Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aviso: CPU temperature warning.


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!
É o seguinte: Há uma semana, eu decidi fazer uma manutenção preventiva no interior do meu gabinete, pois havia um grande acúmulo de poeira. Para isso, eu removi o cooler do processador. O cooler é aquele modelo da Intel, que tem parafusos plásticos nos 4 cantos, com uma setinha sobre cada um. Para removê-lo, eu vi um vídeo no youtube. Tirá-lo foi mais fácil do que colocá-lo de volta. Ao devolvê-lo, eu ouvi alguns "cliques estranhos, kkk", mas achei que era normal, pois eu não conseguia mais removê-lo, ou seja, aparentemente, tudo ok. Ontem à noite, eu estava usando o pc normalmente. Precisei transferir uma quantidade enorme de arquivos para o meu hd slave. Após a transferência, o pc desligou sozinho. Posteriormente, apareceu uma tela com a mensagem: CPU temperature warning. Em seguida, o pc iniciou sozinho e com o hd slave (um sata) como principal (foi possível, pois ele é compatível). Fui informado de que se tratava de uma conta temporária. Eu sabia que isso era possível, mas eu não configurei na Bios para que isso ocorresse. Iniciei o pc e fui notificado novamente sobre a temperatura. A temperatura da cpu é de +92C. Configurei na Bios o meu hd como master novamente, porém quando chegou na tela da janelinha do windows, as bolinhas coloridas não se uniram, e o pc inicou novamente. Recebi a msg da temperatura e essa daqui: Error: system fan fail warning. Sei que está relacionado ao cooler. Por isso, resolvi tirá-lo novamente. Percebi que ele estava meio solto e percebi que havia uma pasta embaixo dele e sobre o processador. Eu achei que era sujeira, kkk. Limpei a pasta. Depois que limpei, eu pensei: e se a pasta era para ajudar a resfriar o processador? Pesquisando, descobri que eu não deveria ter limpado. Coloquei pasta de dente sobre ela, conforme eu li na internet. A temperatura não baixou, mas o cooler gira, assim como antes, além do fato de estar fixo. O pc ligava somente com o slave como principal. Mexendo na Bios, eu alterei o hd master (onde está o sistema operacional e que também é um sata) para o modo IDE. Agora, ele liga, mas se eu não ocultar as mensagens, elas continuam aparecendo. Eu posso usá-lo assim mesmo ou devo trocar o cooler? Posso simplesmente colocar a pasta térmica e continuar usando o cooler, mesmo com 2 cantos quebrados? por que no modo IDE ele funciona, mas no outro modo ( o modo AHCI) ele reinicia na janelinha do windows? Tenho receio de perder o processador. Ele é um Core i5. 
A rotação do cooler fica em torno de 3000. 

Obrigado, desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Guilherme423 disse:

Eu posso usá-lo assim mesmo ou devo trocar o cooler? Posso simplesmente colocar a pasta térmica e continuar usando o cooler, mesmo com 2 cantos quebrados?

recomendo a substituição... se os cantos quebrados são opostos (em diagonal) pode ser que funcione, mas providencie a substituição o quanto antes.

Não utilize sem pasta térmica pois os danos podem ser permanentes.

 

quanto ao modo do boot eu não entendo bulhufas e não vou poder lhe ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pior coisa possivel q você fez foi colocar pasta de dente no processador, tente comprar uma pasta termina em sites de informatica https://www.kabum.com.br/produto/95786/pasta-termica-pcyes-ocx-by-gelid-1g-ocx01gld?gclid=Cj0KCQiAnL7yBRD3ARIsAJp_oLaKcezSjhF6AbdItJaI6ylb66MrZp7jRENJPp-WfScdM55-zspBl4YaAlPREALw_wcB

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Yamoshin disse:

A pior coisa possivel q você fez foi colocar pasta de dente no processador, tente comprar uma pasta termina em sites de informatica https://www.kabum.com.br/produto/95786/pasta-termica-pcyes-ocx-by-gelid-1g-ocx01gld?gclid=Cj0KCQiAnL7yBRD3ARIsAJp_oLaKcezSjhF6AbdItJaI6ylb66MrZp7jRENJPp-WfScdM55-zspBl4YaAlPREALw_wcB

 

 

4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

recomendo a substituição... se os cantos quebrados são opostos (em diagonal) pode ser que funcione, mas providencie a substituição o quanto antes.

Não utilize sem pasta térmica pois os danos podem ser permanentes.

 

quanto ao modo do boot eu não entendo bulhufas e não vou poder lhe ajudar.

