um upgrade tão cedo assim de mobo + soc, seria uma grande desvantagem ir de i5-9400F assim? A décima geração da intel certeza q vai usar um soc novo, mas em relação a performance falam de 20 a 30% maior, acho que não justificaria um upgrade ainda em 2020.

Citar Responder

Reportar Editar

em relação a china eu comprei com bastante atenção e calculei os impostos e mesmo taxando na epoca que comprei ainda dava uma diferença de mais de 100 reais por peça e como nao taxou nada kakakaka sai ganhando economizei uns 1000 conto de boa com isso comprei ssd la também aqueles m2 nvme de 512GB 3400/3000 mbs 260 reais so to muito satisfeito. mas valeu ai foi so a ideia mesmo em vista que processadores amd estão muito caro aqui no brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, DIONILTO disse:

em relação a china eu comprei com bastante atenção e calculei os impostos e mesmo taxando na epoca que comprei ainda dava uma diferença de mais de 100 reais por peça e como nao taxou nada kakakaka sai ganhando economizei uns 1000 conto de boa com isso comprei ssd la também aqueles m2 nvme de 512GB 3400/3000 mbs 260 reais so to muito satisfeito. mas valeu ai foi so a ideia mesmo em vista que processadores amd estão muito caro aqui no brasil

 

Acho que o principal fator q acaba afastando de montar um PC da China é desconhecimento mesmo e a garantia dos produtos, claro que no seu caso você deve ter pesquisado bastante, e comprando de um vendedor confiável é o mesmo produto comercializado aqui, sem problemas.

 

Mas em relação a mobo e placa de video, não manjo muito de marcas chinesas, tenho consciencia de que quase tudo é produzido ou montado por lá, mas em relação a um custo/benefício excelente não sei qual marca "chinesa" (não conhecida no BR, mas grande na ásia) é confiável.

 

Quando você montou, que marcas escolheu? de placa de video sempre ouço falar bem da Powercolour mas ela já é algo bem grande lá né e ate por aqui ja esta a venda em algumas lojas, mas a respeito de placa-mãe?

 

Memorias e SSD/HD, da pra comprar sem medo da China mesmo.

 

Obrigado pela dica, se puder compartilhar sobre as marcas, ja ajuda bastante a ter mais confiança. sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Flavio Vicente disse:

Obrigado pelas dicas de cooler soc e dos coolers de gabinete, vou simular umas builds la na terabyte mas assim que fechar negócio e chegar o bixão volto aqui pra agradecer as dicas e mostrar o garoto.

Lembre de usar o próprio carrinho de compras para simular, pois o aplicativo de todas as lojas não dispõe todos os componentes comercializados por elas, apenas os que eles cadastram para tanto (e eu juro que eles só colocam o que é do interesse deles vender rápido, pois nada mais justificaria uma seleção tão pequena).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Flavio Vicente disse:

 

Acho que o principal fator q acaba afastando de montar um PC da China é desconhecimento mesmo e a garantia dos produtos, claro que no seu caso você deve ter pesquisado bastante, e comprando de um vendedor confiável é o mesmo produto comercializado aqui, sem problemas.

 

Mas em relação a mobo e placa de video, não manjo muito de marcas chinesas, tenho consciencia de que quase tudo é produzido ou montado por lá, mas em relação a um custo/benefício excelente não sei qual marca "chinesa" (não conhecida no BR, mas grande na ásia) é confiável.

 

Quando você montou, que marcas escolheu? de placa de video sempre ouço falar bem da Powercolour mas ela já é algo bem grande lá né e ate por aqui ja esta a venda em algumas lojas, mas a respeito de placa-mãe?

 

Memorias e SSD/HD, da pra comprar sem medo da China mesmo.

 

Obrigado pela dica, se puder compartilhar sobre as marcas, ja ajuda bastante a ter mais confiança. sim!

nao comprei tudo na china. apenas processador as memorias e SSD memorias ssd da asgard as so comprei isso e 5 ventoinhas pro gabinete que saiu 45 reais as 5 apenas isso que comprei o restante foi tudo no brasil mesmo. placas mae tem gente que reclama delas que vem de la nao quis correr o risco em vista de que ta o mesmo preço aqui uma placa-mãe se taxar fica ainda mais caro que aqui e o mesmo com a placa de video nessas 2 peças eu esperei promoçoes no brasil peguei a rx 580 por 809 da xfx e placa-mãe da gigabity por 338 o que comprensou pra min foi apenas as memorias e processador e o ssd. isso tudo deu 1000 reais. meu ryzen 2600x tava 1079 na kabum. e comprei 3 peças pelo preço do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Flavio Vicente disse:

Acho que o principal fator q acaba afastando de montar um PC da China é desconhecimento mesmo e a garantia dos produtos, claro que no seu caso você deve ter pesquisado bastante, e comprando de um vendedor confiável é o mesmo produto comercializado aqui, sem problemas.

