Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux bloqueando portas que estão abertas no roteador


Rafa Wille

Posts recomendados

Então, eu tenho um servidor CSGO rodando no meu servidor local executando o Ubuntu Server. Para isso, tive que abrir a porta 27015 tcp / udp no meu roteador.

 

Quando testo minhas portas em https://testedeportas.com/ diz que está fechado.

 

O que é estranho é que, quando tento executar qualquer processo que ouça 27015 e verifico novamente, a porta fica aberta, mas somente enquanto o processo está aberto. Logo que eu fecho, a porta se fecha.

 

Algumas coisas que eu tentei:

  • Permitir a porta no ufw
  • Desativar ufw
  • Permitir a porta no iptables
  • Verifiquei se estava tudo certo no firewall do meu roteador
  • Instale o Debian (mas também não funcionou então voltei para o Ubuntu)

 

Então, como sei e garanto para vocês que abri corretamente a porta do meu roteador?

Porque eu instalei o ssh e a porta 22 está aberta. Esta porta foi aberta da mesma maneira que 27015.
E antes de instalar o Linux, este servidor estava executando o Windows e a porta 27015 estava aberta e funcionando.

 

Conclusões que eu fiz até agora:

  • O roteador está OK, nada a ver com ele
  • O Ubuntu e o Debian têm o mesmo bloqueio de portas que não sei resolver
  • A porta abre somente quando um processo está ouvindo essa porta (o CSGO, por algum motivo, não abre a porta durante a execução)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

22 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Esse CSGO não tem algum log de erros? Vai ver o bug está nele.

Quando o "bind" da porta da erro, ele nem abre o servidor, e fala q a porta está em uso etc dentro do terminal.

O que estou com uma pulga atrás da orelha é que: No Windows, seja qual for a aplicação ou a porta, quando você abre uma porta no roteador, e abre ela no firewall, independente de ter algum processo rodando, ele consta como aberta. Já no Linux nao, voce abre o roteador e no linux, mas se nenhum processo estiver rodando naquela porta, ele consta como fechado????

A pergunta é: ele realmente está fechado, ou não teve resposta e por isso consta como fechado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo,

 

Citação

A porta abre somente quando um processo está ouvindo essa porta (o CSGO, por algum motivo, não abre a porta durante a execução)

 

Não é que a porta abre quando um processo esta escutando. É que se ele não estiver rodando, o pacote vai até a máquina que está aberta a porta e não vai voltar com resposta nenhuma. Porque não tem processo nenhum pra retornar com uma resposta.

 

Como você vê quais portas estão abertas?

Digite o comando:

#netstat -tln

Vai aparecer todas as portas abertas no seu linux.

Caso ainda assim a porta que você deseja não esteja lá, é porque o processo que você quer não está executa do naquela porta, aí já tem que ver as configurações da APLICAÇÃO, não tem mais haver com o seu linux.

 

Quer testar pra ver se é o seu linux? 

Abra um terminal e digite:

#nc -llvp 27015

 

Digite em outro terminal novamente o comando:

#netstat -tln

 

Verá a sua porta aberta.

Configure o encaminhamento de portas no seu modem ou roteador, vá até o site que desejar testar a porta.

 

Resumindo, se tudo correr corretamente, verifique sua aplicação

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!