Os cantos são paralelos, mas o cooler parece fixo, por causa dos outros parafusos. 

adicionado 4 minutos depois
6 minutos atrás, Yamoshin disse:

A pior coisa possivel q você fez foi colocar pasta de dente no processador, tente comprar uma pasta termina em sites de informatica https://www.kabum.com.br/produto/95786/pasta-termica-pcyes-ocx-by-gelid-1g-ocx01gld?gclid=Cj0KCQiAnL7yBRD3ARIsAJp_oLaKcezSjhF6AbdItJaI6ylb66MrZp7jRENJPp-WfScdM55-zspBl4YaAlPREALw_wcB

 

Eu vou tirar a pasta de dente hj e comprar a pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Yamoshin disse:

Não ligue seu pc de jeito algum, compre uma pasta térmica, pois a pasta de dente e condutora de energia pode causar ate um curto

E troque o conjunto do dissipador!!

Os parafusos íntegros sendo paralelos não garantirão a fixação correta do dissipador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o cooler e coloquei a pasta térmica. Eu havia colocado o cooler novo em uma entrada na qual a tensão era maior. Percebi que ele fazia muito barulho. Nessa entrada, a rotação era de 5100 rpm, e a temperatura da cpu era de 68°C, na Bios. Devido ao barulho, coloquei o cooler em uma outra entrada, de tensão menor. A temperatura está em 76°C, e a rotação caiu para 3750 rpm. Posso deixar nessa segunda entrada? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Guilherme423 disse:

Troquei o cooler e coloquei a pasta térmica. Eu havia colocado o cooler novo em uma entrada na qual a tensão era maior. Percebi que ele fazia muito barulho. Nessa entrada, a rotação era de 5100 rpm, e a temperatura da cpu era de 68°C, na Bios. Devido ao barulho, coloquei o cooler em uma outra entrada, de tensão menor. O barulho está em 76°C, e a rotação caiu para 3750 rpm. Posso deixar nessa segunda entrada? 

coloque na que diz CPU_FAN

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Guilherme423 disse:

Tirei por causa do barulho. 

deixe nela, e configure a velocidade na bios.

a outra porta não terá uma eficiencia boa na refrigeração do seu cpu.

 

as temperaturas mencionadas anteriormente (68 e 76) são em idle (ocioso)? ou em tarefas pesadas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

deixe nela, e configure a velocidade na bios.

a outra porta não terá uma eficiencia boa na refrigeração do seu cpu.

 

as temperaturas mencionadas anteriormente (68 e 76) são em idle (ocioso)? ou em tarefas pesadas?

Creio que ocioso, pois foram as temperaturas que constaram na Bios. Minutos antes, o pc estava desligado. Achei ambas altas, embora eu nunca tenha me atentado à temperatura do processador até esse problema surgir. Estranhamente, quando chego até o desktop e reinicio o pc, a fim de ir até a Bios, noto que a temperatura começa a subir a partir de 50°C. É como se a temperatura aumentasse pelo simples fato de eu estar na Bios. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta meio quente para um sistema ocioso... revise a refrigeração do cpu.

adicionado 1 minuto depois

se tiver como mandar fotos da sua montagem ajudará bastante

verifique se o dissipador fica bem "sentado" sobre o processador e certifique-se de usar a quantidade correta de pasta termica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eder Neumann disse:

ta meio quente para um sistema ocioso... revise a refrigeração do cpu.

Valeu pela dica. Vou fazer isso. Usei a pasta térmica conforme indicado em alguns sites que visitei, fixei bem o cooler. Alguma coisa está estranha, mesmo usando a entrada CPU fan. O processador é um Core I5 3° geração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann 

voltei a colocar o cooler na entrada cpu fan. O mesmo encontra-se bem fixo na placa e com a quantidade exata de pasta térmica. Percebi que o barullho excessivo, devido à rotação do cooler, ocorria apenas na Bios, pois, ao chegar na tela de boas-vindas, o barulho diminuía. Após chegar ao desktop e retornar ao Bios, a temperatura sobe a partir de 50ºC. É como se o fato de eu estar na Bios exigisse mais do processador. Notei que, apesar de eu estar apenas na Bios, a temperatura se estabilizava por volta de 78ºC. Acho estranho, pois eu li que o processador i5 tende a ficar em uma temperatura abaixo de 50ºC no modo ocioso. Espero que o pc não comece a desligar espontaneamente quando eu precisar exigir mais dele. Essas são as fotos que julguei como sendo importantes.

23.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...