Garantia: Inexistente. Se estragar, compre outro. 

Outro problema é das marcas, pois o melhor que se pode encontrar na china, geralmente, é HyperX/Kingston, que é tipo a mais fraca das marcas de qualidade. Isso se você não achar apenas marcas genéricas que não tem nenhum referencial de mercado em relação a durabilidade, qualidade ou desempenho...

6 minutos atrás, Flavio Vicente disse:

Mas em relação a mobo e placa de video, não manjo muito de marcas chinesas, tenho consciencia de que quase tudo é produzido ou montado por lá, mas em relação a um custo/benefício excelente não sei qual marca "chinesa" (não conhecida no BR, mas grande na ásia) é confiável.

Tudo hoje é comprado e montado na China ou em países asiáticos de maneira geral. A diferença entre um produto de marca chinesa desconhecida e outro de marca de renome internacional é o controle de qualidade, o projeto de fabricação, e o compromisso pós venda. 

 

Pessoalmente eu compraria uma CPU na China, pois CPUs raramente queimam, raramente apresentam defeito com o uso, mas qualquer outra coisa mais delicada (RAM, Fonte, GPU, MB, SSD, HDD, etc.), já não acho tão seguro. Acaba sendo uma loteria. Sempre ouvimos casos de quem fez e deu certo, mas os que não deram, quão "errado" deu para eles? Não vejo ninguém falando das raivas que passou... Compro muito no aliexpress, mas não arrisco concentrando valores tão altos em uma única compra por já ter tomado prejuízo antes. 10 prejuízos pequenos dá para ignorar, mas um prejuízo grande pode ser sentido por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

periféricos e HD SSD da pra comprar de boas mesmo, processador é bem interessante mesmo, mas como preciso desse PC pra ontem acho q vou de terabyte mesmo, falando nisso vi que tem essas duas opções de mobo lá:

 

placa-mãe Asus Prime A320M-K, AMD AM4 - 321,03

 

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H, AMD AM4 - 347,13

 

placa-mãe Colorful Battle-AX B450M-G Deluxe V14 AMD AM4 mATX DDR4 - 434,13

 

placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR Chipset B450 AMD AM4 mATX - 460,23.

 

A A320M é de entrada e bem básica e a longo prazo pode não compensar no custo/benefício, entre ela e a A320M da Gigabyte acho a Gigabyte mais confiavel e pós venda melhor, a Colourful eu realmente não conheço mas ja é uma B450 né, a Asus B450M parece ser a melhor escolha mas ouço falar tão mal do pós venda deles, não sei se essa q é fabricada aqui é mais de boa quanto a isso.

 

Ir de A320M da Gigabyte implica em performance baixa em relação a B450 da Asus? Considerando tudo em stock claro sem OC e desconsiderando as portas a menos e outros "detalhes".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Flavio Vicente disse:

periféricos e HD SSD da pra comprar de boas mesmo, processador é bem interessante mesmo, mas como preciso desse PC pra ontem acho q vou de terabyte mesmo, falando nisso vi que tem essas duas opções de mobo lá:

 

placa-mãe Asus Prime A320M-K, AMD AM4 - 321,03

 

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H, AMD AM4 - 347,13

 

placa-mãe Colorful Battle-AX B450M-G Deluxe V14 AMD AM4 mATX DDR4 - 434,13

 

placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR Chipset B450 AMD AM4 mATX - 460,23.

 

A A320M é de entrada e bem básica e a longo prazo pode não compensar no custo/benefício, entre ela e a A320M da Gigabyte acho a Gigabyte mais confiavel e pós venda melhor, a Colourful eu realmente não conheço mas ja é uma B450 né, a Asus B450M parece ser a melhor escolha mas ouço falar tão mal do pós venda deles, não sei se essa q é fabricada aqui é mais de boa quanto a isso.

 

Ir de A320M da Gigabyte implica em performance baixa em relação a B450 da Asus? Considerando tudo em stock claro sem OC e desconsiderando as portas a menos e outros "detalhes".

