Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal!
É o seguinte: Há uma semana, eu decidi fazer uma manutenção preventiva no interior do meu gabinete, pois havia um grande acúmulo de poeira. Para isso, eu removi o cooler do processador. O cooler é aquele modelo da Intel, que tem parafusos plásticos nos 4 cantos, com uma setinha sobre cada um. Para removê-lo, eu vi um vídeo no youtube. Tirá-lo foi mais fácil do que colocá-lo de volta. Ao devolvê-lo, eu ouvi alguns "cliques estranhos, kkk", mas achei que era normal, pois eu não conseguia mais removê-lo, ou seja, aparentemente, tudo ok. Ontem à noite, eu estava usando o pc normalmente. Precisei transferir uma quantidade enorme de arquivos para o meu hd slave. Após a transferência, o pc desligou sozinho. Posteriormente, apareceu uma tela com a mensagem: CPU temperature warning. Em seguida, o pc iniciou sozinho e com o hd slave (um sata) como principal (foi possível, pois ele é compatível). Fui informado de que se tratava de uma conta temporária. Eu sabia que isso era possível, mas eu não configurei na Bios para que isso ocorresse. Iniciei o pc e fui notificado novamente sobre a temperatura. A temperatura da cpu é de +92C. Configurei na Bios o meu hd como master novamente, porém quando chegou na tela da janelinha do windows, as bolinhas coloridas não se uniram, e o pc inicou novamente. Recebi a msg da temperatura e essa daqui: Error: system fan fail warning. Sei que está relacionado ao cooler. Por isso, resolvi tirá-lo novamente. Percebi que ele estava meio solto e percebi que havia uma pasta embaixo dele e sobre o processador. Eu achei que era sujeira, kkk. Limpei a pasta. Depois que limpei, eu pensei: e se a pasta era para ajudar a resfriar o processador? Pesquisando, descobri que eu não deveria ter limpado. Coloquei pasta de dente sobre ela, conforme eu li na internet. A temperatura não baixou, mas o cooler gira, assim como antes, além do fato de estar fixo. O pc ligava somente com o slave como principal. Mexendo na Bios, eu alterei o hd master (onde está o sistema operacional e que também é um sata) para o modo IDE. Agora, ele liga, mas se eu não ocultar as mensagens, elas continuam aparecendo. Eu posso usá-lo assim mesmo ou devo trocar o cooler? Posso simplesmente colocar a pasta térmica e continuar usando o cooler, mesmo com 2 cantos quebrados? por que no modo IDE ele funciona, mas no outro modo ( o modo AHCI) ele reinicia na janelinha do windows? Tenho receio de perder o processador. Ele é um Core i5. 
A rotação do cooler fica em torno de 3000. 

Obrigado, desde já!

Postado
19 minutos atrás, Guilherme423 disse:

Eu posso usá-lo assim mesmo ou devo trocar o cooler? Posso simplesmente colocar a pasta térmica e continuar usando o cooler, mesmo com 2 cantos quebrados?

recomendo a substituição... se os cantos quebrados são opostos (em diagonal) pode ser que funcione, mas providencie a substituição o quanto antes.

Não utilize sem pasta térmica pois os danos podem ser permanentes.

quanto ao modo do boot eu não entendo bulhufas e não vou poder lhe ajudar.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Yamoshin disse:

A pior coisa possivel q você fez foi colocar pasta de dente no processador, tente comprar uma pasta termina em sites de informatica https://www.kabum.com.br/produto/95786/pasta-termica-pcyes-ocx-by-gelid-1g-ocx01gld?gclid=Cj0KCQiAnL7yBRD3ARIsAJp_oLaKcezSjhF6AbdItJaI6ylb66MrZp7jRENJPp-WfScdM55-zspBl4YaAlPREALw_wcB

4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

recomendo a substituição... se os cantos quebrados são opostos (em diagonal) pode ser que funcione, mas providencie a substituição o quanto antes.

Não utilize sem pasta térmica pois os danos podem ser permanentes.

quanto ao modo do boot eu não entendo bulhufas e não vou poder lhe ajudar.

Os cantos são paralelos, mas o cooler parece fixo, por causa dos outros parafusos. 

adicionado 4 minutos depois
6 minutos atrás, Yamoshin disse:

A pior coisa possivel q você fez foi colocar pasta de dente no processador, tente comprar uma pasta termina em sites de informatica https://www.kabum.com.br/produto/95786/pasta-termica-pcyes-ocx-by-gelid-1g-ocx01gld?gclid=Cj0KCQiAnL7yBRD3ARIsAJp_oLaKcezSjhF6AbdItJaI6ylb66MrZp7jRENJPp-WfScdM55-zspBl4YaAlPREALw_wcB

Eu vou tirar a pasta de dente hj e comprar a pasta térmica.