EU comprei essa placa-mãe aqui. nao achei ela na terabity. GIGABYTE GA-AB350M-DS3H V2 ela guenta um overclock basico tanto de memoria ate 3200mhz e de CPU ja que e uma de entrada e tem 4 slot de memoria, mesmo sendo de entrada e bem melhor que os a320m, comprei na kabum por 338 direto tem promoção dela la. por min e o melhor custo beneficio que ta tendo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flavio Vicente placa-mãe Gigabyte B450M DS3H, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 532,44

 

Essa placa-mãe tem suporte a todos os processadores lançados até hoje da linha Ryzen, suporta EOCP (OC automático de memórias para rodar na frequência acima de 2666 MHz), tem 4 slots de memória, dissipador no VRM, M.2 com suporte a NVMe e é de uma marca de alta qualidade e durabilidade. Abaixo dela recomendaria apenas a GIGABYTE GA-AB350M-DS3H V2 mencionada pelo @DIONILTO

 

Não recomendo placas mãe com chipset A320 para computadores gamer em nenhuma situação. A Asus Prime B450M Gaming/BR é ruim por vários motivos, mas o principal deles é a falta de dissipadores no VRM, que é essencial para a maior durabilidade da placa-mãe em cenários de uso intenso (jogos). As melhores marcas de placa-mãe hoje, em durabilidade e qualidade, são MSI, Gigabyte e Asus, mas cada modelo deve ser observado individualmente. 

adicionado 5 minutos depois
4 horas atrás, Flavio Vicente disse:

não sei se essa q é fabricada aqui é mais de boa quanto a isso.

Nenhuma placa-mãe (na verdade nenhum componente) é fabricado aqui no Brasil. A diferença de modelo (com designação BR) é apenas um diferencial de distribuição e controle da fabricante. Hoje a maioria não separa mais os modelos dessa maneira.

 

4 horas atrás, Flavio Vicente disse:

Gigabyte mais confiavel e pós venda melhor, a Colourful eu realmente não conheço mas ja é uma B450 né, a Asus B450M parece ser a melhor escolha mas ouço falar tão mal do pós venda deles

Trabalho com montagens e manutenção de computadores já faz mais de década. Te falo que nunca tive problema com nenhuma marca de renome internacional no pós venda, pois o pós venda hoje é gerenciado pelas lojas e eu sempre dou prioridade para comprar em lojas de boa reputação. Se você tiver que acionar manutenção autorizada, aí a coisa fica difícil, pois todas essas marcas tem o mesmo problema: falta de autorizadas em território nacional. Se muito você poderia enviar para uma autorizada em outro estado (geralmente SP), mas isso nunca chega efetivamente a ocorrer com compras bem feitas e computadores bem montados. Poderia sim ocorrer com notebooks, e te falo que notebooks da Asus são dos melhores, mas a manutenção é caríssima. 

Enfim, fique tranquilo comprando das marcas que citei, em especial nas lojas Terabyteshop, Kabum e Pichau.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2020 às 15:50, Flavio Vicente disse:

Galera,

 

Estou pensando em gastar entre 3.500 e 4.000 num PC para jogos e trabalho com arquivos e relatórios com volume muito alto de dados.

Estou em duvida a respeito do processador, se um Ryzen 5 2600 é suficiente ou o melhor custo/benefício a longo prazo é de ir de 3600 e também em relação a placas de video, Uma GTX 1660 Super me atenderia bem no Ultra / Full HD +60FPS ou a RTX 2060 garantiria por mais tempo o Ultra / Full HD +60FPS.

 

Pesquisei os preços nas lojas online, kabum, pichau, terabyte da vida dos itens avulsos, mas nas minhas contas comprar montado na Terabyte ta valendo mais a pena;

 

Considerando as opções acima, achei até um valor menor mas com as builds intel 9400f e 9600kf com placas similares, valeria a pena pensar em intel?

 

De qualquer forma já agradeço a ajuda de vocês, a opinião de vocês vai ser bem importante na hora de fazer a escolha.

 

Valeu

 

Gabinete recomendo Aero Cool 500 ou Gadit X ou Kazan ou

Gabinete Wheel Jack

 

Todas as peças podem ser compradas nas lojas kabum, terabyte, pichau e dentre outras lojas, se não estiver disponível podem ser substituídas por peças similares.

 

Verifique os preços na kabum, pichau, terabyte e outros sites para saber onde fica mais barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!