Postado
2 minutos atrás, Yamoshin disse:

Não ligue seu pc de jeito algum, compre uma pasta térmica, pois a pasta de dente e condutora de energia pode causar ate um curto

Valeu!

Postado
55 minutos atrás, Yamoshin disse:

Não ligue seu pc de jeito algum, compre uma pasta térmica, pois a pasta de dente e condutora de energia pode causar ate um curto

E troque o conjunto do dissipador!!

Os parafusos íntegros sendo paralelos não garantirão a fixação correta do dissipador.

• Curtir 1
Postado

Troquei o cooler e coloquei a pasta térmica. Eu havia colocado o cooler novo em uma entrada na qual a tensão era maior. Percebi que ele fazia muito barulho. Nessa entrada, a rotação era de 5100 rpm, e a temperatura da cpu era de 68°C, na Bios. Devido ao barulho, coloquei o cooler em uma outra entrada, de tensão menor. A temperatura está em 76°C, e a rotação caiu para 3750 rpm. Posso deixar nessa segunda entrada? 

Postado
9 minutos atrás, Guilherme423 disse:

Troquei o cooler e coloquei a pasta térmica. Eu havia colocado o cooler novo em uma entrada na qual a tensão era maior. Percebi que ele fazia muito barulho. Nessa entrada, a rotação era de 5100 rpm, e a temperatura da cpu era de 68°C, na Bios. Devido ao barulho, coloquei o cooler em uma outra entrada, de tensão menor. O barulho está em 76°C, e a rotação caiu para 3750 rpm. Posso deixar nessa segunda entrada? 

coloque na que diz CPU_FAN

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Guilherme423 disse:

Tirei por causa do barulho. 

deixe nela, e configure a velocidade na bios.

a outra porta não terá uma eficiencia boa na refrigeração do seu cpu.

as temperaturas mencionadas anteriormente (68 e 76) são em idle (ocioso)? ou em tarefas pesadas?

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Eder Neumann disse:

deixe nela, e configure a velocidade na bios.

a outra porta não terá uma eficiencia boa na refrigeração do seu cpu.

as temperaturas mencionadas anteriormente (68 e 76) são em idle (ocioso)? ou em tarefas pesadas?

Creio que ocioso, pois foram as temperaturas que constaram na Bios. Minutos antes, o pc estava desligado. Achei ambas altas, embora eu nunca tenha me atentado à temperatura do processador até esse problema surgir. Estranhamente, quando chego até o desktop e reinicio o pc, a fim de ir até a Bios, noto que a temperatura começa a subir a partir de 50°C. É como se a temperatura aumentasse pelo simples fato de eu estar na Bios. 

Postado

ta meio quente para um sistema ocioso... revise a refrigeração do cpu.

adicionado 1 minuto depois

se tiver como mandar fotos da sua montagem ajudará bastante

verifique se o dissipador fica bem "sentado" sobre o processador e certifique-se de usar a quantidade correta de pasta termica

Postado
1 minuto atrás, Eder Neumann disse:

ta meio quente para um sistema ocioso... revise a refrigeração do cpu.

Valeu pela dica. Vou fazer isso. Usei a pasta térmica conforme indicado em alguns sites que visitei, fixei bem o cooler. Alguma coisa está estranha, mesmo usando a entrada CPU fan. O processador é um Core I5 3° geração. 

Postado

@Eder Neumann 

voltei a colocar o cooler na entrada cpu fan. O mesmo encontra-se bem fixo na placa e com a quantidade exata de pasta térmica. Percebi que o barullho excessivo, devido à rotação do cooler, ocorria apenas na Bios, pois, ao chegar na tela de boas-vindas, o barulho diminuía. Após chegar ao desktop e retornar ao Bios, a temperatura sobe a partir de 50ºC. É como se o fato de eu estar na Bios exigisse mais do processador. Notei que, apesar de eu estar apenas na Bios, a temperatura se estabilizava por volta de 78ºC. Acho estranho, pois eu li que o processador i5 tende a ficar em uma temperatura abaixo de 50ºC no modo ocioso. Espero que o pc não comece a desligar espontaneamente quando eu precisar exigir mais dele. Essas são as fotos que julguei como sendo importantes.

23.jpg

Postado
10 horas atrás, Eder Neumann disse:

não é uma pasta termica recomendada para este fim...

nosso amigo @Yamoshin fez uma sugestão interessante nas publicações acima...

Valeu por avisar. Depois, compro outra ou até mesmo a pasta que ele indicou.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!